28 C
Porto Velho
domingo, agosto 31, 2025

Porto Velho liga o sinal de alerta para doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), emitiu um alerta à população sobre o aumento nos casos de arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Semusa, entre os dias 1º e 12 de maio, foram registrados: dengue: 671 casos notificados e 109 prováveis; zika: 427 casos notificados e dois prováveis; chikungunya: 419 casos notificados e 25 prováveis. Óbitos: nenhum registrado até o momento.

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforça que o combate ao mosquito começa dentro de casa. “As formas de prevenir são tão básicas: evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas, manter sempre tampado o reservatório de água, cobrir o lixo, e preencher com areia os pratinhos de vasos de plantas. É essencial também mobilizar vizinhos e a comunidade para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, destacou.

A Semusa orienta ainda que, caso algum morador identifique focos do mosquito ou água parada em residências ou terrenos baldios, a denúncia pode ser feita de forma anônima pelo número (69) 98473-4794.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas