31 C
Porto Velho
domingo, novembro 30, 2025

Porto Velho foi sede do II Congresso Rondoniense de Pediatria e Adolescência

Cuidar do futuro do Brasil. Com este objetivo médicos pediatras, residentes e acadêmicos se reuniram no “II Congresso Rondoniense de Pediatria e Adolescência”, em Porto Velho. Troca de experiências, atualização e aprendizado permearam o encontro, que aconteceu de 05 a 07 de maio. O evento foi organizado pela Sociedade de Pediatria de Rondônia, SOPERO, em parceria com a Pediatria HBAP.

Segundo a presidente do congresso, a médica pediatra Maria das Graças Guedes França, o objetivo do evento foi a atualização médica e complementação da formação acadêmica e científica dos estudantes de medicina. “A programação científica foi focada em temas do dia-a-dia do pediatra, não esquecendo as especialidades que tanta importância tem para a boa prática”, explica.

Exibindo GracaLuciana.jpgA presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva, ministrou a primeira palestra com o tema “O Pediatra necessita de Ciência, Humanidade e Espiritualidade”.  Algumas reflexões sobre a situação do médico pediatra atualmente, desafios, mudanças enfrentadas diariamente, valorização da profissão. “Enfim, trouxe reflexões, tanto para os pediatras mais experientes como para os mais jovens, porque a nossa missão como pediatra, como médico, é nos aperfeiçoar cada dia, na assistência com nossos pacientes, mas também no aperfeiçoamento como pessoa”, declara Luciana.

​Dentre as palestras ministradas, Bruno Paes Barreto, coordenador da região Norte da SBP, falou sobre o papel da nutrição na prevenção das alergias alimentares. De acordo com o palestrante, houve um aumento significativo do número de casos de alergias nas últimas três décadas, e os motivos ainda são desconhecidos. “O pediatra tem a obrigação de saber um pouco sobre o que está acontecendo, dessa tendência, nas alterações que acontecem em nosso interior, na microbiota, que podem gerar alterações no sistema imunológico, endocrinológico e sistema nervoso”, salientou.

Exibindo GeralCongresso.jpgA SOPERO, em comemoração aos seus 23 anos, homenageou os 22 médicos fundadores e a primeira diretoria que era formada por Maria das Graças Guedes França, Marilene Penatti, Inês Mota de Morais, José Roberto Vasques de Miranda, Nilson Cardoso Paniaguá e Pedro Paulo Del Valle Curvello, entregando placa de homenagem aos presentes na solenidade de abertura do congresso. Na ocasião, Maria das Graças foi homenageada com o título de sócia honorária da SOPERO.

Os trabalhos científicos foram apresentados em pôsteres com diversos temas interessantes, o trabalho vencedor relatou um estudo de caso sobre “Pentalogia de Cantrell com Ectopia Cordis”, tendo como autora Ana Paula Andrade de Freitas e co-autoras Andreia Castro de Aquino Malaquias, Raiana Pereira, Leticia Paôla Kolln e Nathalia dos Santos Sales. O médico Horácio Tamada foi o orientador do trabalho.

Isabela Vinholi, acadêmica de medicina e membro da Liga Acadêmica de Neonatologia e Pediatria de Rondônia, ressaltou a qualidade dos temas abordados e a competência dos profissionais que palestraram.

Todos os participantes do congresso receberam uma camiseta da campanha da SBP “#eupediatra – Cuidando do futuro do Brasil”. A campanha, que também foi abraçada por Rondônia, vem sendo difundida pelo país, com o objetivo de valorizar o trabalho dos pediatras em todo o Brasil.

Assessoria

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas