Damásio Educacional promove debate com renomados especialistas
A operação Lava Jato consolidou-se como a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do País, esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar do esquema de corrupção que envolve a companhia, conforme informações do site lavajato.mpf.mp.br.
Para discutir o tema, o Damásio Educacional realizará um debate a fim de analisar as causas, os efeitos e as novas lideranças que se apresentam, além de refletir sobre as alternativas a curto, médio e longo prazo.
O evento Em Debate no Damásio – Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças será no dia 23 de agosto (quarta-feira), com início às 19h00 nos estúdios do Damásio Educacional – Unidade Sede – Rua da Glória, 195 – Liberdade – Centro/SP, com transmissão ao vivo pela TV Damásio (Youtube.com/tvdamasio), FACEBOOK/cursodamasio e também pelo site Painel Acadêmico.
A mesa será conduzida e mediada por Marco Antonio Araujo Junior, Diretor Executivo do Damásio Educacional, e composta por eminentes juristas e demais profissionais que são referência no tema.
Marco Antonio Araujo Junior: Diretor Executivo do Damásio Educacional e Ibmec/SP. Diretor-Geral da Faculdade Damásio. Especialista em Direito Eletrônico pela Universidad Complutense de Madrid. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP). Conselheiro Seccional da OAB/SP. Professor de Ética Profissional, Direito do Consumidor e Direito Eletrônico. Palestrante de Direito Eletrônico e Direito do Consumidor. Advogado.
Luiz Flávio Gomes: Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989). Criador do Movimento Quero um Brasil Ético. Jurista e professor em vários cursos de pós-graduação nacionais e internacionais, entre eles a Facultad de Derecho de la Universidad Austral, Buenos Aires (Argentina), já tendo publicado mais de 57 livros na área jurídica. É também membro da Comissão de Reforma do CP e Professor Honorário na Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru). Atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, de 1980 a 1983; Juiz de Direito, de 1983 a 1998; e Advogado, de 1999 a 2001.
André Estefam: Promotor de Justiça (MP/SP). Assessor Jurídico do Procurador-Geral de Justiça de SP. Mestre e Doutor em Direito Penal pela PUC/SP. Professor de Direito Penal e Processo Penal no Damásio Educacional. Coordenador Acadêmico dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processo Penal, nas modalidades presencial, EAD e on-line do Damásio Educacional. Autor de diversas obras de Direito Penal e Processo Penal.
Patricia Vanzolini: Advogada. Professora de Direito Penal. Bacharela em Direito pela PUC/SP. Mestra e Doutora pela mesma instituição. Autora do Manual de Direito Penal, em coautoria com o Prof. Dr. Gustavo Octaviano Diniz Junqueira, e de diversas obras na área criminal.
Ivana David: Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Especialista em Teoria da Prova no Processo Penal. Ingressou na Magistratura Bandeirante em 1990, atualmente ingressa a 4ª Câmara de Direito Criminal. Publicou diversos artigos sobre monitoramento eletrônico de presos, inclusive no âmbito da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Participa frequentemente de congressos e seminários, além de proferir palestras sobre a questão do Crime Organizado e Organização Criminosa, sobre Direito Digital, e ainda sobre a Lei de Execução Penal e aspectos da Bioética.