Por Roberto Kuppê (*)
Léo na COP30
O prefeito de Porto Velho Léo Moraes (Podemos), esteve na COP30 em Belém do Pará. Após trazer novidades para a capital de Barcelona (Espanha), onde participou da Smart Cities, em Belém o prefeito se reuniu com empresário estrangeiros. “Porto Velho deu um passo histórico: pela primeira vez, a nossa capital recebeu o selo da UNESCO, que habilita a cidade a acessar recursos internacionais destinados a desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida”, festejou Léo Moraes.
Léo na COP30 2
E por que isso importa? Porque muitos países têm dinheiro disponível para investir em cidades da Amazônia — mas eles exigem preparo, projetos e reconhecimento internacional. Agora, Porto Velho tem tudo isso. “A participação na COP 30 é justamente para abrir portas, apresentar nossas oportunidades e garantir investimentos que tragam resultados reais para a população: bioeconomia, arborização, regularização fundiária, mobilidade, empreendedorismo, geração de emprego e renda, entre outros. Não é viagem de vitrine. É trabalho para transformar Porto Velho em uma cidade respeitada e capaz de atrair recursos do mundo inteiro”, disse o prefeito.
Papai Noel no Porto Velho Shopping
O Porto Velho Shopping dá início à temporada natalina neste sábado, 15 de novembro, com uma programação especial para marcar a chegada do Papai Noel. A partir das 17h, o público poderá acompanhar apresentações culturais e atrações para toda a família, incluindo o Ballet Santa Marcelina, a Orquestra Villa-Lobos e brincadeiras com os palhaços Bozó e Lélézinho.
PF prende ex-presidente do INSS
O escândalo dos descontos indevidos em benefícios do INSS ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira com a prisão pela Polícia Federal do ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto e mais nove pessoas em uma nova fase da Operação Sem Descontos. Na ordem de prisão, assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, Stefanutto é classificado como facilitador da ação criminosa no INSS, do qual foi procurador-chefe antes de assumir a presidência, da qual foi afastado em abril deste ano por ordem judicial. Segundo a PF, ao se tornar presidente do INSS, em julho de 2023, Stefanutto passou a receber mensalmente R$ 250 mil em propinas da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das entidades envolvidas no esquema de descontos. Empresas de fachada seriam usadas para o pagamento. (Globo)
PF prende ex-presidente do INSS 2
Para sustentar os pedidos de prisão, a PF apresentou ao ministro planilhas apreendidas na Conafer que detalhavam os valores a serem pagos a funcionários do INSS e políticos. Stefanutto, identificado nos arquivos como o “italiano”, recebia o pagamento mensal por intermédio de empresas de fachada, como uma pizzaria e um escritório de advocacia. De acordo com o relatório da PF, o deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) seria o mais bem-pago da lista, onde era identificado como “Herói E”, tendo recebido R$ 14 milhões para dar “proteção política ao esquema”. Em nota Pettersen negou as acusações. O parlamentar foi alvo de buscas e apreensões nesta quinta-feira. (Estadão)
PF prende ex-presidente do INSS 3
Mensagens interceptadaspela PF indicam que o esquema descontos fraudulentos em benefícios já estava em “pleno funcionamento” durante o governo Bolsonaro (2019-2022) envolvendo o então ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que mudou seu nome para Ahmed Mohamad Oliveira por motivos religiosos. A ação dele, segundo a PF, foi “decisiva para o funcionamento e blindagem da fraude da Conafer”. André Mendonça determinou que o ex-ministro use uma tornozeleira eletrônica. (Folha)
PF prende ex-presidente do INSS 4
Mendonça mandou prender ainda o ex-procurador do INSS Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, o ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS André Paulo Félix Fidelis e pessoas ligadas à Conafer — apenas o presidente da entidade, Carlos Roberto Ferreira Lopes, não havia sido localizado pelos agentes. O ministro também emitiu uma nova ordem de prisão contra Antônio Carlos Antunes Camilo, o “Careca do INSS”, que já estava detido. (g1)
Rodrigo Manga, líder de organização criminosa em Sorocaba
O documento que embasou o afastamento de Rodrigo Manga (Republicanos) do cargo de prefeito de Sorocaba (SP) por 180 dias aponta o político como líder de uma organização criminosa e beneficiário de esquema de corrupção envolvendo contratos públicos. A Polícia Federal afirma que o prefeito chefiava um esquema de corrupção na Prefeitura desde a primeira eleição.
PEC da Segurança
Com a votação do substitutivo ao PL antifacção adiada até, pelo menos, a semana que vem, o presidente Lula reuniu nesta quinta-feira seus ministros e cobrou empenho na aprovação das pautas do governo ligadas à segurança pública. Segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, Lula quer que sua equipe “sensibilize o Congresso” para aprovar, além do PL antifacção, a PEC da Segurança, mas disse que o Planalto deve “se adequar” à pauta estabelecida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Gleisi confirmou a preocupação do governo com pontos do substitutivo do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), como mudanças nos recursos da Polícia Federal e a falta de um tipo penal para as organizações criminosas. (Poder360)
O jantar golpista
Derrite, por sua vez, jantou na noite de quarta-feira, logo depois do adiamento, com os ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Cunha. Ontem, Cunha negou que o encontro tivesse sido planejado, afirmando que jantava com Lira quando Derrite chegou ao restaurante. Durante o jantar, segundo relatos, o deputado disse que seguirá apresentando novos pareceres sobre o projeto — já são quatro em seis dias — até conseguir consenso para votação. (Platô e Globo)
Haddad 2026
Fernando Haddad não garante que continuará à frente do Ministério da Fazenda caso o presidente Lula seja reeleito no ano que vem. Em entrevista exclusiva, ele afirmou já ter entregado tudo o que lhe foi encomendado pelo presidente e que trabalha em um estudo sobre a gratuidade do transporte público, um dos potenciais temas da campanha presidencial de 2026. (Estadão)
Operação Lança do Sul
O secretário de Defesados Estados Unidos, Pete Hegseth, usou sua conta no X para anunciar uma expansão na ação militar de seu país no Caribe contra supostos cartéis de narcotraficantes, agora chamada “Operação Lança do Sul”. O anúncio é mais uma pressão contra o governo da Venezuela, acusado pela Casa Branca de ligação com o tráfico. (Newsweek)
Jeffrey Epstein
Em Washington, Donald Trump tenta conter os danos do vazamento de e-mails do financista e pedófilo Jeffrey Epstein, do qual foi amigo próximo. Nesta quinta-feira, auxiliares do presidente tentaram sem sucesso convencer parlamentares republicanos a retirar seus nomes de um pedido de urgência para que a Câmara vote a liberação de todos os documentos sobre o caso. A expectativa é de que cerca de 100 republicanos acompanhem os democratas na votação, marcada para terça-feira. (MSNBC)- Charge Marcelo Martinez
COP30
Em uma carta enviada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a ONU criticou a organização da Cúpula do Clima, em Belém, pelas falhas de infraestrutura e segurança, exigindo uma resolução pelo governo brasileiro. Os pedidos foram feitos após manifestantes invadirem uma área restrita do evento, na última terça-feira, deixando dois seguranças feridos. No documento, o secretário-executivo Simon Stiell, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), afirma que o episódio expôs “brechas graves” no controle do evento. A carta descreve uma série de vulnerabilidades, como portas sem monitoramento e contingente de segurança menor do que o necessário. A Casa Civil disse ter atendido a todas as solicitações da ONU. (g1)
Aquecimento global
Uma equipe internacional de cientistas concluiu que as emissões de carbono geradas por combustíveis fósseis devem bater um novo recorde este ano. O relatório Global Carbon Budget, publicado nesta quinta-feira, alerta que pode ser impossível limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. As emissões de 2025 serão 1,1% maiores do que o registrado no ano passado, sendo que as de petróleo, gás e carvão devem aumentar neste ano, elevando o total para um recorde de 38,1 bilhões de toneladas de CO2. As energias renováveis também não vão ser capazes de suprir o crescimento da demanda energética. (g1)
Eventos climáticos extremos
O Ministério da Saúde lançou na COP30 um plano de adaptação climática para o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto reúne orientações para prevenção, cuidado e vigilância em situações relacionadas a eventos climáticos extremos. O ministro Alexandre Padilha afirmou que o objetivo é “adaptar o serviço de saúde para a realidade das populações que vivem em regiões muito afetadas pelas mudanças climáticas”. Pela primeira vez, a conferência da ONU terá um dia específico voltado para saúde e clima. (CNN Brasil)
Fachin na COP30
Durante sua participação na COP30, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira que o Judiciário tem cerca de 350 mil processos ambientais relacionados somente à Amazônia. O magistrado ressaltou que o financiamento para combate da crise climática também é “caro” ao Supremo, e que a Corte já declarou inconstitucional o contingenciamento no Fundo Clima. (CNN Brasil)
PIB mais de 400 bilhões
O Brasil pode aumentar seu PIB em mais de 400 bilhões de dólares e gerar 10 milhões de empregos até 2030, se investir em economia verde. É o que apontam os cálculos do Instituto Aya e Systemiq, com apoio do programa UKPact. A transformação econômica geraria empregos, conservação da biodiversidade e produção que atenderia à demanda internacional. Além do estudo, uma nova plataforma que organiza as melhores oportunidades de empregos verdes e de investimentos por estados brasileiros está sendo apresentada na COP30. (Globo)
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político, com informações do Canal Meio
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]

Acesse a RKTV aqui. Enviem vídeos de qualquer parte do Brasil e do mundo. Contem suas histórias, pedidos de ajuda, suas denúncias, que serão publicados. Mande para [email protected]


