22.3 C
Porto Velho
sábado, outubro 11, 2025

Coluna Zona Franca Especial de Sábado

Por Roberto Kuppê (*)

Yes, nós Podemos

Ontem, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, reuniu uma pleiade de políticos no evento promovido pelo Podemos. Simplesmente conseguiu levar para o encontro os três principais pré-candidatos ao governo de Rondônia, Marcos Rogério (PL), Sérgio Gonçalves (UPr) e Fernando Máximo (UPr). Léo Moraes disse que não tinha dúvidas de que naquele evento estava o próximo governador de Rondônia.

Yes, nós Podemos 2

Entre os participantes estavam também a deputada federal e presidente do Conselho da
Fundação Juntos Podemos, Renata Abreu, o presidente da fundação, João Lucas, o
deputado federal Rafael Fera, Vanderlei Luxemburgo da Silva, dentre outros.

Mosquini é Bolsonaro

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoasO deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO), inaugurou na semana passada o escritório político dele em Jaru, para a qual o senador Confúcio Moura (MDB-RO) não foi convidado. Quem esteve por lá e até discursou foi o deputado federal Fernando Máximo (UPr) e o senador Marcos Rogério (PL-RO). Mosquini que nunca escondeu que é bolsonarista, deixou a presidência do MDB-RO há três meses, mas continua no partido. Ele deve migrar para o Republicanos.

Transposição dos Servidores

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (AP), elogiou o senador Confúcio Moura (MDB-RO) por sua liderança na Transposição dos Servidores dos ex-territórios federais durante a assinatura do Termo de Acordo nº 4/2025, que garante reajustes salariais aos policiais militares e aos bombeiros dos ex-territórios federais. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (9), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Transposição dos Servidores 2

A partir de agora 1.788 Policiais Militares e Bombeiros do Estado de Rondônia transpostos para os quadros da União passaram a usufruir de todos os benefícios atribuídos aos servidores públicos federais.  Esses profissionais receberão um reajuste total de 24,32%, que será divido em duas parcelas: uma em dezembro de 2025 e outra em janeiro de 2026.

Será o fim de Tezzari?

Ontem o portovelhense acordou com uma bomba, uma operação (Face Oculta) desencadeada pela Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco 2), e o Ministério Público do Estado de Rondônia, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As investigações envolvem o vereador de primeiro mandato Thiago Tezzari (PSDB), cinco assessores parlamentares, entre outros, consistente na prática popularmente conhecida como “rachadinha” e “funcionários fantasmas” como forma de desvio e apropriação de dinheiro público, correspondente a parte da remuneração de pessoas ocupantes de cargos comissionados de assessor parlamentar.

Será o fim de Tezzari? 2

Nome certo para disputar uma das 24 vagas de deputado estadual em 2026, Tezzari viu seu mundo cair da noite para o dia. Em uma coletiva de imprensa ele negou, claro, dizendo se tratar de vingança e perseguição. Até que prove a inocência, ele foi preventivamente afastado do cargo. Será o fim político precoce do grande vereador?

Quem será?

undefinedO presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva vai escolher semana que vem um novo ministro para o STF. Se prevalecer os critérios das últimas escolhas, as apostas são para a indicação do Advogado Geral da União, Jorge Messias, nome mais preparado para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. A atuação firme de Messias durante os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, ao lado do então ministro da Justiça Flávio Dino, hoje no STF, e do diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o consolidou como uma figura-chave na defesa da democracia.

Quem será? 2

Mas, se a tendência não se confirmar, movimentos gostariam de ver uma mulher negra e evangélica no cargo. Nos últimos 100 anos o STF teve apenas três mulheres ministras. Seria um gol de placa de Lula escolher uma representante do sexo feminino.

                                      Pegou muito mal

Pode ser uma imagem de texto que diz "BANCADA DAS BETS Quanto as bets pagam de imposto: Reino Jnido 21 21% ranca 33% tália 20% španha 20% México 30% Quenia 15% Nos entre 20e5 50%"

Ainda repercute, e muito mal, a decisão da Câmara dos Deputados de tirar de pauta a medida provisória que iria irrigar de grandes fortunas cerca de 30 bilhões de reais para serem aplicados em programas sociais. O curioso é que a maioria dos deputados e deputadas que votou contra a população pobre, não abre mão de emendas parlamentares milionárias.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas