Ponte Binacional
Na próxima sexta-feira, 17, Guajara-Mirim estará em festa. Será dado início à construção da ponte binacional entre o Brasil e a Bolívia, ligando Guajara-Mirim à Guayaramerín. O DNIT e a empresa vencedora da licitação irão apresentar às populações de Guajará-Mirim e Nova Mamoré o projeto da Ponte Binacional Brasil–Bolívia. Essa grande conquista contou com o papel decisivo do senador Confúcio Moura, que foi fundamental para viabilizar a realização desta obra.
Ponte Binacional 2
O objetivo é criar um corredor logístico para facilitar a integração física e econômica entre os dois países, incluindo acesso ao Oceano Pacífico para o Brasil e ao Atlântico para a Bolívia. O projeto inicial remonta ao Tratado de Petrópolis de 1903, com obras previstas para um complexo de fronteira e acessos em ambos os lados.
Esquenta da sucessão estadual
O Podemos de Rondônia realizou na última sexta-feira em Porto Velho, um “esquenta” visando as eleições de 2026. Promovido pela Fundação Juntos Podemos, o evento teve como proposta aproximar o partido da sociedade e fomentar o diálogo sobre políticas públicas modernas, éticas e voltadas à participação cidadã.
Esquenta da sucessão estadual 2
O líder do partido, prefeito Léo Moraes, demonstrou que a sucessão estadual vai passar por ele, podendo o Podemos possivelmente indicar o vice. E esse pré-candidato à vice-governador de Rondônia já teria nome: Delegado Flori (Podemos), atual prefeito de Vilhena. Presentes ao evento, o pré-candidato ao governo, deputado federal Fernando Máximo (UPr) e o senador Marcos Rogério (PL-RO), endossaram o nome de Flori. As informações são do site Jornal Rondônia.
Esquenta da sucessão estadual 3
Entre as autoridades presentes estiveram a deputada federal Renata Abreu, presidente do Conselho da Fundação; o presidente nacional da entidade, João Lucas; os deputados federais Fernando Máximo (UB) e Rafael Fera (Podemos); o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos); o vice-governador Sérgio Gonçalves (UB) e o senador Marcos Rogério (PL).
Fátima Cleide
Foi só a ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) lançar o nome dela para a Assembleia Legislativa de Rondônia que a Internet entrou em ebulição. Assessora de importante ministro em Brasília, Fátima é nome certo para compor a bancada do PT na Assembleia. Além dela, o PT vai lançar Giovanna Barros, Ramon Cujui, Sid Orleans e Leo Simão para deputado estadual.
Fátima Cleide 2
Falando nisso, a futura parlamentar estadual terá que firmar um compromisso com a sociedade: revogar os títulos de Cidadãos Honorários ao genocida Benjamin Netanyahu e ao advogado Nelson Wilians, envolvido nos desvios das aposentadorias no INSS.
As frotas de Nelson Wilians
As frotas terrestre, aérea e marítima do advogado Nelson Wilians eram exibidas com destaque em seus perfis do TikTok e do Instagram, e serviam para dar lustro à imagem de profissional rico e bem-sucedido diante de seus 3,2 milhões de seguidores. Desde que se tornou investigado pela suspeita de lavar dinheiro desviado do escândalo de corrupção do INSS, essas mesmas joias motorizadas só lhe dão dor de cabeça. A última delas é o helicóptero modelo Airbus EC130 e prefixo PS-REH, que foi sua durante cinco meses.
As frotas de Nelson Wilians 2
A aeronave, em outros tempos presente em contexto de glamour e ostentação, foi exibida no telão de uma sessão da CPI do INSS, que investiga o roubo bilionário de contas de aposentados e pensionistas, na segunda (6). O senador Marcos Rogério (PL-RO) questionava Fernando Cavalcanti, por muitos anos sócio de Nelson Wilians, e disse: “Esse helicóptero tem uma história.” E começou então a apresentar uma série de slides para contá-la.
As frotas de Nelson Wilians 3
No inquérito sobre a roubalheira dos aposentados e pensionistas, o Supremo Tribunal Federal, em decisão do ministro André Mendonça, atendeu a PF e bloqueou esses 28,1 milhões de reais de Nelson Wilians, 24,1 milhões de reais de Cavalcanti e mais de 539,6 milhões de reais de Maurício Camisotti, suas empresas, seus filhos e sua esposa, Cecília Montalvão Simões.
Lula 2026
Se não fosse o combate à corrupção desencadeada pelo governo Lula, o roubo nas aposentadorias e outros desvios de recursos públicos não seriam levados à público. É por isso que a direita corrupta não quer a reeleição de Lula. “Nos tempos de Bolsonaro era mais fácil roubar e ninguém era punido”.
Barroso elogia governo Lula
O ministro Luís Roberto Barroso deixará o STF semana que vem. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Barroso passou à limpo sua trajetória na mais alta Corte do país, falou de seu voto que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, os abusos da operação Lava Jato e saiu em defesa da democracia. Barroso afirmou que não se arrepende de seu voto por ocasião da Lava Jato, que acabou por levar Lula à prisão, mas admite que os movimentos do ex-juiz Sérgio Moro e sua equipe terminaram por colocar a operação em descrédito. “Efetivamente, muita gente, que eu acho que merecia, foi presa. Mas, olhando a operação hoje, eu identifico que havia uma certa obsessão pelo ex-presidente Lula que se manifestou em erros muito claros. Ela revelou um país feio e desonesto. Mas, em algum momento, se perdeu nos excessos e terminou se politizando”, criticou.
Barroso elogia governo Lula 2
Barroso afirmou que, ao analisar os governos a partir da redemocratização, de Collor até Lula 3, houve avanços inéditos sob o atual mandatário na realidade brasileira. “Nós melhoramos em tudo. E os governos Lula foram, objetivamente, os que tiveram os melhores indicadores. Sou juiz, e juiz não deve ter preferências políticas. Mas este é um fato”, disse.
Barroso elogia governo Lula 3
Barroso vice de Lula?
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político, com informações do Canal Meio
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]