Uma força-tarefa contra o garimpo ilegal atingiu em cheio uma estrutura de exploração irregular no Rio Madeira. A Polícia Federal e o Ibama deflagraram, nesta quinta-feira (25), a Operação Iracema, em Porto Velho, com foco no combate à retirada ilegal de minério.
Durante a ação, foram inutilizadas 29 dragas, embarcações e motores utilizados nas atividades clandestinas.
Segundo os órgãos envolvidos, a operação busca interromper a atuação de grupos que exploram recursos minerais de forma irregular e apurar quem está por trás das atividades.
Um inquérito policial foi aberto para identificar possíveis financiadores do esquema e responsabilizar os envolvidos na execução das ações ilegais.
As investigações continuam e novas medidas podem ser adotadas conforme o avanço da apuração.
A operação reforça o combate aos crimes ambientais praticados no Rio Madeira, uma das principais áreas de interesse para atividades de exploração mineral em Rondônia.



