Dois réus foram condenados nesta segunda-feira (13) pelo assassinato do servidor público Otacílio Ramos Guimarães Filho, morto em janeiro de 2023, em Porto Velho. O julgamento ocorreu na 2ª Vara do Tribunal do Júri e contou com a atuação do Ministério Público de Rondônia (MPRO), que sustentou a acusação.
Otacílio, que era socioeducador do Estado, foi brutalmente assassinado no bairro Ulisses Guimarães, na zona Leste da capital. Segundo a denúncia, os réus agiram por motivo torpe, com extrema violência e sem chance de defesa da vítima.
O caso já havia passado por um julgamento anterior, que foi anulado, gerando grande repercussão. Nesta nova sessão, os jurados confirmaram a culpa dos acusados, que também foram enquadrados por participação em organização criminosa.
As penas aplicadas foram de 25 anos e 1 mês de prisão para F.A.S.J, e 15 anos de reclusão para A.F.S. Ambos começarão a cumprir pena em regime fechado.
Para o Ministério Público, a condenação representa um passo importante na luta contra o crime e reforça a atuação firme do órgão em defesa da sociedade.