24 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 17, 2025

Jornal do Líbano destaca trajetória de Mikhael Esber em Rondônia

O libanês Mikhael Ramez Esber (69), morreu nesta manhã no Brasil, às 8h35, horário local, vítima de Covid-19. Ele estava internado no hospital Prontocordis, na cidade de Porto Velho (RO), onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve que ser intubado. O seu caso era considerado gravíssimo.
Na quinta-feira (01), os familiares tentaram transferi-lo para o hospital Sírio Libanês de Brasília, mas o caso se agravou e não foi possível.
Mikhael Esber era a maior liderança libanesa em Rondônia. Ele chegou ao Brasil por São Paulo, mas foi direto para Uberlândia (MG),  em maio de 1973.
Em 15 de abril de 1976, desembarcou na rodoviária de Porto Velho, onde se apaixonou pelo Rio Madeira e acabou fixando residência em Rondônia.
Com o apoio do libanês Remer Salum, trocou sabão, doces, fubá e algumas mercadorias que trouxe na bagagem, por uma padaria em Porto Velho.
Com um olhar bom para os negócios, ao lado da mulher Magda Esber, também resolveu abrir uma pizzaria no dia 17 de dezembro do mesmo ano.
Por incentivo de outro libanês, Mikhael entrou para o ramo gráfico. Hoje, a gráfica Imediata, é uma referência no Norte do Brasil.
Mikhael Esber deixou esposa, dois filhos e quatro netos.
Seguindo normas sanitárias, o enterro será neste sábado.
Fonte: Jornal do Líbano

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas