A epilepsia consiste em uma condição neurológica crônica, que se caracteriza pela recorrência espontânea de crises epilépticas não provocadas, decorrentes de descargas elétricas sincrônicas e excessivas em redes neuronais cerebrais (MANFORD, 2017).
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo, configurando-se como uma das doenças neurológicas mais prevalentes e socialmente incapacitantes.
No estado de Rondônia existem 35 mil pessoas com a doença, sendo que 15 mil estão em Ariquemes, ou 43% do total. No estado, entre os anos de 2020 e 2024, 1.892 pessoas com epilepsia (CID-10 G40) deram entrada nas unidades de saúde, para internação. Este número representa 12,5% de todas as ocorrências da Região Norte. Destes, 18 pacientes vieram a óbito (7,8% dos internados).
O II Simpósio Rondoniense de Epilepsia e Saúde Multidisciplinar, promovido pela Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado de Rondônia – APEERON e pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG tem o objetivo de debater as políticas públicas de enfrentamento à doença no âmbito do SUS e os atuais avanços clínicos e terapêuticos, incluindo o uso de Canabidiol.
No evento, duas palestras. Uma, ministrada pelo Dr. João Hércules, abordará uma visão geral da doença, bem como os seus impactos na vida dos indivíduos e suas famílias. Na outra, de forma virtual, ministrada pelo Dr. Marcelo Martins, a pauta será o uso do Canabidiol como medicamento eficaz no tratamento da epilepsia – e as condições de acesso no Brasil.
A partir do dia 11 de agosto, segunda-feira, o Dr. João Hércules estará em Porto Velho à disposição da Imprensa, para entrevistas.
Serviços
Evento: II Simpósio Rondoniense de Epilepsia e Saúde Suplementar
Palestrantes: Dr. João Hércules e Dr. Marcelo Martins
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: das 14h às 18h
Local: Rua Elias Gorayeb, 3.298 – Liberdade – Porto Velho
Contato/Informações: 69 9 9608 5266 (Edmilson Zebalos)
Entrada Gratuita!