Dois homens foram presos em flagrante na manhã desta quarta-feira (11) durante uma ação da Polícia Civil que apurava a venda ilegal de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, no município de Alvorada d’Oeste, em Rondônia.
A operação, batizada de Vapor Sombrio, foi conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade e teve início após denúncias feitas por pais e professores. Segundo os relatos, adolescentes estariam usando cigarros eletrônicos dentro e nas proximidades de escolas do município.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil identificou que um dos suspeitos comercializava os produtos ilegalmente nas imediações de uma unidade escolar, tendo como principal público jovens e adolescentes.
Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram cerca de 150 unidades de cigarros eletrônicos, que foram apreendidas. Os suspeitos foram autuados pelo crime de contrabando, já que a importação e a comercialização desses produtos são proibidas no Brasil, conforme normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a polícia, a conduta também pode se enquadrar nos crimes previstos no artigo 334-A do Código Penal e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata da proibição de venda de produtos nocivos à saúde de crianças e adolescentes.
A Operação Vapor Sombrio integra um conjunto de ações voltadas ao combate de práticas ilegais que colocam em risco a saúde pública, com foco especial na proteção de crianças e adolescentes.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da comunidade e destaca que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 197. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.




