Fusão PSDB e Podemos
A fusão entre PSDB e Podemos será oficializada em convenção nacional marcada para amanhã, quinta-feira, 5 de junho, na sede do PSDB, em Brasília. O novo partido, que ainda não tem nome definido, não terá candidato à Presidência da República em 2026 — um gesto emblemático que sela o encerramento do projeto nacional tucano iniciado há 30 anos com Fernando Henrique Cardoso.
Fusão PSDB e Podemos 2
O Podemos também caminha para fazer a convenção própria e aprovar a união com o PSDB. Hoje, o PSDB tem três senadores e 13 deputados federais. Já o Podemos tem quatro senadores e 15 deputados federais. Caso a fusão avance, a bancada do novo partido poderá ter sete senadores e 28 deputados federais, se todos os parlamentares que compõem as siglas permaneçam depois da união.
Fusão PSDB e Podemos 3
Em Rondônia, a união desses dois partidos forçará a saída do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Ele é mega adversário do prefeito Léo Moraes (Podemos). A coluna não conseguiu apurar se Hildon Chaves irá pro velório do PSDB. É disso que se trata. O PSDB morreu.
Máximus governador
Tudo indica que o deputado federal Fernando Máximo(União Brasil), será mesmo candidato ao governo de Rondônia, contando com amplo apoio político partidário. Segundo uma fonte, ele teria apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil) e do prefeito Léo Moraes (Podemos). Rapaiz…
Máximus X Confúcio
Esta nova configuração política já começa a ganhar espaço nas discussões de bastidores. Se antes o nome forte era o de Marcos Rogério (PL), o senador Confúcio Moura (MDB) possível candidato da centro esquerda, passa a mirar o novo potencial adversário. Eita por cima de eita. As eleições de 2026 prometem muitas emoções.
Gol de placa
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, foi para as redes sociais comemorar e desabafar. Depois de anos de espera, ele garantiu duas grandes conquistas aos servidores da Educação e Saúde (ACS e ACE) durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (3) na Câmara Municipal de Porto Velho. Foram aprovados por todos os 23 vereadores os Projetos de Lei 1381/25 e 1382/25 que instituem a implementação do Plano de Cargos e Carreira dos servidores da Educação e dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) em Porto Velho.
Gol de placa 2
Autor da matéria, o prefeito Léo Moraes participou da sessão, que contou com a presença de um grande número de servidores, e afirmou que a aprovação dessas pautas é um resultado positivo do diálogo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, que estão atuando, unidos, de maneira incansável pelas melhorias aos servidores e a população porto-velhense.
Covarde, fujona
Menos de um mês após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fujiu do país. Segundo Malu Gaspar, a parlamentar está na Flórida, nos EUA, e pretende viajar nos próximos dias para a Itália, onde tem cidadania. A deputada afirmou que irá pedir licença da Câmara dos Deputados e que, assim como seu colega de partido Eduardo Bolsonaro, pretende se tornar uma crítica do Supremo no exterior. (Globo)
Covarde, fujona 2
Poucas horas depois de a fuga se tornar pública, a Procuradoria-Geral da República pediu ao STF a prisão preventiva da deputada. Caso o Supremo acolha o pedido da PGR, a Câmara dos Deputados precisará aprovar a ordem de prisão, já que Zambelli ainda exerce mandato parlamentar, mesmo após a condenação. Ontem, ao saber da fuga, o advogado de defesa de Zambelli, Daniel Bialski, decidiu abandonar o caso. (UOL)
Covarde, fujona 3
A deputada afirmou que teria recebido informações de que o ministro Alexandre de Moraes decretaria sua prisão em regime fechado, sem permitir sequer a conversão para prisão domiciliar. Ela também disse estar confiante de que não será deportada da Itália. “Tenho cidadania italiana, eles não podem me deportar”, afirmou. No mundo alucinante dos bolsonaristas é assim. Corruptos são os outros. Golpistas são os outros. Ladrões são os outros. Traficantes são os outros. Quando pegos e condenados, fogem. Covardes. (CNN Brasil)
Marina Silva, mulher evangélica
Na terça-feira (27), Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, compareceu como convidada à Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e foi vítima de sexismo. O senador Marcos Rogério (PL-RO), em tom intimidatório, disse:— Me respeite, ministra, se ponha no seu lugar! A ministra é evangélica, vinculada à Assembleia de Deus. O senador Marcos Rogério também é evangélico, membro da Igreja Assembleia de Deus em Ji-Paraná, Rondônia. Essas igrejas se manifestaram? A coluna não viu nada.
Nelson Canedo X fakes news
O advogado Nelson Canedo, de Porto Velho, especialista em legislação eleitoral, alerta sobre o perigo das fakes news na política rondoniense. Canedo publicou um vídeo (abaixo), orientando o eleitor e políticos. As fake news se manifestam de várias formas. Distorções de fatos, boatos e até fraudes intencionais. As notícias falsas podem ter impacto negativo em diversos aspectos, desde investimentos financeiros até processos eleitorais.
Nelson Canedo X fakes news 2
Para além das paixões políticas que permeiam o debate e seus atores principais, o fato é que Brasil já possui uma legislação robusta para combater a disseminação de fake news, inclusive em períodos eleitorais. O Código Eleitoral, por exemplo, prevê no artigo 323 penalidades para quem divulgar fatos inverídicos durante a propaganda eleitoral ou campanha, com detenção de dois meses a um ano ou multa. Além disso, a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) estabelece multas para quem realizar propaganda eleitoral na internet atribuindo indevidamente sua autoria a terceiros, e prevê detenção para a contratação de pessoas com o objetivo de ofender ou denegrir a imagem de candidatos, partidos ou coligações.
Nelson Canedo sobre fake news
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]