Pré-candidato ao governo destaca legado de Lula no estado e aposta em alianças amplas para fortalecer o campo democrático nas eleições de 2026.
Em um momento de crescente polarização política, o pré-candidato ao governo de Rondônia, Samuel Costa (REDE), tem se posicionado como uma voz em defesa do diálogo e da moderação. Em recente declaração, ele afirmou que “o radicalismo tem que acabar” e que é preciso “saber lidar com o antagonismo para superar divergências e fortalecer convergências.
Costa destacou que o movimento “Caminhada Esperança”, é “plural e eclético”, reunindo atualmente representantes de nove partidos, com possibilidade de ampliar ainda mais essa frente. Segundo ele, o objetivo é construir um projeto político baseado no respeito às diferenças e na cooperação entre diversos setores ideológicos.
O movimento é plural porque Rondônia é plural. Temos que conversar com todos centro, centro-direita e até com setores da direita, para construirmos uma Rondônia mais justa e desenvolvida, afirmou.
Samuel Costa também fez questão de ressaltar o impacto das políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no estado. Ele afirmou que “basta visitar qualquer cidade rondoniense para ver placas de obras de infraestrutura, educação, saúde, pontes e moradias populares” realizadas durante as gestões petistas.
De acordo com o pré-candidato, o novo ciclo de investimentos federais através do Novo PAC, que destina mais de R$ 1,5 bilhão para Rondônia, reforça o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento regional. Costa também citou medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução de tributos sobre itens da cesta básica como ações que terão impacto direto na vida da população.
O pré-candidato acredita que o cenário político de 2026 será favorável ao campo democrático popular. Ele lembrou que Lula obteve mais de 270 mil votos em Rondônia nas eleições de 2022 e projeta um crescimento expressivo desse apoio nas próximas urnas.
Com os resultados concretos do governo federal e a extrema-direita rachada, temos chance real de eleger os dois senadores por Rondônia em 2026”, afirmou Costa.
Encerrando sua fala, Samuel Costa reforçou seu compromisso com a unidade do grupo político e a construção de uma base sólida de apoio ao governo federal.
Sou um soldado dessa caminhada. Nossa missão é eleger o maior número possível de deputados estaduais, federais e as duas vagas de senadores para garantir a Lula melhores condições de governabilidade, concluiu.
Com um discurso conciliador e foco no diálogo, Samuel Costa busca se consolidar como uma alternativa capaz de unir diferentes correntes políticas em torno de um projeto comum para o futuro de Rondônia.


