28 C
Porto Velho
sexta-feira, setembro 5, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

PT de Rondônia

Petistas de Rondônia estão se sentindo desprestigiado no governo Lula. Segundo informações, o PT de Rondônia emplacou apenas o ex-prefeito de Ministro Andreazza e ex-candidato a deputado federal, Gervano Vicent, no INCRA. Aliás, a falta é com todos os  partidos progressistas de Rondônia, um total de sete partidos, desprestigiados. Enquanto isso, políticos de direita e de centro já estão nomeados em importantes órgãos federais.

Netto na Pesca

O ex-deputado federal Expedito Netto (PSD-RO), foi nomeado secretário executivo do Ministério da Pesca, que é comandado pelo ministro André de Paula (PSD-PE). Netto, filho do ex-senador Expedito Júnior (PSD), teve um papel importante na Câmara no último ano de seu mandato, quando relatou o projeto de regulamentação das criptomoedas.

Da antiga Ceron para o MME 

Já o bolsonarista Efrain Cruz, por indicação do senador Marcos Rogério (PL-RO),  foi nomeado secretário executivo  do Ministério de Minas e Energia. Efrain, também tendo Marcos Rogério como padrinho, foi diretor da Aneel, “agência reguladora” de energia elétrica. Secretário executivo equivale a vice, ou seja, o número 2 do órgão.

Da antiga Ceron para o MME 2

Efraín saiu de Porto Velho, onde trabalhava na antiga Ceron (que estava falida e depois foi absorvida pelo Grupo Energisa) e passou a ocupar o cargo de diretor da Aneel, em Brasília, por indicação do ex-líder de Bolsonaro no Senado. Embora defenestrado da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério continua mandando no setor energético.

Da antiga Ceron para o MME 3

Segundo o colunista Cláudio Humberto,  o novo secretário-executivo do MME, Efrain Cruz, firmou reputação na Aneel, “agência reguladora” de energia elétrica, como engavetador-geral. Efrain engavetou, em média, 60 importantes processos por ano, em quatro anos de mandato na Aneel. No fim do seu período, deixou nas recheadas gavetas impressionantes 274 processos pendentes de decisão. Ainda segundo CH, além de deixar extensa pauta de processos paralisados, a passagem de Efrain pela Aneel gerou muitas críticas de colegas e entidades do setor.

Esposa do senador

Tudo indica que a engenheira civil Andréia Schmidt Brito, esposa do senador Marcos Rogério, deverá deixar a Aneel, já que ocupava função comissionada na assessoria do ex-diretor Efraín Cruz. Até porque a indicação de cargos nas agências reguladoras está a cargo agora do novo presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Confúcio Moura (MDB-RO). Moura deverá mexer também com os indicados pelo senador bolsonarista, Ricardo Tili e Fernando Mosna da Silva, também diretores na Aneel.

Maconha

Falando em Confúcio, o senador rondoniense defende uso terapêutico do canabidiol (CBD), extraído da cannabis sativa, mais conhecida como maconha.

Maconha 2

De acordo com o senador rondoniense que é médico, grande parte dos parlamentares não se manifesta sobre uso terapêutico do canabidiol por vários fatores; entre eles, medo de desgaste político e por princípios por estarem vinculados a ideologias conservadoras.

Maconha 3

Justiça autoriza, pela primeira vez, cultivo de Cannabis sativa para tratamento em adulto - Folha PEPara o senador, a falta de um debate mais aprofundado por parte do parlamento, infelizmente, tem   limitado o benefício do canabidiol a um grupo bem restrito de pacientes. A substância é usada com excelentes resultados para casos graves de epilepsia, de dores crônicas, da esclerose múltipla, da quimioterapia e outras doenças.

Ieda deslumbrante

Pode ser uma imagem de texto que diz "Coma HOPE me sinto segura e ousada." IEDA CHAVES, Deputada Estadual. HOPE"Enquanto o marido prefeito de Porto Velho está porraqui com a Câmara dos Vereadores por conta do IPTU, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) está arrebentando também nas passarelas da moda. Recentemente fez um ensaio de langerie para a Hope do Porto Velho Shopping. Simplesmente arrasou!

Sucessão municipal

Por falar no prefeito de Porto Velho, a sucessão dele está a mil por hora. Infelizmente, alguns nomes citados defendem ainda o ex-presidente Bolsonaro, que fugiu do Brasil por temor de ser preso. A esquerda ainda não se manifestou para contrapor a esses nomes.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas