22 C
Porto Velho
terça-feira, dezembro 30, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Desburocratização

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), anunciou que a partir de 2026 quem for construir vai ter menos dificuldades para obter a licença. A prefeitura adotará um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do alvará após a declaração do responsável técnico e o pagamento das taxas. A medida moderniza o processo, reduz etapas burocráticas e diminui o uso de papel, permitindo que os projetos iniciem mais rapidamente, respeitando as regras urbanísticas vigentes.

Desburocratização 2

Atualmente, a liberação do alvará demanda análises documentais e de projeto, o que pode gerar longos períodos de espera e comprometer o planejamento de moradores e profissionais da construção civil. Segundo o prefeito Léo Moraes, o novo sistema representa um avanço na gestão urbana. “Antes de levantar um tijolo, era preciso aguardar um processo demorado. Agora, assim como ocorre em grandes cidades, o alvará será autodeclaratório, trazendo agilidade e segurança para quem pretende construir”, afirmou.

Desburocratização 3

A administração municipal também avalia ampliar o modelo simplificado para outros tipos de licenças, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento urbano e aprimorar os fluxos administrativos. Com a mudança, moradores, engenheiros e arquitetos terão maior autonomia para iniciar obras unifamiliares, dentro dos parâmetros legais, com um processo mais ágil, transparente e eficiente.

Fátima Cleide

 A ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO), está feliz da vida ao saber que uma pesquisa espontânea (quando o eleitor cita o nome do político), a coloca entre os 24 virtuais candidatos eleitos em 2026. O nome dele Fátima foi lembrado por 2,5% dos 1.888 entrevistados em 15 municípios. Na pesquisa Fátima Cleide supera políticos com mandatos eletivos, de vereador a deputado estadual.

Fogaça

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba e pessoas sorrindoMesmo sob fogo cerrado, o vereador Everaldo Fogaça (PSD), está entre os 24 virtuais candidatos a deputado estadual eleitos, segundo a mesma pesquisa. A 7ª Pesquisa de Opinião Pública do Instituto Data Continental, realizada entre 20 e 25 de dezembro de 2025, traça o retrato mais recente da corrida para deputado estadual em Rondônia nas eleições de 2026. De acordo com os dados, nomes como Luizinho GoebelJean Mendonça, Fátima Cleide, Everaldo Fogaça, Airton Gurgacz, Alex Redano e Cirone Deiró aparecem na listagem, todos com índices de 2%.

Sid Orleans

O ex-vereador e atual Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans (PT), também é lembrado por algumas pesquisas de opinião pública. Sid tem feito im trabalho extraordinário pela saúde da população rondoniense. Ao lado do ministro da Saúde, tem levado máquinas, equipamentos e melhorias aos hospitais e postos de saúde de todo o estado de Rondônia. Sid vai disputar uma das 24 cadeiras de deputado estadual. Nome forte.

Jesualdo Pires

Quem também está feliz com os números das pesquisas é o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PP). A 7ª Pesquisa de Opinião Pública realizada em Rondônia pelo Instituto Data Continental, contratada e divulgada pelo Jornal Correio Continental, indica Jesualdo Pires (PP) como primeiro colocado na intenção de voto para deputado federal nas eleições de 2026. A sondagem estimulada quantitativa foi realizada entre os dias 20 e 26 de dezembro de 2025, com 1.888 entrevistados em 15 municípios do estado. De acordo com os dados consolidados, Jesualdo Pires lidera com 3,92% das intenções de voto, somando 74 citações entre os entrevistados. Na sequência aparece Maurício Carvalho (UB), com 3,39%, seguido por Zequinha Araújo (MDB), que registra 3,13%.

Azedou de vez

Para quem dizia que os dois fizeram as pazes, o Diário Oficial do Estado de 29 de dezembro de 2025 não deixa duvidas. A relação entre o governador Marcos Rocha (União Brasil) e o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) está cada vez pior. Segundo o Blog Entrelinhas, o Diário Oficial suplementar do dia 29 de dezembro de 2025 foi publicado às 21h34, e traz exonerações da página 5 até a página 12. Ao todo são 35 exonerações de servidores indicados pelo vice-governador Sérgio Gonçalves. E neste dia 30 podem acontecer mais exonerações, porque um acordo político está balançando. O governador Marcos Rocha esperava ser nomeado presidente do partido, e isso acabou não acontecendo.

Azedou de vez 2

Recentemente, em uma reunião com secretários, Marcos Rocha disse que ficará até o final do mandato, e que não se candidatará ao Senado. A reunião aconteceu após uma conversa entre o governador e pelo menos 12 deputados estaduais. Os parlamentares disseram que a vida política de Marcos Rocha acabaria se ele renunciasse. Mesmo assim Marcos Rocha esperou mais um pouco. Ontem (29) aconteceram as primeiras exonerações. De acordo com o circula nos corredores da Assembleia Legislativa, essas exonerações foram somente as primeiras. Em se tratando de política náo existe nada impossível, mas as publicações no Diário Oficial mostram que o racha entre o governador e o vice está maior. Daqui a pouco não haverá conserto.

Impeachment de Moraes flopou

A oposição no Congresso decidiu adiar para fevereiro o protocolo de um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sob a alegação de “crime de responsabilidade” em condutas que, segundo os parlamentares, teriam relação com o caso do banco Master. A informação foi publicada pelo Valor e foi anunciada após a oposição ter convocado a imprensa para acompanhar a formalização do requerimento no Senado ainda nesta tarde, mas recuar com o argumento de que o recesso reduz o número de parlamentares disponíveis para assinar a petição.

                         Impeachment de Moraes flopou 2

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoasA tentativa da velha mídia corporativa de criar um novo “escândalo” para desestabilizar o STF durou menos de uma semana. A realidade, mais uma vez, atropelou a ficção.
A jornalista Malu Gaspar (O Globo), que havia liderado o ataque contra o ministro Alexandre de Moraes, foi obrigada a um recuo estratégico. Ao contrário da narrativa de que o ministro pressionava o Banco Central para proteger o Banco Master, a própria colunista admitiu que, ao ser informado sobre fraudes, Moraes defendeu a investigação imediata dos fatos.

Impeachment de Moraes flopou 3

A nova versão confirma que Moraes não agiu para beneficiar a instituição, derrubando a tese central do ataque anterior. A liquidação do Banco Master foi aprovada por unanimidade pela diretoria do Banco Central, inclusive com voto de Gabriel Galípolo, o que desmente qualquer teoria de interferência política.

Impeachment de Moraes flopou 4

Sem provas contra Moraes, a bateria de ataques agora se volta contra o ministro Dias Toffoli, usando o mesmo método viciado de “fontes anônimas” para tentar minar decisões institucionais. Enquanto a mídia tenta requentar o método da Lava Jato para reabilitar figuras do governo anterior, o mundo reconhece a verdade: o relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA acaba de confirmar que o STF foi o pilar fundamental para salvar a democracia brasileira em 2022, enterrando a tese de “ditadura da toga”. A máscara do golpismo midiático está caindo. Não haverá anistia para quem atentou contra o Estado, e não haverá sucesso para quem tenta sabotar a estabilidade do país com mentiras.

 

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba, pessoas sorrindo e óculos(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas