22 C
Porto Velho
segunda-feira, agosto 18, 2025

Coluna Zona Franca

Máximo interceptado

Caiu como uma bomba a informação de que o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-Ro), pré-candidato ao governo de Rondônia, foi cooptado por bigtechs (redes sociais), para apresentar projeto contra crianças e adolescentes. O site Intercept Brasil descobriu que um lobista da Meta (dona do Facebook e Instagram), é o verdadeiro autor de uma emenda apresentada pelo deputado Fernando Máximo, que buscou afrouxar o projeto de lei que visa proteger crianças e adolescentes na internet. O rastro deixado pelo executivo escancara a aliança entre as big techs e a extrema direita no Congresso para diminuir a responsabilização das plataformas.

Máximo interceptado 2

Os metadados dos arquivos disponibilizados no site da Câmara revelam que, das quatro emendas apresentadas por Máximo – todas a favor dos interesses das big techs –, duas foram criadas diretamente por Marconi Borges Machado, executivo que ocupa desde 2017 o cargo de gerente de políticas públicas na Meta.

Máximo interceptado 3

O advogado e ativista de esquerda de Rondônia, Samuel Costa, fez severas críticas ao deputado federal Fernando Máximo. “O deputado Fernando Máximo preferiu se curvar aos interesses dos lobistas da META em vez de proteger nossas crianças! Enquanto o Brasil discute os riscos da adultização precoce e da exploração de crianças nas redes sociais, o parlamentar escolheu legislar em favor das Big Techs, enfraquecendo a proteção prevista no projeto de lei“, disse Samuel Costa. Veja no final da coluna reportagem completa.

Caminhada Esperança invade Ariquemes

O evento de lançamento do Movimento Caminhada Esperança no Vale do Jamari reuniu cerca de 400 pessoas na Câmara Municipal de Ariquemes e teve a presença das suas principais lideranças: o senador Confúcio Moura (MDB), o ex-senador Acir Gurgaz (PDT) e a deputada Cláudia de Jesus (PT). O Movimento tem a coordenação do ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos, Roberto Sobrinho (sem partido). As caravanas vieram dos municípios que compõem a Região do Vale do Jamari (Ariquemes, Machadinho do Oeste, Rio Crespo, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Campo Novo, Alto Alegre e Cacaulândia) mais Jaru, Governador Jorge Teixeira, Urupá e Vale do Anari.

Caminhada Esperança invade Ariquemes 2

O Movimento Caminhada Esperança reúne nove  partidos progressistas do estado de Rondônia, movimento sindicais, movimento sociais e tem como objetivo apresentar propostas de políticas públicas que priorizem a inclusão social, a garantia de direitos, a preservação da Amazônia, o desenvolvimento sustentável e políticas específicas para juventude. Os partidos que compõem o Movimento Caminhada Esperança são: MDB, PT, PDT, PSB, Rede, PcdoB, Cidadania, PSOL e Partido Verde.

Caminhada Esperança invade Ariquemes 3

Ao fazer a fala de encerramento do evento, Confúcio Moura conclamou a todos a fazer parte do Movimento e que a defesa da soberania nacional deve ser a prioridade de todos que querem o melhor para Rondônia e para o Brasil. “Nós nos acuamos, vieram com gritos, armas e ganharam no grito. Mas ficou claro sabem governar. Não sabem conviver com a democracia. Não se ganha com grito. Se ganha com biografia, história, realizações. E isso nós temos. Nós sabemos fazer. O presidente Lula vai se reeleger e vai continuar a fazer dos pobres a sua prioridade. E vamos estar juntos”!

Cidadania

O partido Cidadania, presidido por Raimundo Castro, foi o último a compor o movimento Caminhada Esperança.

Mais tiro no pé

Pode ser uma imagem de ‎1 pessoa e ‎texto que diz "‎75 06:11 ל hilton.marinho.013160 "O assessor do senador bolsonarista Izalci Lucas (PL-DF) foi preso em pleno Setor Hoteleiro Norte, tentando vender entorpecente para um policial disfarçado." METRÓPOLES Assessor de senador tentou vender cOcaína para policial disfarcado‎"‎‎Bolsonaristas comemorando o fato de Trump estar combatendo o narcotráfico na América Latina, não sabem que pode ser mais um tiro no pé. De quem era a cocaína no avião presidencial apreendida no governo Bolsonaro? De quem era a droga apreendida no avião do tio da senadora Damares(PL-DF)? De quem era a droga apreendida no caminhão da transportadora do senador Seif (PL-SC)? De quem era a droga apreendida no helicóptero do ex-senador Perrela (PSD-MG)?

Mais tiro no pé 2

Um assessor parlamentar do gabinete do senador Izalci Lucas (PL) foi preso em flagrante, na quinta-feira (14/8), enquanto tentava vender cocaína para um policial disfarçado de cliente, no Setor Hoteleiro Norte.  O servidor, identificado como Rondinelle Silva de Oliveira (foto em destaque), de 34 anos, já era monitorado por agentes da Seção de Repressão às Drogas, da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II). De Rondônia, um ex- assessor do senador Marcos Rogério (PL) também foi preso por tráfico de cocaína.

O que está por trás?

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, submarino e texto que diz "alamy a alamy a"Será mesmo que Trump quer combater o narcoterrorismo ou invadir o Brasil? Ainda não se sabe ao certo, o que ele pretende fazer com o recente envio de quatro mil fuzileiros navais para reforço das tropas do Comando Sul (SOUTHCOM). Até agora, só é conhecido o poder de fogo desses destacamentos, revelado por Natasha Bertrand, setorista da CNN no Pentágono – demitida após fazer estas revelações. Foi mobilizado o grupo Anfíbio de Prontidão de Iwo Jima da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais (foto), que integra o relacionamento mais amplo de ativos militares para a área de responsabilidade do Comando Sul. O pretexto é combater cartéis de drogas na América Central, América do Sul e Caribe. Só que após os ataques de Trump ao Brasil, tudo é possível.

O que está por trás? 2

O grupo, segundo a jornalista, acabara de concluir um intenso treinamento conjunto para atuar em qualquer ambiente, a qualquer momento. Segundo o capitão Chris Farriker, comodoro do 8º Esquadrão Anfíbio – unidade embarcada no navio de assalto USS Iwo Jima -, “somos a força expedicionária de reação rápida dos EUA.” Já a equipe foi definida por ele como a que dá respostas “às crises preferidas do país, capaz, pronta e letal, que atenderá chamados a qualquer hora e lugar.”

O que está por trás? 3

As missões estão preparadas para planejar e executar inclusive o resgate de cidadãos norte-americanos, bem como para dar assistência de evacuação a populações estrangeiras.
Além disso, há um submarino de ataque com propulsão nuclear, aeronaves de reconhecimento do P8 Poseidon – avião de patrulha marítima desenvolvido pela Boeing -, além de contratorpedeiros e de um cruzador de mísseis guiados, todos agora alocados no SOUTHCOM. Ou seja, está longe de ser ‘pouca porcaria’. O que vai resultar de tudo isso só Deus sabe, enquanto quem der as ordens for a imprevisível caixinha de surpresas, que atende pelo nome de Donald Trump. (sairdainercia.blogspot.com)

  Israel contra Netanyahu

Foto: Yair Palti / Anadolu via AFPCentenas de milhares de israelenses entraram em greve e tomaram as ruas em todo o país neste domingo para protestar contra o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, a condução da guerra em Gaza e exigir um acordo que traga de volta os reféns ainda em poder do Hamas. “Traga todos para casa! Parem a guerra!”, gritava a vasta multidão, que convergiu para a chamada Praça dos Reféns, em Tel Aviv. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, que convocou o protesto, estimou que cerca de 500 mil pessoas aderiram à manifestação em Tel Aviv, número não confirmado pela polícia. Os protestos aconteceram mais de uma semana depois de o gabinete de segurança de Israel ter aprovado planos para ocupar a Cidade de Gaza, 22 meses após o início de uma guerra que criou uma grave crise humanitária no território palestino. (Guardian)

Israel contra Netanyahu 2

O dia de protestos começou às 06h29, hora exata em que o Hamas lançou seu ataque contra Israel em 7 de outubro de 2023. Os organizadores disseram que ao longo do dia, mais de um milhão de pessoas participaram de centenas de ações realizadas em todo o país. Em algumas cidades, manifestantes bloquearam vias, incluindo a rodovia que conecta Jerusalém e Tel Aviv, as duas principais cidades de Israel. A polícia prendeu 38 manifestantes e usou canhões de água para dispersar aglomerações. (CNN)

Israel contra Netanyahu 3

Yossi Verter: “As famílias dos reféns — a grande maioria deles — e as famílias enlutadas do massacre de 7 de Outubro e das suas consequências foram no domingo admitidas no clube não tão exclusivo mas em constante expansão dos ‘apoiadores do Hamas’ e torcedores dos ‘horrores de 7 de Outubro, de novo e de novo’. Desta vez, eles foram assim definidos pelo próprio governante supremo. No discurso orwelliano liderado por Benjamin Netanyahu e seus comparsas, as vítimas do Hamas são seus simpatizantes, as famílias dos reféns procuram enterrá-los para sempre em Gaza, e a maioria dos israelenses que acreditam que a guerra de 682 dias deve ser encerrada em troca da libertação dos 50 reféns fará com que ‘os nossos filhos e filhas tenham de voltar a lutar uma guerra sem fim’. ‘Nossos filhos e filhas’, mas não os dele, Deus me livre”. (Haaretz)

Israel contra Netanyahu 4

Moradores de Gaza devem começar a receber tendas e equipamentos de abrigo para serem retirados de áreas de combate e reassentados em zonas consideradas seguras no Sul do enclave, anunciou o Exército de Israel, sem detalhar quando começará a evacuação em massa de palestinos. (g1)

Rússia X Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu pela primeira vez que negociações de paz com a Rússia podem ter como base a linha de frente atual do conflito — o que significaria abrir mão de parte do território ocupado. A declaração foi feita após encontro com Ursula von der Leyen, chefe da Comissão Europeia, em Bruxelas, de onde ambos seguiram para Washington para uma reunião que acontece nesta segunda-feira nos Estados Unidos. (Folha)

Rússia X Ucrânia 2

Além de von der Leyen, outros cinco líderes europeus acompanharão Zelensky no encontro com o presidente americano Donald Trump: o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; o presidente francês, Emmanuel Macron; o chanceler alemão, Friedrich Merz; o presidente finlandês, Alexander Stubb; e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. O líder ucraniano afirmou que o grupo está “desenvolvendo uma visão comum sobre o que deve ser um acordo de paz”. (UOL)

Rússia X Ucrânia 3

O encontro acontece depois de uma reunião entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, na sexta-feira. O enviado de Donald Trump, Steve Witkoff, afirmou que Putin também aceitou pela primeira vez que EUA e líderes europeus ofereçam à Ucrânia uma garantia de segurança semelhante à da Otan como parte de um possível acordo de paz. Witkoff classificou o posicionamento russo como “revolucionário”. No encontro, Trump defendeu um acordo permanente, em vez de cessar-fogo, em termos próximos aos do Kremlin. Moscou controla áreas em Sumi e Kharkiv, além das regiões já anexadas ilegalmente, e pressiona para consolidar seus avanços em Donetsk, onde ainda há forte resistência ucraniana. Putin quer uma “troca de territórios” com o país vizinho, incluindo que a região do Donbas, no Leste do país, fique com ele. (Globo)

Nobel da Paz ou tarifas

O lobby de Trump para ganhar o Nobel da Paz está intenso. A imprensa norueguesa reportou que, quando Trump ligou para o ministro das Finanças da Noruega, em julho, para discutir tarifas, ele também lhe disse que queria o Prêmio Nobel da Paz. Países como Israel, Paquistão e Camboja nomearam Trump por mediar acordos de paz ou cessar-fogo, e ele disse que merece o prêmio já concedido a quatro antecessores da Casa Branca. (MSNBC)

