O governador do estado de Rondônia coronel Marcos Rocha (União Brasil), enviou vídeo exclusivo para a presidente do grupo Band FM e Clube Cidade FM, Gisele Maiolino Furtado, esclarecendo a atual situação dele e da comitiva que estão em Israel. Segundo o governador, a comitiva está só aguardando a abertura do espaço aéreo para serem autorizados a retornar ao Brasil. Marcos Rocha disse que está sendo bem atendido pelas embaixadas do Brasil e de Israel, além de manter contato com autoridades israelenses.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou neste sábado (14) que monitora a situação das duas delegações de políticos brasileiros que cumpriam viagem oficial a Israel nesta semana – e ficaram “presas” no país com o fechamento do espaço aéreo e o agravamento da crise com o Irã.
Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira em Tel Aviv está em contato com as comitivas, e o ministério está em contato com o governo de Israel “para que ambos os grupos tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições naquele país permitirem.”
A nota cita, também, a possibilidade de os grupos deixarem Israel por terra rumo à Jordânia, de onde poderiam embarcar de volta. O aeroporto internacional de Tel Aviv foi fechado na noite de quinta (12) e não há prazo previsto para a reabertura.