As eleições internas do Partido dos Trabalhadores em Rondônia entraram para a história neste domingo, 27 de julho. Mais de 3 mil filiados e filiadas compareceram às urnas em todo o Estado, numa demonstração vibrante de democracia partidária e engajamento da base militante.
Em uma disputa acirrada, Ernesto Ferreira, de Ji-Paraná, foi eleito presidente estadual do PT, com o apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus e do atual presidente estadual Anselmo de Jesus. Sua vitória representa a continuidade de um projeto político consolidado no interior do Estado.
No entanto, o grande destaque deste processo foi a consagração do Israel Trindade, filho de uma ex empregada doméstica e morador da periferia da cidade de Porto Velho, como uma das maiores lideranças no PT de Rondônia.
Atual presidente do PT de Porto Velho, Israel protagonizou uma votação histórica no maior colégio eleitoral do Estado, garantindo seu reconhecimento como o principal nome do Partido na capital rondoniense. Com trabalho de base, organização e mobilização, elegeu seu sucessor, Fred Versalli, com uma vitória expressiva logo no primeiro turno — algo inédito em Porto Velho.
A chapa liderada por Fred como candidato ao PT de Porto Velho, no primeiro turno, com o apoio de Israel, conquistou impressionantes 62% dos votos válidos, superando cinco grupos históricos do Partido.
A força de Israel foi reafirmada no segundo turno para eleição do diretório estadual. Com a base consolidada, o ainda atual presidente do PT em Porto Velho, ampliou ainda mais sua votação na Capital, alcançando quase de 75% dos votos, resultado que demonstra, não apenas a confiança da militância, mas o reconhecimento político de sua liderança.
“Diante desses números, é evidente que o grupo liderado por Israel sai fortalecido e gigante das eleições. Assim Trindade firma-se como a maior liderança da Capital, responsável por uma das vitórias mais expressivas do PT em seus 45 anos de história em Porto Velho”, diz Léo Simão, professora e ex presidente do SINTERO.
Enfrentando nomes tradicionais, o grupo de Israel Trindade, do qual faço parte, mostrou que a renovação partidária é real e necessária, quando conduzida com coragem, trabalho de base e compromisso com a militância, acrescenta Fred Versalli.
O sentimento que paira na militância é que ventos de renovação sopram fortes no PT de Rondônia, pela força de Israel, e com eles Porto Velho se consolida como novo polo de pujança política partidária para que o PT chegue mais fortalecido em 2026, principalmente com vistas à reeleição do terceiro mandato do Presidente Lula.