25 C
Porto Velho
domingo, setembro 7, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Boataria

O advogado Nelson Canedo, defensor do governador Marcos Rocha (União Brasil) em três processos que correm na justiça eleitoral, disse que não passam de boatos as informações de que o chefe do executivo corra risco de ter o mandato cassado. Segundo informou a coluna “Opinião de Primeira”,  o advogado “apresentou à Justiça Eleitoral, todos os argumentos e provas que atestam que não houve qualquer irregularidade em toda a campanha vencedora do atual governador”.

Boataria 2

São três processos. Dois da coligação do então candidato, o senador Marcos Rogério (PL-RO) e outro liderado pelo ex-governador Daniel Pereira (sem partido). Canedo explica que obviamente qualquer procedimento legal encaminhado ao TRE sempre é analisado, mas lembra que no caso atual, “os processos ainda estão na fase inicial e que tem plena convicção que, ao final deles, ficará totalmente comprovada a lisura da coligação que levou Marcos Rocha a um segundo mandato”.

Boataria 3

Mas, de acordo com informações obtidas pela coluna, o mandato do governador de Rondônia estaria em perigo, sim.  O ex-candidato ao governo em 2018, Vinicius Miguel (PSB), doutor em Ciências Políticas e advogado, consultado, lembrou que “o TRE em Rondônia já tomou decisões firmes contra abusos, como contra o então governador Ivo Narciso Cassol em um passado não tão distante.  Caso ocorra a cassação, haverá nova eleição para governador do estado. Como está na moda, será guerra de narrativas?

Guajará em festa

Ministros celebram decisão do TCU sobre renegociação de concessõesOs ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), e de Portos e Infra Estrutura, Márcio França (PSB-SP), chegam hoje, às 21h, em Porto Velho, ciceroneados pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). É a primeira vez que dois ministros de peso, que já foram governadores de Alagoas e São Paulo, respectivamente, aportam em Rondônia, para importantes agendas.

Guajará em festa 2

Na agenda dos dois, que serão ciceroneados pelo senador Confúcio Moura, a inauguração do Porto Fluvial de Guajará-Mirim, vistoria da revitalização do trecho urbano da BR 364 em Itapuã do Oeste e eventuais anúncios de novas realizações. O roteiro, agora com a presença do ministro Márcio França, segue o mesmo já divulgado na imprensa.

Guajará em festa 3

Para o senador Confúcio Moura, a vinda dos dois ministros à Rondônia no mesmo dia demonstra a convicção de que o estado é prioridade do governo Lula, seja nas questões, seja pela sua enorme produção de grãos ou riqueza mineral – além da sua significativa população indígena. “Rondônia mudou de patamar político e econômico diante do Governo Federal. Isso nos orgulha, pois é fruto de trabalho sério, com a lógica do desenvolvimento sustentável como pano de fundo, sempre. No final da próxima terça-feira, Rondônia estará mais forte e preparada para um futuro promissor”, afirmou o senador.

Caroneiros

A licitação da ponte que já tem verba carimbada destinada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) em 2010, é reivindicada por vários políticos caroneiros e oportunistas. A obra é do PT, do governo Lula, desde a sua concepção. Dentre vários políticos que querem ser o pai da ponte, tem até a “Tia da ponte”. Trata-se da deputada estadual Dra. Taíssa (PL-RO). Ela disse em vídeo que a ponte só vai sair graças ao empenho dela com o então ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, hoje governador de SP. A deputada deveria usar seu poder para disponibilizar emenda para os bois realizarem o Festival Folclórico de Guajará-Mirim.

Cúpula da Amazônia

Saiba quem vai à Cúpula da Amazônia em BelémAcontece hoje, 7 e amanhã, 8, em Belém do Pará, a Cúpula da Amazônia, também apontada como a IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Trata-se do encontro bilateral de chefes de países que tem em seu território a Floresta Amazônica. São eles: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Cúpula da Amazônia 2

Cúpula da Amazônia: indígenas de Rondônia viajam para o encontro em Belém - News RondôniaA coluna não tem informações sobre a participação de autoridades de Rondônia no evento, mas um grupo de 48 jovens de diversas etnias, como a Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e noroeste do Mato Grosso, e Associação das Guerreiras Indígenas (Agir) estão desde quinta-feira, em Belém e já participaram de importantes reuniões.

Cúpula da Amazônia 3

No encontro, serão discutidas diversas ações que devem surtir em uma cooperação entre as nações amazônicas e países parceiros. Essas ações precisam integrar a sustentabilidade da Amazônia assim como o desenvolvimento econômico dos países. Os resultados das conversações, serão levados para a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU) na COP-28, nos Emirados Árabes, nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro.

Cúpula da Amazônia 4

Em maio deste ano uma enorme comitiva liderada pelo governador Marcos Rocha esteve nos Estados Unidos para tratar de pautas ambientais com instituições doadoras governamentais e bilaterais dos Estados Unidos. “O foco é tratar de questões sobre o clima e o futuro da Amazônia. Estamos em busca de fortalecer, ainda mais, a região, junto aos órgãos governamentais estrangeiros. Precisamos muito desses mecanismos internacionais, e assim contribuir com a proteção do meio ambiente brasileiro”, destacou o governador. Tão perto, Belém, seria importante Rondônia estar presente também na Cúpula da Amazônia.

Tchutchuca

Por falar em meio ambiente, foi preso no Pará um dos maiores invasores de terras e degradadores do meio ambiente do Brasil. O deputado federal coronel Chrisóstomo (PL-RO), defensor da propriedade rural, não deu nenhum pio. Para ele, bandidos são o MST que não invade terras, ocupa, e produz alimentos sadios para a população, sem desmatar um centímetro de floresta. Tchutchuca com grileiros de terras e tigrão com o MST.

Mudança

Quem está melhorando a cada dia no mandato em Brasília é o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil- RO), que tem votado com responsabilidade e com interesse no desenvolvimento de Rondônia. Maurício atuou com ênfase na retomada da licitação da ponte binacional Brasil-Bolívia, que será construída em Guajará-Mirim.

Gastronomia indígena

Nenhuma descrição de foto disponível.Nos dias 19 e 20 de Agosto acontecerá no Centro Cultural Indígena Paiter Wagoh Pakob, em Cacoal (RO),  a 1º Festival de Gastronomia e Cultural dos Povos Indígena de Rondônia, realizada pelas mulheres indígena da Associação das Guerreiras Indigenas Rondônia-AGIR em parceria com o Centro Cultural. Com início às 15h do 19 e encerramento no dia 20 com um almoço tradicional com comidas e bebidas típicas de vários povos, além músicas, danças e muitas histórias tradicionais.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 17 anos hoje, 7 de agosto e Senado Federal fará na quinta-feira (10) sessão especial para celebrar o principal instrumento jurídico brasileiro de combate à violência doméstica. A sessão acontece a partir das 15h. A lei  leva o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica após tentativa de feminicídio cometida pelo seu marido. Ele respondeu em liberdade e só foi preso 20 anos depois. O caso estimulou a apresentação de um projeto de lei sobre o tema, em 2004. O texto virou lei dois anos depois.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna: [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas