24 C
Porto Velho
quinta-feira, agosto 14, 2025

Coluna Zona Franca

                                 Deus, pátria e farinha

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e barbaOra, ora, ora. Mais um prá coleção “Nunca falha”. E logo quem? Quem? Quem? Nikolas Ferreira (PL-MG), a sementinha que está sendo regada para disputar a presidência da República em 2034. Após dizer que bandido bom é bandido morto, e que traficante tem que ir para a prisão de Bukele (Nayib Bukele, presidente de El Salvador), eis que o primo dele foi preso traficando 300 kg drogas, entre maconha e cocaína. Um escândalo se fosse alguém da esquerda, mas como é mais uma vez com a direita, o silêncio é ensurdecedor. Não há indignação de nenhum defensor da família. De parte do arauto da moralidade, apenas um “o que eu tenho a ver com isso?”.

Bolsonaristas no tráfico

Primo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi preso com 300 quilos de drogas no porta-mala do carro. Glaycon Fernandes foi detido na cidade mineira de Uberlândia. 2-Em maio de 2024, a PM apreendeu 47 kg de haxixe em um complexo empresarial que abriga a JS Pescados, empresa da família do senador Jorge Seif (PL-SC), em Itajaí. Em março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 322 kg de maconha em um caminhão pertencente à família de Jorge Seif. 3-Também senadora, Damares Alves (Republicanos-DF) teve familiares envolvidos em apreensões significativas de drogas. Em maio de 2023, a Polícia Federal apreendeu um avião com 290 kg de maconha no Aeroporto Internacional de Belém. A aeronave, pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular, estava sob a responsabilidade de Josué Bengtson, tio da senadora.4-A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é outra figura política com parentes envolvidos em crimes graves. Em agosto de 2019, sua avó, Maria Aparecida Firmo Ferreira, foi presa por tráfico de drogas. Maria das Graças, mãe de Michelle, tinha dois registros civis — um falso e um verdadeiro. Ela foi investigada pela Delegacia de Falsificações e Defraudações de Brasília e indiciada por suspeita de falsidade ideológica.

Suco de bolsonarismo

Se igualando à deputada estadual Taissa Souza de Rondônia, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou dois projetos de lei que buscam desobrigar a vacinação de crianças e proibir, de forma ampla, a imposição de vacinas em todo o território nacional, inclusive em contextos de pandemia ou calamidade pública. No PL 2641/2025, a deputada propõe que “toda vacinação somente poderá ser realizada mediante consentimento expresso, livre e esclarecido do indivíduo ou de seu representante legal”. Enquanto isso, a taxa de vacinação é baixa, levando o governo a fazer campanha pesada contra a desinformação propagada por políticos dessas estirpes.

INSS

A Polícia Federal vai enviar nos próximos dias ao Supremo Tribunal Federal parte das investigações que apuram o esquema bilionário de desvio dos benefícios de aposentados e inativos do INSS. De acordo com o colunista Lauro Jardim, a PF descobriu indícios de que vários deputados e senadores estão envolvidos no esquema de desvios. (Globo)

Euforia X Realidade

Passado o momento de euforia com o secesso do lançamento do Movimento Caminhada
Esperança, que reúne os 8 partidos de centro e da esquerda de Rondônia, são necessárias
algumas reflexões sobre as possibilidades que o campo progressista possui para alcançar
êxito nas eleições de 2026.

Euforia X Realidade 2

Alguns desafios, apenas no âmbito do Movimento, precisam ser superados e/ou
administrados. O primeiro, a manutenção da UNIDADE. As vaidades na esquerda são
elementos persistentes, presentes e, as vezes, têm primazia sobre tudo e todos.
Sustentadas por discursos hipnotizadores, as vaidades, na esquerda é um instrumento que
inviabiliza projetos que tentam ir além dos egos pessoais.

Euforia X Realidade 3

O segundo desafio é a construção da agenda do Movimento. Ao contrário do que alguns
imaginam, o tempo não joga a favor do projeto. Em um coletivo composto por atores tão
heterogêneos, chegar à convergência não é simples e nem rápida. Com a ostensiva má
vontade da mídia tradicional com a esquerda, a agenda do Movimento deve priorizar ações
que o aproxime das pessoas e dos segmentos beneficiados pelas políticas do governo
federal.

Euforia X Realidade 4

Outro desafio é a pauta a ser defendida pelo coletivo. Tendo como pano de fundo a reeleição de Lula, é natural que a pauta do Movimento sejam as políticas públicas implementadas pelo governo federal, com forte protagonismo do senador Confúcio Moura. No entanto, seránecessário decodificá-las e fazer a distinção de quem são seus autores. A apropriação pelos governos estaduais e municipais de ações federais é uma anomalia quase naturalizada no estado de Rondônia.

Euforia X Realidade 5

Por fim, uma questão quase trivial surge como estratégica para o sucesso do Movimento: o
comando do coletivo. Esta posição terá a missão de administrar os egos e manter a unidade– além de conduzir a agenda definida pelas lideranças dos partidos. Se o sucesso do evento de lançamento do Caminhada Esperança for considerado, parece que o nome de quem comanda já está definido.

Confúcio comedido

Em entrevista em Nova Mamoré, um dia antes do evento em Porto Velho, o senador Confúcio Moura foi cauteloso quando um influencer perguntou se ele seria candidato ao governo de Rondônia. Confúcio disse que vai aguardar até janeiro para bater o martelo. Nesse interim a Caminhada Esperança vai realizar um evento por mês até dezembro. O próximo será em Ariquemes.

Amigo de genocida

Pode ser uma imagem de ‎4 pessoas e ‎texto que diz "‎422 ישראל ימן o @palestinaaovivo Este é Haitham um bebê anos idade. (.းခ teve 35% de seu pequeno corpo queimado, após ataque israelense a um grupo de civis.‎"‎‎O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve em Ji-Paraná, participando da Rondônia Rural Show. Tudo bem se ele não tivesse ido antes participar de encontro com o maior genocida dos tempos modernos, Benjamin Netanyahu. Israel já matou 52 mil pessoas, dentre elas, crianças, mulheres e idosos. Caiado é puro suco do fascismo. Apoia genocidas lá e cá. Quem com porcos anda, farelo come. Pré-candidato à presidência da República, Caiado recebeu apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil), que foi abandonado por Bolsonaro.

Situação catastrófica em Gaza

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e textoA situação em Gaza é a pior desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, há 19 meses, informou a ONU nesta sexta-feira (30), apesar da retomada de entregas limitadas de ajuda humanitária no enclave palestino, onde a fome se alastra. A guerra de Israel contra o Hamas em Gaza completa 605 dias nesta segunda-feira (2). As ofensivas começaram como retaliação ao ataque liderado pelo grupo palestino contra comunidades no sul do território israelense, em 7 de outubro de 2023, que matou cerca de 1.200 e sequestrou 251 pessoas. Até o momento, os ataques já mataram mais de 54 mil palestinos e reduziu grande parte da Faixa de Gaza a escombros.

Ambientalista da shopee

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Ivarco ΑΠιΟΓΙΟ 20 min Final da tarde no parque ibirapuera, após dois excelentes dias de um grande evento promovido pela @viexamericas Comemorando também os 40 anos da @abemaestados. CAMBI A KИ SANINA"Olha ele aí de novo fingindo ser ambientalista. Após dizer que Rondônia não é terra de reservas ambientais, que é terra do agronegócio, o secretário da Sedam, , vive viajando pelo Brasil e pelo mundo pregando o que é contra: defesa da Amazônia. E assim ele está se preparando para a COP 30, em Belém do Pará, no final do ano. Vai palestrar ao lado de Marina Silva, defendendo a Amazônia?

Ambientalista da shopee 2

Em 2022, um vídeo revoltou organizações da sociedade civil, ambientalistas. Marco Antonio Lagos, aproveitou a programação da Rondônia Rural Show para atacar as pautas ambientais na Amazônia, afirmando, em alto e bom som, o interesse político do governador Coronel Marcos Rocha (UB) na abertura de vantagens para ruralistas — mesmo que ao custo da destruição dos ecossistemas. O vídeo foi conduzido por um homem que aparece ao lado de Lagos, incitando o secretário ao discurso, enquanto perguntava sobre o que ele chamou de uma ‘suposta’ criação de uma nova Unidade de Conservação (UC), na região de Guajará-Mirim, município a 329 quilômetros de Porto Velho. “Isso é mentira”, esbravejou, em resposta. “Não tem nenhuma reserva sendo criada ali na região de Guajará. Seria impossível de criar, seria desumano. O governador é ligado ao agro, ao desenvolvimento. Isso é mentira! Eu garanto: não estamos criando nenhuma área de reserva”, continuou Antonio Lagos.  Veja aqui reportagem completa da revista Cenarium:

Vídeo: em feira agro, secretário de Meio Ambiente de RO diz que é ‘desumano’ criar UCs e defende apoio a ruralistas 

 

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas