Agência Nacional de Mineração (ANM) esclarece que, ao contrário do que foi noticiado por veículos locais em 19/09/2025, não foi identificado risco iminente de ruptura na Barragem Jacaré Superior, de titularidade da Cooperativa dos Garimpeiros de Santa Cruz (Coopersanta), localizada em Rondônia. A informação foi confirmada após inspeção técnica realizada pela Agência no início de setembro de 2025.
Durante a vistoria, foram verificados processos erosivos localizados no pé do talude de jusante da estrutura, próximos ao canal periférico escavado que margeia a barragem. A anomalia está sendo acompanhada pelo Engenheiro de Registros responsável, que não apontou comprometimento imediato da segurança.
De acordo com os Relatórios de Inspeção de Segurança Regular mais recentes, elaborados por consultoria externa, os fatores de segurança da barragem estão acima dos valores mínimos estabelecidos pelas normas técnicas vigentes, o que indica estabilidade física dos taludes.
Outro ponto a ser destacado é que a barragem encontra-se desativada e não há moradores na região de jusante. Além disso, a Agência já determinou formalmente a instalação de sistema de videomonitoramento pela cooperativa.
A ANM reforça que mantém acompanhamento contínuo das barragens de mineração em todo o território nacional, garantindo fiscalização técnica adequada e cobrando dos empreendedores a adoção de medidas necessárias para a preservação da segurança das estruturas de contenção de rejeitos.
Fiscalização do MPF e ANM aponta risco de rompimento em barragens de Rondônia