Bolívia sob a direita

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda não governará a Bolívia. Dois candidatos de direita avançaram para o segundo turno das eleições presidenciais, que será disputado em 19 de outubro. A surpresa foi a ascensão meteórica de Rodrigo Paz, senador de centro-direita e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, que venceu o primeiro turno com 32% dos votos, contrariando pesquisas que apontavam menos de 10% para ele. Em segundo lugar, ficou o ex-mandatário Jorge “Tuto” Quiroga, da direita conservadora, com 26%, enquanto o milionário Samuel Doria Medina, que era o favorito, terminou em terceiro e já manifestou seu apoio a Paz. Essa guinada à direita ocorre em um momento de profunda crise econômica na Bolívia, com inflação próxima de 25%, falta de combustíveis e escassez de dólares, o que aprofundou a rejeição ao Movimento ao Socialismo (MAS), no poder por duas décadas. O pleito foi marcado pela influência do ex-presidente Evo Morales. Impedido judicialmente de concorrer, ele promoveu uma campanha pelo voto nulo e questionou a legitimidade do processo. (Globo)

O mundo ama o SUS

Certamente muitos (bolsonaristas) vão criticar, mas o SUS (Sistema Único de Saúde) é um diamante na saúde brasileira. Não é só o SUS, mas diversos programas sociais brasileiros são únicos no mundo. Por exemplo, uma criança já nasce devendo nos EUA. No Brasil a maternidade é assistida e de graça! Se acidentou? Vai prá um hospital público. Vacinas? De graça! Por que o brasileiro fala tão mal do próprio país? Assistam aos vídeos abaixo e confiram os elogios ao SUS.

MaturiFest

De 21 a 23 de agosto, São Paulo recebe a 8ª edição do MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina. Realizado na UNIP Paraíso, o evento é promovido pela Maturi, referência na capacitação e conexão de profissionais acima de 50 anos. Serão três dias de palestras, painéis e oficinas sobre carreira, marketing digital, inteligência artificial, finanças e ESG. Entre os nomes confirmados estão: Maitê Proença, Ana Paula Padrão, Nany People, Marcelo Faria e Caito Maia. A programação inclui ainda a feira de empregabilidade MaturiConecta, o concurso Acelera Maturi, com prêmio de R$ 10 mil e mentoria, e o lançamento da plataforma MaturiNegócios. Ingressos presenciais e online — gratuitos e pagos — já estão disponíveis no site.

Genéricos

Vem aí uma nova onda de genéricos. Até 2030, irão prescrever 1,5 mil patentes de princípios ativos e processos industriais relativos a medicamentos, permitindo a produção de versões ao menos 35% mais baratas, com potencial aumento de 20% de genéricos comercializados no Brasil. São remédios para 186 doenças, incluindo câncer e diabetes, além de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios e canetas à base de semaglutida. A patente da Novo Nordisk, sob os selos Ozempic e Wegovy, cai em 20 de março de 2026, mas o laboratório aguarda o Superior Tribunal de Justiça decidir sobre seu pedido de extensão da proteção no Brasil. (Globo)

Estado grave

Luis Fernando Verissimo foi internado em estado grave na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com princípio de pneumonia. O escritor e cronista, de 88 anos, convive com problemas cardíacos e sequelas de um AVC sofrido em 2021. Além disso, com o avanço do Mal de Parkinson, a condição física o fez parar de escrever. Quando ainda articulava umas poucas frases, o próprio cronista fez troça da sua notória introversão-quase-mudez: “Um dia ele chegou a dizer: ‘eu não falava porque não queria, agora não falo porque não posso’”. (Zero Hora e Folha)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

 VIDEO Pré-candidato ao governo de Rondônia é duramente criticado por defender bigtechs

 

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas