
Os alunos do curso técnico em logística, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac -, de Candeias do Jamari, estiveram na manhã desta quinta-feira (6), no Porto de Porto Velho, para visitar a estrutura portuária.
Cerca de 15 alunos do Ensino Médio foram selecionados pelas instituições educacionais que estão matriculados e encaminhados para participar do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em Rondônia. De acordo com o professor e orientador vocacional, Marcos Henriques, o curso tem duração de aproximadamente um ano com uma carga de 800 horas/aula e os alunos ganham bolsa e material pedagógico.
“A ideia é promover o incentivo a conclusão do curso técnico, uma vez que os alunos, nessa faixa etária, já iniciam suas atividades do mercado de trabalho para contribuir com a renda de suas famílias, porque há muita evasão escolar e, por isso, a importância da bolsa. Eles buscam capacitação para o mercado de trabalho, sendo que nosso Estado oferece vantagem pela posição geográfica”, descreveu Marcos.
O assistente técnico em assuntos portuários, Edemir Brasil, recebeu os alunos e explanou sobre o histórico da instalação do porto, legislação portuária, dados estatísticos e ainda sanou as dúvidas dos alunos. “Oportunidades como estas são essenciais para formarmos novos técnicos aptos para desenvolver atividades específicas de infraestrutura e logística, uma vez que é um setor em franco desenvolvimento”, declarou Edemir.
Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Decom – Governo de Rondônia