A 7ª rodada do Rondoniense foi melhor para os visitantes, todos os confrontos foram vencidos pelos times que jogaram fora de casa, a tabela sofreu algumas mudanças, mas a liderança continua com o Ji-Paraná que venceu o Sport Genus no Aluízio Ferreira e abriu cinco pontos para o segundo colocado. O Galo da BR somou 16 pontos e com gordura pra queimar, já começa a pensar na Copa do Brasil, na partida diante do Pantanal -MS no Biancão no próximo dia 18.
O Gazin Porto Velho também somou importantes três pontos no Aglair Tonelli. De virada, a Locomotiva bateu a União Cacoalense, por 2 a 1, e somou 11 pontos, mesma pontuação do Guaporé, que também jogou fora de casa e venceu. O Jacaré da Zona da Mata passou pelo Rondoniense. Marquinhos Acreano, com um belo gol, garantiu a vitória por 1 a 0. Com a vitória pulou para a 2º lugar com 11 pontos na tabela. Uma vitória importante, já que Guaporé também joga a Copa do Brasil no próximo dia 18, enfrentando o Galvez em Rio Branco no Acre.
Por conta dos compromissos dos clubes de Rondônia na Copa do Brasil, os próximo jogos do Rondoniense acontecem na quarta feira dia 11 de fevereiro com as partidas entre Guaporé e Barcelona no Cassolão às 19h30. No Aluízio Ferreira, no mesmo horário, entram em campo o Sport Genus e o Gazin Porto Velho. Na quinta feira, dia 12 de fevereiro, também às 19h30, jogam Rondoniense e Ji-Paraná.
Todas esses jogos são válidos pela 12ª rodada da competição, que foram readequadas por conta dos jogos da Copa do Brasil 2026. Na tabela do Rondoniense Sicredi 2026, constam duas inversões de datas, necessárias para adequar o calendário do Rondoniense Sicredi Série à competição nacional, na qual três clubes representam a FFER e o Estado de Rondônia, Gazin Porto Velho E.C, Guaporé F.C e Ji-Paraná F.C.
A inversão de datas acontece entre a 8ª e a 12ª rodada, para os três não serem prejudicados na competição nacional. Considerando que Guaporé F.C e Ji-Paraná F.C jogarão a primeira fase da competição no dia 18 de fevereiro, a referida inversão reduzirá possíveis adiamentos de partidas, haja vista que agora prevê-se a partida entre Guaporé x Ji-Paraná F.C em 18/02/2026.
Pela análise do DCO, prevê-se apenas uma partida adiada nas duas rodadas, e não mais duas partidas, caso a inversão de datas não fosse realizada. A segunda inversão de datas ocorre entre a 10ª e a 11ª rodada. Adequação necessária também por conta da Copa do Brasil, a equipe Gazin Porto Velho E.C enfrenta o Operário de Vargem Grande do Mato Grasso no dia 25 e 26 fevereiro ou 04 e 05 de março.
O DCO estimou a data de 25/2 como base, nesse cenário de Guaporé F.C e Ji-Paraná F.C avançarem para a segunda fase da Copa do Brasil, a inversão realizada atenua novamente os adiamentos de partidas, haja vista que na data de 25/02/2026 ocorrerá a partida entre Gazin Porto Velho E.C x Ji Paraná F.C, e a equipe Guaporé E.C estará de folga na rodada. Dessa forma, considerando o cenário das três equipes estarem classificadas para a segunda fase da Copa do Brasil 2026 e as inversões acima, o DCO estima inicialmente o adiamento de apenas duas partidas do Rondoniense Sicredi, Guaporé e Ji-Paraná (18/02) e Gazin Porto Velho e Ji-Paraná (25/02). Dessa forma o planejamento do DCO reservou o período de 02 a 10/03/2026 para realizações das partidas adiadas, de forma que tais partidas ocorram antes da 14ª rodada, para cumprimento do previsto no artigo 24 do Regulamento Específico da Competição (REC), que prevê que todos os jogos.

Fonte: FFER




