A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), intensificará, entre os dias 14 e 22 de julho, as Inspeções Navais no Rio Madeira.
A Operação “Ordem nos Rios” empregará meios da CFAOC e da CFPV na fiscalização das embarcações que trafegam no Madeira. Os principais pontos de fiscalização estão localizados próximos aos municípios de Borba (AM), Humaitá (AM) e na chegada à Porto Velho (RO).
A operação tem como objetivo reforçar a Segurança da Navegação na região. Os recentes acidentes envolvendo comboios motivaram a Marinha a realizar diversas reuniões com a comunidade fluvial e emitir novos dispositivos regulatórios. A Operação “Ordem nos Rios” é a primeira de muitas que visa a fiscalização de comboios e outras embarcações no rio Madeira.
Segurança da Navegação
A Marinha têm reforçado, por ocasião das Inspeções Navais, os alertas aos navegantes e condutores de embarcações de transportes de cargas e passageiros e aquelas de esporte e recreio para trafegarem com cautela, colocarem vigia extra nas embarcações para observar os troncos e auxiliarem o piloto a fazer uma navegação mais segura.
Durante a vistoria nas embarcações, são observados diversos pontos, dentre eles:
-
posicionamento e devida sinalização dos coletes salva-vidas;
-
existência e validade de materiais de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, etc);
-
se a quantidade dos equipamentos de salvatagem é suficiente para todos a bordo;
-
existência e posicionamento de aparelhos flutuantes;
-
existência de saídas de emergência;
-
documentação regularizada da embarcação;
-
habilitação dos condutores;
-
limites de lotação; e
-
condições de navegabilidade.