28 C
Porto Velho
domingo, outubro 26, 2025

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Encontro histórico

Trump se rendeu ao Brasil e, consequentemente, ao Lula. O encontro saiu melhor do que o que se esperava. Foi excelente. O presidente dos Estados Unidos fez elogios e deixou um recado claro aos bolsonaristas: “Tenho muito respeito pelo seu presidente e pelo Brasil, e acho que eles estão indo muito bem”. Na véspera do seu aniversário de 80 anos, Lula mostra, mais uma vez, como age um estadista que defende os interesses do seu país e do seu povo. É o fim de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos e a reeleição de Lula no primeiro turno.

Encontro histórico 2

O encontro de Lula e Trump na Malásia mostra o tamanho do líder brasileiro para o mundo. Lula abriu portas para que os impasses criados pelos bolsonaristas sejam esclarecidos e resolvidos o mais rápido possível. O sorriso do Trump mostrou ao mundo que o caminho sempre é o diálogo.

Encontro histórico 3

 Durante encontro oficial na Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que acredita na possibilidade de firmar “bons acordos” comerciais com o Brasil após uma série de desentendimentos bilaterais. A reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada neste domingo, marcou o primeiro diálogo formal entre os dois líderes desde a imposição de tarifas punitivas norte-americanas a produtos brasileiros. As informações são da agência Bloomberg.

Encontro histórico 4

Trump disse que os dois países “se dão muito bem” e que pretende concluir rapidamente um acordo comercial. “Devemos ser capazes de fazer bons negócios para ambos os países”, declarou. Segundo ele, as negociações serão conduzidas por sua equipe econômica, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.

Bolsonaro é página virada

Bolsonaro só deu prejuízo aos Estados Unidos. Bilhões de dólares! Por conta disso, Trump botou o tema Bolsonaro fora dos assuntos tratados com Lula. Trump reconheceu que não conseguiria interferir no processo judicial de Bolsonaro e que sua tentativa de protege-lo da prisão e garantir que ele pudesse disputar eleições fracassou. Ou seja, Lula venceu o homem mais poderoso do mundo.

Visitas recíprocas

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Lula estabeleceram a necessidade de visitas recíprocas entre os dois países. “O presidente Trump quer ir ao Brasil, e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, disse o chanceler.

Lula pós Trump

Ao que tudo indica, após o encontro hiper mega ultra positivo com Trump (sempre o amei, rs), as pesquisas pró-Lula vão explodir. Simplesmente a popularidade de Lula vai subir tanto que a reeleição dele no primeiro turno é inevitável. A oposição vai ter que mudar de estratégia, pois a tentativa de golpe usando Trump, falhou. Para o bem do Brasil. Em tempo, o mau pressentimento deste articulista não se confirmou. Graças à Deus.

Caminhada Esperança

Aqui pelo estado de Rondônia, a sucessão estadual caminha a passos largos, principalmente pelas ações da oposição ao atual governo Marcos Rocha. O movimento Caminhada Esperança realizou mais um encontro, desta vez em Cacoal, com a presença de mais de mil pessoas. Sob o comando do senador Confúcio Moura (MDB) e do ex-senador Acir Gurgaz (PDT), o evento demonstra que a sucessão estadual terá uma disputa acirrada.

Nova liderança

Durante o encontro, uma nova liderança nasce com força. O jovem advogado e ativista político, Samuel Costa (Rede), surge como uma opção para disputar o governo pelo grupo formado por nove partidos, caso o senador Confúcio Moura realmente opte pela reeleição. Em um momento de crescente polarização política, Samuel Costa tem se posicionado como uma voz em defesa do diálogo e da moderação. Em recente declaração, ele afirmou que “o radicalismo tem que acabar” e que é preciso “saber lidar com o antagonismo para superar divergências e fortalecer convergências.

Nova liderança 2

Em sua fala, Samuel Costa reforçou seu compromisso com a unidade do grupo político e a construção de uma base sólida de apoio ao governo federal. Ressaltou o impacto das políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no estado: “basta visitar qualquer cidade rondoniense para ver placas de obras de infraestrutura, educação, saúde, pontes e moradias populares”, disse.

Nova liderança 3

De acordo com Costa, o novo ciclo de investimentos federais através do Novo PAC, que destina mais de R$ 1,5 bilhão para Rondônia, reforça o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento regional. O líder da Rede também citou medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução de tributos sobre itens da cesta básica como ações que terão impacto direto na vida da população.

Nova liderança 4

Samuel Costa acredita que o cenário político de 2026 será favorável ao campo democrático popular. Ele lembrou que Lula obteve mais de 270 mil votos em Rondônia nas eleições de 2022 e projeta um crescimento expressivo desse apoio nas próximas urnas.

Eleições 2026

Por enquanto, os pré-candidatos ao governo de Rondônia são, pela ordem alfabética: Adailton Fúria (PSD), Confúcio Moura(MDB), Fernando Máximo(União Brasil-UPr), Hildon Chaves Chaves (PSDB), Samuel Costa (Rede) e Sérgio Gonçalves ( União Brasil-UPr). Lista que poderá e será modificada nos próximos meses. Confúcio poderá optar pela reeleição, Hildon Chaves sair à deputado federal e Sérgio Gonçalves desistir.

Harmonização facial da ALE-RO

Tudo indica que a cara da Assembleia Legislativa de Rondônia sofrerá uma harmonização facial em 2026. Demorou. Os nomes dos pré-candidatos à deputado estadual Paulo Moraes Jr (Podemos), Fátima Cleide (PT), Hermínio Coelho (PRTB), Airton Gurgacz (PDT), Ramon Cujui (PT), Sid Orleans (PT) e Everaldo Fogaça (PSD), estão em alta.

Pedro Abib

Ao contrário do que a coluna disse, o vice-reitor da Faculdade Católica, Pedro Abib, não será candidato a nada nas próximas eleições. O foco dele está fixado na instalação do hospital escola Dom Moacyr Grechi, que será entregue aos portovelhenses dentro de 15 meses. De acordo com a coluna semanal do jornalista Ivanilson Tolentino (Rondoniaovivo), as atenções de Abib  estão  voltadas exclusivamente aos projetos da Católica que, ”enquanto vice-reitor e diretor administrativo, dependem de minha atuação dedicada. Especialmente diante dos empreendimentos em saúde desenvolvidos em parceria com a IRB Prime Care, mas notícias foram veiculadas, motivo pelo qual é necessário esclarecer que o nosso foco está na consolidação de ações que fortalecem a educação e a saúde em Rondônia, por meio da Católica de Rondônia”.

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas