29 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 1, 2025

Assembleia do STPMOP aprova sem ressalvas o envio à Promotoria dos relatórios de auditoria

Nesta quarta-feira (30) foi realizada uma assembleia geral dos filiados do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto do Oeste (STPMOP), que teve como pauta “prestações de contras da auditoria contábil dos exercícios 2022, 2023 e 2024”, além de ‘prestações de contas de janeiro a junho de 2025’.

A auditoria foi realizada pela empresa de auditoria WAS Serviços Integrados, coordenada pelo contador auditor Wirley Silva, que apresentou os relatórios e colocou toda a documentação à disposição dos filiados. Também participaram da assembleia a presidente da CUT-RO, Elzilene Nascimento, o diretora da Central Raimundo Soares o Toco, e os advogados Itamar Ferreira e Odair José.

No parecer é relatado que foi necessário um amplo trabalho de organização da documentação, recuperação de documentos fiscais e alinhamento técnico para regular escrituração contábil; além da necessidade de diligencias junto à instituições bancárias para requisição de documentos  para efetiva comprovação dos destinatários de pagamentos mediante cheque, pix e outras transferências.

O parecer esclareceu que nos anos anteriores ao exercício de 2022 não foi uma escrituração completa, mas somente foram escriturados os saldos patrimoniais evidenciados por meio de documentos de propriedade de bens e direitos. No relatório apresentado foi adotado o princípio da máxima transparência que impõe o registro de toda e qualquer receita e despesa, com os registro ostentando idoneidade, sempre seguindo as formalidades exigidas pelas normas, sobretudo por se tratar de recursos de todos os filiados ao sindicato.

A auditoria apresentou a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e balanço patrimonial, dos exercícios auditados, evidenciando de forma clara e precisa a origem e aplicação dos recursos. Na conclusão o relatório registra que os resultados apurados, as demonstrações contábeis referidas representam adequadamente em todos os aspectos relevantes a posição patrimonial e financeira do STPMOP; sendo o resultado de suas opções, mutações de seu patrimônio, as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios auditados elaborados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.

Após a exposição detalhada, com uso de slides em uma ampla tela, tendo toda documentação auditada à disposição dos filiados, em meses dispostas dentro do plenário, foi oportunizado aos filiados à palavra, para perguntas e questionamentos. Houve várias falas, todas elogiando o trabalho realizado e destacando-se que esta era uma antiga reivindicação da categoria, que exigia esclarecimentos sobre as finanças do sindicato. Para garantir maior transparência a diretoria do STPMOP vai manter à disposição dos filiados para consulta e análise, pelo prazo de 30 dias, os relatórios e documentos contábeis auditados, cujo acesso se fará mediante requerimento e agendamento prévio.

Ao final os relatórios da auditoria foram submetidos à votação para envio à2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público, que tem um procedimento em andamento, requerido por alguns filiados, questionando justamente a falta de prestação de contas no STPMOP. O envio dos relatórios foi aprovado por ampla maioria, com um voto contra, sem ressalvas ou observações.

Fonte: STMOP-CUT.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas