Por Roberto Kuppê (*)
Fora do eixo
O estado de Rondônia festeja o fato de ser o que menos tem desempregados, pouco menos de 4% da população economicamente ativa. É o sexto em rebanho e um dos maiores na piscicultura. Enfim, é um estado rico. Talvez isso explique o alto preço da gasolina, que persiste apesar da redução em nível nacional. Os políticos não reclamam, o povo, idem.
Fora do eixo 2
Aliás, somente o advogado e ativista Samuel Costa está gritando pelos quatro cantos: “Essa prática abusiva (cartel) elimina a concorrência, aumenta os preços da gasolina e diesel, obtendo lucros estratosféricos, em prejuízo do bem-estar do consumidor que é a parte hipossuficiente na relação de consumo”.
Fora do eixo 3
Rondônia também é um dos maiores em desmatamento e queimadas. Um dos que mais apresentam invasões a terras indígenas. E mais uma vez, silêncio total das bancadas federal e estadual. A única parlamentar de esquerda eleita, a deputada estadual Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), foi vista na Rondônia Rural Show, feliz da vida.
Homenagens
Falando em Cláudia de Jesus, a deputada fez questão de homenagear os fundadores da RRS: “Meu coração está cheio de alegria ao ver nosso estado crescendo, gerando empregos e nossa agricultura cada dia mais pujante, especialmente a agricultura familiar”.
Homenagens 2
Dentre os homenageados: senador Confúcio Moura (MDB-RO), que na época (2012) era governador de Rondônia e proporcionou apoio governamental para a realização da Rondônia Rural Show. Airton Gurgacz (então vice-governador de Rondônia (2012); Anselmo de Jesus, que em 2012 era o secretário de Estado da Agricultura e colocou sua equipe técnica e a estrutura da SEAGRI em favor da criação do evento; Elisafan Batista de Sales, que em 2012 era secretário Executivo da EMATER que contribuiu com a assessoria técnica;
Homenagens 2
Jesualdo Pires (PSB-RO), que em 2012 era deputado estadual; e o então prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (União Brasil) que deu amplo apoio local para o município sediar o evento.
Tributação no Agronegócio
O advogado tributarista e professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Breno de Paula, participou da 10ª edição da Rondônia Rural Show, que aconteceu na semana passada na cidade de Ji-Paraná. Breno palestrou sobre temas bastante atuais que podem impactar na vida dos empresários e também dos agricultores, como por exemplo, os Insumos sobre PIS/Cofins, o Novo Funrural e também a Exclusão de benefícios fiscais da base de cálculo de IRPJ, PIS, COFINS e CSLL.
Amazônia que eu quero
A Rede Amazônica de Televisão está distribuindo o caderno “Amazônia Que Eu Quero” à políticos, empresários e dirigentes de entidades. O projeto visa fornecer “Caminhos para a democracia”, apresentando 50 soluções para auxiliar os parlamentares para que possam ter um olhar diferenciado sobre a região Amazônica. O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira(foto) foi um dos que receberam o caderno.
Amazônia que eu quero 2
Se depender dos políticos da Amazônia, em especial de Rondônia, esse caderno de nada servirá. Quase 100% dos políticos de RO são alinhados com o agronegócio, o grande inimigo do meio ambiente. Por exemplo, a totalidade da bancada federal na Câmara dos Deputados vai votar a favor do marco temporal que representa o genocídio das populações indígenas. Outro exemplo de descaso com a Amazônia são os ataques ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama. O que os políticos de Rondônia querem é tudo o que a Amazônia não quer.
Inocentados
A juíza Roberta Cristina Garcia Macedo, da 1ª Vara Criminal de Porto Velho (RO, absolveu a ex-presidente da Caerd, Iacira Azamor, foto, além dos servidores Patrícia Rolim, Rodrigo Gonçalves, Luciano Carvalho, Zuleica Soares, Fabrício Lima e Lorivaldo de Andrade, que haviam sido denunciados pelo Ministério Público (MP) por supostamente terem cometido crimes contra a lei de licitações em certames em detrimento da CAERD no período de 06/01/2014 a 10/05/2018. A magistrada concluiu que os ilícitos não foram comprovados. Iacira Azamor foi duramente massacrada pela mídia, sendo julgada antecipadamente. Vidas destruídas. Perdas irreparáveis.
Eleições 2024
A sucessão municipal de Porto Velho continua morna com os mesmos tentando ocupar a prefeitura. O governo aposta na ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), derrotada para o Senado nas eleições de 2022. Já a Frente Democrática estuda indicar um nome forte. Dentre estes nomes, constam o do advogado Vinícius Miguel (PSB) que já disputou a mesma prefeitura em 2020, Fátima Cleide e Ramon Cujuí, ambos do PT.
Prestígio
A ex senadora Fátima Cleide (PT-RO), está em Brasília atuando junto ao governo Lula, mesmo sem cargo oficial. Super prestigiada, preferiu indicar o ex vereador de Porto Velho, Sid Orleans, para a Superintendência do Ministério de Saúde em Rondônia. A Portaria de Pessoal GM/MS N° 1.033, de 25 de maio de 2023, foi assinada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade da tarde de ontem (25/06) e publicada no Diário Oficial da União.
Magno Malta
O senador Magno Malta (PL-ES), disse que a única diferença entre o homem e o macaco é apenas o rabo, ao criticar a onda de solidariedade em favor do jogador Vinícius Jr. Por conta de falas extremamente racistas, o senador capixaba é alvo de dezenas de pedidos de cassação. O titular desta coluna é um dos subscritores.
Mais um
O mundo bolsonarista continua em queda. Desta vez foi o bispo da Igreja Universal, deputado federal Marcelo Crivella (PL-RJ) que foi cassado por corrupção. E, pelo andar da carruagem, o PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, vai sofrer mais defecções. Vários parlamentares estão sendo alvo de investigações e podem ter como destino a perca de mandatos e a inelegibilidade.
Informações para a coluna: [email protected]
(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.