
A superintendente de Integração do Estado de Rondônia (Sibra), Elizete Lionel, representou o governo de Rondônia e recebeu o documento no qual o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destina diversas áreas no Estado. A partir daí a conservação destes territórios será responsabilidade do Estado. “Este é um ato muito importante para que Rondônia possa fazer uma gestão mais efetiva nestas unidades de conservação”, frisou.
O secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani emocionou-se ao relembrar a dificuldade de fazer a regularização destas terras. Para ele, os números fazem parecer que foi simples dispor estas áreas, “mas foi uma tarefa extremamente difícil”.
Carlos Guedes, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Regularização Agrária (Incra), destacou a posição de Rondônia como um dos líderes na regularização fundiária. Segundo o presidente, a regularização é fundamental para que se a região possa se desenvolver.

O casal rondoniense Valdenira Pereira Duarte e Jeová Duarte recebeu seu título durante a cerimônia. Jeová falou que mora há mais de 23 anos no local. “O documento terá muita utilidade e poderemos fazer um financiamento para melhorar nossa terrinha. Se já trabalhávamos com muito gosto, agora vamos trabalhar com mais gosto ainda”.
Juntamente com o MDA fizeram parte da chamada Câmara Técnica o ICMBio, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outros. A Câmara é responsável pela análise da situação das glebas federais na Amazônia Legal identificando seus ocupantes e possíveis usos da terra. Suas reuniões são quinzenais.
Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Decom – Governo de Rondônia