Iniciativa da Superintendência do MS atende a uma demanda histórica da categoria e faz parte da Política de Atenção à Saúde do Servidor; Sindicato reconhece empenho da Superintendência.
A Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS-RO) anunciou, nesta quarta-feira (05), o início dos aguardados Exames Médicos Periódicos (EMP) para todos os servidores federais do Ministério da Saúde em Rondônia. A iniciativa, que cumpre uma diretriz da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Governo Federal, é resultado de uma articulação direta da Superintendência, em parceria fundamental com a Geap e o Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef/RO).
O lançamento da ação foi oficializado em reunião no auditório do Sindsef, em Porto Velho, e contou com a presença de representantes de todas as frentes envolvidas: Pedro Paulo, representando a Superintendência do Ministério da Saúde; Elene Mota, Gerente Estadual da Geap; Almir José, Presidente do Sindsef; e Valnei Mopis, da empresa Ocupacional Safety, que realizará os exames.
A condução dos exames atende a uma luta antiga da categoria. Durante a reunião, o presidente do Sindsef, Almir José, fez um reconhecimento público e enfático ao papel do superintendente Sid Orleans na concretização da demanda.
“Quero fazer aqui um reconhecimento muito especial e público ao nosso companheiro, o Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, esta conquista dos Exames Médicos Periódicos, que hoje anunciamos, tem a marca do seu empenho e da sua sensibilidade. O Sindsef/RO há muito tempo levanta esta bandeira, e foi graças ao olhar atento do Superintendente Sid Orleans, que acolheu a nossa reivindicação e buscou o caminho junto ao Ministério da Saúde em Brasília, que hoje podemos transformar essa luta em realidade para os servidores de todo o nosso estado”, concluiu Almir José.
O superintendente Sid Orleans, por sua vez, reforçou que a ação é uma obrigação do Estado e um direito do servidor. “Nossa missão na Superintendência, conforme determina o Governo Lula, é cuidar da saúde de quem cuida da saúde da população. Os exames periódicos são uma ferramenta essencial de prevenção e valorização dos nossos servidores federais. A parceria com a Geap e o diálogo constante com o Sindsef foram cruciais para construirmos, juntos, a logística para atender os servidores nos 52 municípios”, afirmou Orleans.
Como vai funcionar
Conforme explicado por Pedro Paulo, representante do MS na reunião, o processo será simples e digital, dividido em duas etapas:
- Etapa 1 (Manifestação): O servidor deve acessar o aplicativo SouGov, onde manifestará seu interesse em realizar os exames e preencherá a anamnese (questionário de saúde).
- Etapa 2 (Guia de Exames): Após a manifestação, será emitida uma guia com todas as orientações, incluindo os locais onde os exames laboratoriais e de imagem serão realizados.
A empresa Ocupacional Safety, especializada em Medicina Ocupacional, será a responsável pela execução dos exames em todo o estado, garantindo o rigor técnico do serviço.


