23 C
Porto Velho
quarta-feira, junho 25, 2025

FUG e IBAM discutem ações para mitigar queimadas e aumento de renda na agricultura familiar

Em reunião nesta manhã, a Fundação Ulysses Guimarães – FUG e o Instituto Brasil Amazônia – IBAM discutiram soluções para mitigar os efeitos das queimadas no período entre junho e setembro, meses em que a quantidade de queimadas ganha dimensões alarmantes no estado de Rondônia. O IBAM é uma organização especializada em reparação ambiental, apoio à pequena produção familiar e produção de viveiros.

Na avaliação de Juarez Tavares, diretor de comunicação do Instituto, as queimadas ainda resultam da falta de consciência das pessoas em relação ao tema. “As campanhas devem ser contínuas e não apenas na época da seca. E mais: devem ter as mulheres como foco, pois queimadas não é coisa de homem, mas responsabilidade de todos”, afirmou Tavares.

Outra preocupação do IBAM e da FUG é a necessidade do aumento da renda dos agricultores familiares no estado de Rondônia. “Temos experiências exitosas em andamento que se baseiam na exploração de café e cacau em 1 hectare apenas. Este tamanho é perfeitamente para pequenas áreas, para a agricultura familiar e o suficiente para elevar a renda das famílias”, disse Tavares.

Os representantes das duas instituições acordaram em continuar as conversações para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas