33 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 10, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Lula está certo?

O governo Lula está sendo praticamente loteado. “Ah, mas ele está loteando o governo”. Está sim. E quem está  recebendo os lotes é a oposição, a direita, a maioria, outrora, bolsonarista. E isso está certo?  Certo não está, mas é o sistema de governo que obriga um presidente da República a dividir o governo com a oposição. O impeachment de Dilma em 2016 ocorreu porque a ex-presidenta tentou enfrentar o sistema e perdeu.

Lula está certo? 2

Lula tem um objetivo maior do que os cargos políticos que está abrindo mão. Lula quer erradicar a fome e a miséria do Brasil e, para isso, precisa de apoio. Apoio, leia-se votos no Congresso Nacional. Mesmo que os projetos sejam de interesse do povo, é necessário “negociar” com os parlamentares para a sua aprovação. Como diria Machiavel, os fins justificam os meios.

 

Alerta de Lira

Corroborando com as notinhas acima, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), justificou a fala de Arthur Lira (PP-AL) como um alerta. “Tem gente entendendo o que ele diz como ameaça, acham que ele está riscando a faca”, afirma. “Na verdade, ele está fazendo alertas importantes. E, portanto, ajudando o governo”, acrescentou Dirceu, ao comentar a fala de Lira sobre a fragilidade da base do governo Lula no Congresso.

Cargos pro União Brasil

A lista das últimas nomeações de Lula beneficiará o União Brasil, que assumirá as diretorias dos Correios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Entre os cargos estratégicos que serão ocupados pelo União Brasil, estão também as presidências da Telebrás e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Cargos para o MDB

Além das nomeações para o União Brasil, o governo também vai liberar, a partir desta semana, cargos prometidos para o MDB, que incluem uma diretoria do Banco do Nordeste (BNB), uma vice-presidência da Caixa e quatro secretarias do Ministério das Cidades. O partido já controla as pastas de Transportes e Planejamento.

DEM + PSL: União Brasil

O DEM estava no ranking como o partido com mais políticos cassados, ou seja, corruptos. Aí se juntou ao PSL, antigo partido de Bolsonaro, formando o União Brasil, que está com uma faca no pescoço de Lula. Vai vendo, Brasil.

Corrupção

Ruptura Socialista: Eleições municipais: uma vitória indispensável dos partidos mais corruptos do Brasil.Mas, e se houver corrupção no governo Lula? “Se houver”, não! Vai haver! Com essa colcha de retalhos de partidos, a maioria de direita com histórico de corrupção  (veja quadro ao lado), se não houver, seria um milagre. Mas, quanto a isso, Lula já sentenciou: “Quem errar, sairá do governo”. A conferir.

 

 

Vacinação mole

A ministra da Saúde, Nísia Andrade, deveria ser mais agressiva no caso da vacinação, que está fraca, apesar de melhor do que nos tempos do negacionismo. Nísia está muito passiva, deixando a coisa correr devagar. Precisaria de uma campanha agressiva e participação do Congresso Nacional, judiciário, empresários, mídia e da sociedade como um todo. Vacinação é uma questão de vida ou morte.

Quem matou Marielle?

Hoje completa meia década (cinco anos) da morte da vereadora Marielle Franco (PSOl-RJ) e do motorista dela, Anderson. Brutalmente assassinada durante o governo Michel Temer (MDB), passou todo o governo Bolsonaro (PL) envolto em mistério. Somente agora, no governo Lula (PT), é que realmente as investigações estão sendo levadas a sério.

Quem matou Marielle? 2

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse esperar que atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajude a descobrir os mandantes do assassinato da sua irmã.

Covid, 3 anos

Pode ser uma imagem de texto que diz "MEMORIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DA COVID-19 Memórial às vítimas da Covid-19 09:00 Ato dos familiares das vítimas no Memorial às Vítimas da Covid-19 11:00 Exibição do filme Eles Poderiam Estar Vivos" ELES PODERIAM ESTAR IVOS AVICO"O Senado Federal receberá amanhã, 15, familiares de vítimas da Covid 19, além da cúpula da CPI da Covid, para um ato alusivo ao “aniversário”  de três anos do primeiro caso fatal. Os eventos acontecem na esteira do Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19, lembrado em 12 de março. Foi naquela data, em 2020, que morreu o primeiro brasileiro infectado pelo vírus. Desde então, o país bateu recordes de mortalidade.

Covid, 3 anos 2

O dia em memória às vítimas da Covid no Senado foi organizado pelo coletivo de audiovisual Eles Poderiam Estar Vivos e pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico). A cúpula da CPI da Covid-19 formada pelos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolphe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), confirmou presença. Assim como os senadores Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Zenaide Maia (PSD-PB).

Boa notícia

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (13/3), o programa “Voa, Brasil” que irá possibilitar passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, estudantes, servidores públicos e pessoas com renda de até R$ 6,8 mil.

Advogado corrupto

O advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro (foto) e o pai dele, desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), foram alvos de operação em Brasília, suspeitos de vender sentenças para traficantes. Pai e filho devem responder pelos crimes, podendo ser condenados a até 12 anos de prisão. Ravik foi homenageado em 2018 na Bahia, como Cidadão Honorário, outorgado pelo deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA).

Advogado corrupto 2

Ravik nasceu em São Luiz do Maranhão. Graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e em Ciências Econômicas pela UNB. Profissionalmente, foi servidor público em órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Senado Federal e INSS, oportunidade em que foi representante do governo no Conselho de Recursos da Previdência Social. Vai vendo, Brasil.

Eleições 2024

A sucessão municipal em Porto Velho já começou forte, após o imbróglio do IPTU. Reeleito para cuidar do povo, o prefeito Hildon Chaves (União Brasil) acabou por enfiar os pés pelas mãos e está na linha de tiro, alvo de toda a oposição e população. Nesse contexto, pré-candidatos a prefeito de Porto Velho estão surfando no infeliz ato de Chaves.

Eleições 2024-2

De olho na prefeitura, o ex-deputado e ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) já se articula. Vinícius Miguel (PSB) também.  O petista Ramon Cujuí estuda disputar novamente o cargo. A ex-senadora Fátima Cleide, idem. O presidente da ALE-RO, Marcelo Cruz (Patriotas), foi convidado para sair pelo MDB que tem Williames Pimentel como pretendente também. Pimenta de Rondônia (PSOL), também deve disputar  a prefeitura de  Porto Velho.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas