![]() Em contrapartida, muitas regiões brasileiras têm registrado calor excessivo, o que aumenta o uso do ar condicionado e, consequentemente, a conta de energia elétrica. Para explicar como economizar com o uso do equipamento, especialistas da CentralAr.com, e-commerce líder em vendas de ar condicionado no País, estão à disposição. A principal dica é optar por temperaturas confortáveis, como 23ºC ou 24ºC, que evitam forçar a capacidade do compressor. Isso significa que não é recomendável utilizar o equipamento em temperaturas muito baixas, como 18ºC ou 19ºC, já que o aparelho apenas se sobrecarrega, gerando a mesma quantidade de frio. Outra sugestão é ter um cálculo de carga térmica, que nada mais é do que saber corretamente as dimensões do local onde o aparelho será instalado e sua finalidade. Um aparelho de 7000 btus pode não ser indicado para um quarto que receba a luz solar o dia todo, mesmo que ele seja pequeno. Então, é essencial fazer o bom dimensionamento do local e instalar o equipamento apropriado pode evitar que o ar condicionado tenha que trabalhar a mais do que consegue, aumentando a conta. As especificações do aparelho também são importantes, como a tecnologia “Inverter”. Ela não deixa que o compressor desligue e ligue novamente, forçando o seu uso, e consequentemente, o gasto de energia elétrica. Se comparado a um aparelho do modelo de janela, o ar condicionado com a tecnologia Inverter chega a economizar até 70% de energia. Se a comparação for feita com um modelo Split, ele economiza até 40%. Além disso, esse tipo de ar condicionado tem classificação A em economia de energia no selo da Procel, índice divulgado pelo Inmetro. Para efeito de contextualização, os valores aproximados para o consumo de cada kilowatt/hora são (em um aparelho de 12 mil btus ligado em 24ºC): -inverter – R$ 0,25 por kw/hora; – split – – R$ 0,45 por kw/hora; – parede – – R$ 0,60 por kw/hora. Líder no segmento de e-commerce brasileiro de ar condicionado, a CentralAr.com foi fundada em 1990 por João Riquena Neto, na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. No mesmo ano, o pequeno negócio tornou-se loja física, com a venda presencial de ar condicionado. Em 2008, seguindo o avanço da Internet no Brasil, a empresa entrou para o mercado online e logo consolidou-se como o maior e-commerce do País no segmento, com faturamento de R$ 300 milhões em 2016. |
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