Por Roberto Kuppê (*)
Ministro em GM
Está confirmada para a próxima terça, 8, a presença do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB-AL), em Guajará-Mirim (RO). Quem confirma é o senador Confúcio Moura (MDB-RO). A visita marcará a presença do governo Lula em Rondônia, anunciando uma das maiores e, possivelmente, a mais importante obra na Pérola do Mamoré, com repercussão econômica incomensurável. A construção da ponte binacional que vai ligar o Brasil à Bolívia por via terrestre será um divisor de água para o desenvolvimento da região.
Ministro em GM 2
Neste sentido, às 18h30, no horário de RO, Confúcio fará uma live pelo Instagram, com a prefeita de Guajará-Mirim, Raissa Bento (MDB), para falar da visita do ministro Renan Filho. “Falaremos sobre a inauguração do Porto de Guajará-Mirim e visitas às obras em curso”, postou o senador. A foto que ilustra essa nota é da catedral Nossa Senhora do Seringueiro, testemunhando a lua gigante em Guajará, feita ontem à noite (02.08) pelo fotógrafo (artista) Leonardo Mendes.
Ministro em GM 3
A ponte binacional por si só já será uma excelente fonte de renda, através da cobrança de pedágio. O fluxo de carros e caminhões na ponte serão intensos e, com certeza, o estado lucrará muito com os pedágios que são comuns, como na ponte Rio-Niterpoi (foto).
A pergunta
Então lá vai a pergunta que não quer calar: O governador Marcos Rocha (União Brasil) vai prestigiar a vinda do ministro? Convidado, ele foi. E nem poderia deixar de ser, né?
Pesca artesanal
O presidente Lula abriu ontem as portas do Palácio do Planalto para pescadores, marisqueiros, quilombolas, indígenas de todo o Brasil, sobretudo do Nordeste. Cerca de 1 milhão de pescadores artesanais deverão ser beneficiados pelo Programa Povos da Pesca Artesanal, lançado nesta quarta-feira (2) pelo governo federal. Com o objetivo de criar políticas públicas para garantir segurança alimentar, trabalho e renda para os pescadores, o programa terá sete diferentes ações, que serão executadas em conjunto por quatro pastas, com a coordenação do Ministério da Pesca e Aquicultura. Nem só de picanha vive o homem. Lula acerta mais uma vez.
Duelo da Fronteira
O tradicional Duelo da Fronteira vai acontecer nos dias 13 e 14 de outubro em Guajará-Mirim (RO). Há seis anos o evento não acontece por falta de verba, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo do município. O evento deste ano promete alavancar o turismo na região.
Terrorista
Dançou tango. Evandro Caetano de Brito, de 31 anos, foi preso como principal suspeito de efetuar os 19 tiros na sede do Rondoniaovivo, na madrugada de 12 de novembro do ano passado. Sob posse do terrorista, uma arsenal capaz de fazer um estrago considerável. Segundo o jornal eletrônico, Evandro é conhecido no mundo policial como X9, ou seja, é informante/alcagueta. Faz serviço ilegal de segurança armada, inclusive usando fardamento oficial da PM-RO.
Gol e Azul
O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos-Porto Velho) expressou sua preocupação em relação ao recente anúncio de corte de voos das empresas GOL e Azul em Rondônia. Segundo o vereador, essa decisão é preocupante para o estado, uma vez que tem ocasionado o aumento dos preços das passagens e a escassez de opções de voos. Segundo as empresas, as operações estão dando prejuízos devido às milhares de ações judiciais contra elas.
Gol e Azul 2
Pelo Twitter, o advogado Vinícius Lemos, de Porto Velho, relata um problema que teve no Acre. Ele que vive nas pontes aéreas Porto Velho-Rio Branco e Manaus, está sofrendo com a redução de voos para estas regiões. Segundo Lemos, o atendimento das empresas, em caso de perda de voo, simplesmente não existe: “o cliente que se vire”. Ele se vira nos tribunais (risos).
Veritá
O Instituto Veritá disse que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), teve 81,5% de aprovação. Imagina então quando ele cumprir as promessas de campanha de terminar a construção do Hospital Regional de Ariquemes e do Hospital Regional de Guajará-Mirim, implantar uma comissão especializada em combate à corrupção, lavagem de dinheiro e crime organizado; adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, para oferecer universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentivando o desenvolvimento de municípios com baixo IDH e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); a criação do Plano Estadual de Habitação, com uma proposta de integração estadual. Segundo o G1, ele não cumpriu essas promessas de campanha do primeiro mandato.
Veritá 2
O Instituto Veritá que errou feio nas eleições de 2022, é conhecido pela falta de seriedade e credibilidade. Dava que o ex-presidente da República aparecia na frente de Lula. Segundo o instituto, Jair Bolsonaro venceria com 51,2% de dois votos válidos, enquanto Lula teria 48,8%. Em 2014, Aécio Neves usou a mesma empresa para divulgar que ele tinha 57% e Dilma 43% em Minas Gerais. E acabou perdendo por 5 pontos. Em 2022, o Veritá errou tudo em RO.
Cai ou não cai?
Enquanto isso corre nos tribunais de Rondônia a possibilidade da cassação da chapa de Marcos Rocha nas eleições de 2022. Analistas e juristas consideram favas contadas o afastamento do governador, com consequente convocação de novas eleições. Isso ocorre quando decisão da Justiça Eleitoral importar no indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário. As provas de abuso de poder político e econômico de Rocha são robustas, garante um advogado consultado pela coluna. A conferir.
De olho
O senador Marcos Rogério (PL-RO) autor de uma das ações contra o governador está de mutuca só aguardando o bater do martelo para se candidatar à uma possível disputa pelo governo de Rondônia. Ele foi derrotado por Rocha nas eleições de 2022. O suplente de Rogério, Samuel Araújo também está de olho grande no cadafalso do governador.
De olho 2
Vinícius Miguel (PSB), Mauro Nazif (PSB), Fátima Cleide (PT), Marcelo Cruz (Patriotas) e Williames Pimentel MDB) também estão na expectativa de uma possível eleição suplementar.
TCE-RO em Brasília
O senador Confúcio Moura recebeu em Brasília o conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) Dr. Edilson de Sousa, que foi reforçar um convite feito à ministra Simone Tebet para ela participar de um grande seminário que acontecerá em Fortaleza, no qual ela será palestrante.
Fraudes no INSS
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro pessoas pelo envolvimento em um esquema de fraudes na concessão do auxílio-reclusão pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Rondônia. O prejuízo causado à autarquia com a prática criminosa identificada até o momento foi de R$ 145 mil. Mas há estimativa de que o rombo possa superar R$ 1,7 milhão, com o pagamento futuro de benefícios concedidos irregularmente.
Fraudes no INSS 2
As fraudes foram cometidas entre os anos de 2015 e 2018 na agência do INSS no Município de Jaru, onde um dos denunciados, o técnico do Seguro Social Júnior Félix de Abreu, exercia a função de gerente. O servidor foi denunciado por associação criminosa, estelionato previdenciário e corrupção passiva. Ele é acusado pelo MPF de utilizar o cargo público para conceder auxílios-reclusão de forma irregular, em troca de dinheiro.
Fraudes no INSS 3
A investigação realizada no bojo da Operação Confinamento apontou ainda o envolvimento de mais três pessoas que também foram denunciadas. São elas: Sabrina Catarina Bordon Félix (filha de Júnior), Adriana Magaly Regassoni Ramos e José Feliphe Rosário Oliveira. Os três responderão pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário e corrupção ativa, caso a Justiça Federal recebe a denúncia do MPF na íntegra
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.