PORTO VELHO- Tudo indica que o adiamento dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, não foi apenas pelo motivo elencado pela nota de esclarecimento da Sejucel, a falta de vagas em hotéis da capital. De acordo com a nota da Sejucel, “os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, com início programado para o dia 29 de setembro, em Porto Velho, estão temporariamente suspensos pela impossibilidade de realizarem as acomodações do grande número de atletas participantes no momento”.
Porém, em entrevista ao Jornal de Rondônia Primeira Edição (Rede Amazônica), na tarde desta quinta-feira, a secretária municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho, Ivonete Gomes, estranhou a justificativa da Sejucel, lembrando que cobrou do superintendente da Sejucel, Júnior Lopes há um mês, se tudo estava correndo bem, uma vez que ela como gestora pública, não tinha visto ainda licitações para arbitragens, alimentação, dentre outras coisas que demandam prazos.
Júnior Lopes que é ex-diretor de futebol do Porto Velho e filho do saudoso Lourival Domingos Lopes – Becão (in memória), dissera à Ivonete que tudo estaria dentro da programação. Inclusive a página do governo publicou no dia de ontem, 27, que os jogos teriam início nesta sexta-feira, 29 ( veja aqui).
De acordo com o JRO, entidade ligada a hotelaria de Rondônia não quis se pronunciar sobre o motivo alegado pela Sejucel, a falta de vagas em hotéis.
De acordo com o governo, foram inscritos 27 municípios, que disputariam a fase regional, distribuídos em sete regiões. Os municípios participantes seriam Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Alta Floresta d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Seringueiras, Parecis, Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras.
A maioria desses municípios já havia enviado atletas para Porto Velho, utilizando ônibus fretados e hispedados em hotéis previamente licitados. Gastos foram executados. O prejuízo é grande. A abertura dos jogos teria a participação especial da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, que já está em Porto Velho desde ontem.
Para não perder a viagem, Ivonete Gomes disse que haverá um show especial com a seleção de ginástica olímpica no mesmo local, data e horário onde aconteceria a abertura dos jogos, ou seja, nesta sexta-feira (29), às 20 horas, na Vila Olímpica Chiquilito Erse. A entrada será franca.
Para que hajam os jogos, serão necessários a realização de um novo projeto, novas licitações e gastos extraordinários, caracterizando um prejuízo incomensurável para os cofres públicos municipais e estaduais. Dificilmente o evento ocorrerá ainda este ano. A reportagem não conseguiu contato com o superintendente da Sejucel, Júnior Lopes.
Leia mais sobre a Sejucel:
Da redação