Brasília, 24/02/16) O senador Valdir Raupp defendeu a proposta de regulamentação da exploração legal de diamantes da Reserva Roosevelt, onde residem os povos indígenas Cinta Larga apresentada pelo Ministério Público Federal de Rondônia, durante reunião das bancadas federal e estadual com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Também participaram representantes do governo do estado, do MPF/RO e do índios Cinta Larga.
Para o senador, há muito tempo que ele vem defendendo a exploração legal e sustentável de diamantes na referida Reserva como forma de apaziguar o clima de tensão que existe, atualmente, entre índios e garimpeiros.
“A proposta apresentada pelo procurador da República, em Rondônia, Reginaldo Trindade tem o meu apoio e dos membros da bancada federal e demais lideranças políticas do estado”, afirmou o senador.
O senador também elogiou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo por ter anunciado a formação de um Grupo de Trabalho composto por técnicos do próprio Ministério, da CEF, AGU e Funai para estudar a proposta do Ministério Público de Rondônia.
Em seguida, será formatado um projeto de lei que será enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional regularizando a exploração da mineração na Reserva Florestal Roosevelt, em Espigão do Oeste.
Na manhã da quinta-feira, dia 25, o senador Raupp, os demais integrantes da bancada federal, deputados estaduais e representantes do MPF/RO e do Governo do estado debaterão o mesmo tema na FUNAI.


