A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) anunciou um esquema especial de segurança para o Carnaval 2026, com ações entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro. O reforço no policiamento terá foco em Porto Velho, mas será estendido a todo o estado.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel PM Glauber Souto o policiamento será reforçado em locais públicos e áreas abertas ao público onde ocorrem as festividades, com o objetivo de elevar a sensação de segurança, garantir a incolumidade física e patrimonial dos foliões e inibir a prática de crimes. Cada unidade da PM deverá adotar mecanismos operacionais específicos, adequados às características de cada evento e cenário.
Entre os principais objetivos da operação estão a prestação de informações de utilidade pública, a segurança dos foliões por meio do policiamento ostensivo, a prevenção de roubos e furtos de veículos nas áreas dos eventos, a proteção do patrimônio público e privado, além da prevenção de condutas inconvenientes. A PM também atuará no encaminhamento de menores perdidos aos órgãos competentes e no gerenciamento de crises envolvendo tumultos e desordens.
No que se refere ao modo de operação, disse o tenente-coronel PM Wilton Amorim, Coordenador Regional de Policiamento I (CRPI), sediado em Porto Velho, os batalhões subordinados ao CRP I, especialmente, reforçarão suas atividades ostensivas ordinárias, ampliando a presença policial como forma de prevenção e repressão à criminalidade, que tende a aumentar durante o período festivo. No interior do estado, os batalhões deverão mapear os locais de eventos.
Policiamento
A operação contará com policiamento a pé, pontos-base, bloqueios policiais, patrulhas pontuais e outras estratégias consideradas essenciais para o sucesso das ações. Todas as atividades serão coordenadas por oficiais da Polícia Militar, responsáveis pelo planejamento, execução e elaboração de relatórios ao final da operação.
As ações estarão estruturadas em dois eixos principais: os locais de festejos e aglomeração de pessoas, onde haverá intensificação da visibilidade policial devido ao maior risco de desordens e crimes, e as zonas de entorno, áreas frequentemente exploradas por criminosos oportunistas. Nessas regiões, a PM dará atenção especial a crimes patrimoniais, uso de entorpecentes, infrações de trânsito e ao cumprimento das normas de interdição de vias e uso de som.
Com o reforço do policiamento e a atuação estratégica das unidades, a Polícia Militar busca proporcionar um Carnaval mais seguro, garantindo tranquilidade à população e coibindo práticas que coloquem em risco a ordem pública.



