28 C
Porto Velho
sábado, outubro 18, 2025

ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ SEGUE ATÉ DIA 16 DE JULHO, EM PORTO VELHO

Foi aberta a 36ª edição do Arraial Flor do Maracujá, a maior festa junina de Rondônia e uma das maiores da região norte.O evento que segue até 16 de julho, acontece no Parque dos Tanques.

Para a abertura foi realizada cerimônia oficial com apresentações especiais do Grupo de Carimbó do Centro de Conviência do Idoso (CCI), da Quadrilha Mocidade Independente de Humaitá e ainda da Banda Rabo de Vaca. O prefeito, dr Hildon Chaves, fez questão de participar da primeira noite desta que é considerada uma importante e tradicional manifestação cultural.

O evento que conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, é realizado pela Federação de Quadrilhas, Bois-Bumbás e Entidades Folclóricas do estado de Rondônia (Federon), e deve movimentar o turismo e a economia da capital com apresentações de quadrilhas juninas e boi-bumbás. Além de colaborar com o repasse de recursos e com parte da logística, a prefeitura ajudou intermediando o patrocínio de algumas empresas privadas.

“Meus amigos, estar aqui nesse momento pra mim como prefeito em início de mandato tem sabor especial. Nós sentamos com a Federon, começando o governo, sem orçamento para que a prefeitura pudesse ajudar. Ajudamos com o que tínhamos, fomos todos a campo e fomos buscar patrocínio para que hoje pudéssemos estar aqui. Esta festa é de todos nós”, comemorou o prefeito.

Aberto ao público, o Flor ainda traz atrações para crianças com o parquinho e famílias no geral com a comercialização de comidas típicas da época e da região. De acordo a organização, 40 grupos irão se apresentar, mas somente 37 irão competir. “Ele tem que crescer, já é maravilhoso, mas pode crescer muito mais”, comentou dr Hildon, ao lembrar que recentemente a Fundação Cultural fez uma capacitação para que produtores estivessem preparados para captar recursos da Lei Rouanet, fonte de recursos que para o prefeito, não pode ser desprezada.

BARRACA SOLIDÁRIA

A primeira-dama do município, Ieda Chaves, juntamente com sua equipe de voluntários colocou à disposição dos visitantes do Arraial Flor do Maracujá, a barraca “Matutos da Primeira-Dama”. Vatapá, galinha picante, espetinho, mingau de tapioca, bolos e uma variedade de doces, todos típicos da região, estão à venda por preços bem acessíveis. Ieda Chaves esteve na barraca recebendo a população no primeiro dia do evento. A primeira-dama explicou que toda renda vai ser destinada ao evento que está organizando para o Dia das Crianças, em 12 de outubro.

“Eu e minha equipe estamos realizando uma série de eventos voltados pra arrecadar recursos. A renda da barraca vai se juntar com a do próximo evento, um chá beneficente. Espero que muitas pessoas venham conhecer nossa barraca, um local agradável e com várias comidas típicas, pois vão estar ajudando na realização de uma grande festa no Dia das Crianças”, convidou.

AÇÃO SOCIAL

No primeiro ano de administração do prefeito Hildon Chaves muitas inovações estão acontecendo e ainda outras por vir. A primeira-dama também vem atuando voluntariamente numa frente de ação social. Começou e continua com a entrega do dinheiro oriundo do salário do prefeito todos os meses a diversas instituições e realizou a Páscoa Solidária, que doou centenas de caixas de chocolates arrecadas por amigos também a instituições carentes.

DIA DAS CRIANÇAS

Ainda que não lançado oficialmente o projeto, Ieda Chaves já adianta que o Dia das Crianças esse ano em Porto Velho vai ser diferente. “Nós ainda estamos elaborando o projeto, mas antecipo que vai ser um evento grande, com a participação de muitas, atrações voltadas ao público infantil, e distribuição de brinquedos”, finalizou.

Fonte: Comdecom

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas