Articulação entre o senador Confúcio Moura, o Superintendente do Ministério da Saúde, Sid Orleans e o ministro Alexandre Padilha garante a vinda da unidade móvel para a capital; Sid Orleans já organiza a logística para receber pacientes de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Uma excelente notícia para a saúde pública da capital e região. A Carreta Oftalmológica do programa federal “Agora Tem Especialistas”, que atualmente atende o Vale do Jamari em Ariquemes, já tem seu próximo destino definido: Porto Velho. A missão é clara: zerar a fila de espera por cirurgias de catarata.
Os inícios das tratativas se deram entre o Superintendente Sid Orleans, junto à Secretaria de Atenção Especializada, o programa Agora Tem Especialistas e a apoiadora Marcela Milrea, mas a confirmação veio através de uma articulação direta do senador Confúcio Moura junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em diálogo com o Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, o senador confirmou que o ministro já deferiu o pedido para o deslocamento da unidade móvel para a capital.
“Mandei uma mensagem para o Padilha e ele já autorizou. A carreta sai de Ariquemes para Porto Velho”, anunciou o senador Confúcio, ressaltando que a responsabilidade de organizar a operação na capital ficará a cargo da Superintendência Estadual que também já definiu a data de 02 de fevereiro para a cerimônia de lançamento e o início dos atendimentos.
A prioridade será das pessoas que já estão reguladas, sendo a prioridade daqueles que estão com mais tempo de espera na fila da regulação do SUS.
A chegada da estrutura móvel atende a uma demanda reprimida urgente. Segundo levantamento confirmado por Sid Orleans durante a tratativa, existem só em Porto Velho mais de 1000 pessoas aguardando pela cirurgia de catarata.
“Isso é maravilhoso. Vamos trabalhar para zerar todas as cirurgias de catarata do estado de Rondônia”, celebrou Orleans, que já iniciou as negociações para definir o local mais adequado para a instalação da carreta, garantindo fácil acesso à população.
A estratégia desenhada pela Superintendência vai além da Capital. Sid Orleans adiantou que articulará com as prefeituras de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias e Itapuã do Oeste para que os pacientes regulados desses municípios também sejam trazidos para Porto Velho, aproveitando a permanência da carreta por 30 dias em Porto velho e a alta capacidade de realização de procedimentos da Unidade Móvel.
“É uma felicidade que me invade por completo quando percebo a atenção que o Presidente Lula nos dispensa, juntamente com o Ministro Padilha, porque temos apenas 04 carretas de oftalmologia no País inteiro e eles olharam com carinho e atenção para os rondonienses”, declarou Orleans.
Com essa ação, o Governo Federal, através da articulação do senador Confúcio e da execução da Superintendência em Rondônia, reafirma o compromisso de levar atendimento especializado para onde o povo precisa, devolvendo a visão e a qualidade de vida para milhares de rondonienses.



