Iniciativa pioneira visa criar guias de autoaprendizagem para novos servidores, garantindo a continuidade e a excelência na execução das atividades do órgão.
Em um passo estratégico rumo à modernização e à gestão do conhecimento, a Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS-RO) recebeu, nesta quinta-feira (25), representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para selar uma parceria de grande importância para a administração do órgão.
O superintendente Sid Orleans se reuniu com o diretor-geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso da Silva, e com o docente Sérgio Franzi, para selar uma parceria que visa à identificação de dificuldades produtivas enfrentadas pela unidade, desenvolvimento de soluções inovadoras e a implementação de alternativas eficazes para otimizar e melhorar ainda mais a eficiência operacional dos seus processos e clima organizacional da Unidade.
Além do estabelecimento dos processos de trabalho em todos os seus serviços, como os de pessoal, articulação interfederativa, transferência de recursos e logística administrativa, a proposta é criar uma robusta ferramenta de autoaprendizagem, que permitirá a servidores ou funcionários recém-chegados executar suas tarefas com autonomia e precisão, garantindo a manutenção da qualidade e a continuidade dos serviços.
Para o superintendente Sid Orleans, a parceria reflete uma visão de futuro para a administração pública. “Uma gestão pública moderna não apenas executa, mas também ensina, aprende e se aprimora constantemente”, afirmou. “Esta colaboração com o IFRO, uma Instituição de excelência, é um passo fundamental para transformar o conhecimento individual dos servidores em um patrimônio da Superintendência. “Estamos construindo uma memória institucional que vai garantir que a qualidade do nosso serviço não se perca com o tempo e que a população ganhe com uma administração mais ágil e padronizada”, explica Orleans.
O trabalho abrangerá todas as áreas da Superintendência, mapeando desde processos complexos da área de logística e aquisições (SELOA), como a elaboração de termos de referência e empenhos, até rotinas cruciais da gestão de pessoas (SEGEP), como folhas de pagamento e processos de aposentadoria, além de atividades finalísticas como a análise de prestação de contas de convênios (DITRE), manuais de elaboração de Planos Municipais de Saúde, RAG, PAS (SEINP) e auditorias (SEAUD).
As equipes internas da Superintendência foram orientadas a apresentar seus fluxos de trabalho para que o IFRO possa desenvolver um plano de ação para o desenvolvimento do Projeto. A iniciativa representa um investimento na eficiência e na sustentabilidade da gestão, assegurando que o conhecimento adquirido ao longo dos anos permaneça a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população de Rondônia.