Por Roberto Kuppê (*)
Boataria
O advogado Nelson Canedo, defensor do governador Marcos Rocha (União Brasil) em três processos que correm na justiça eleitoral, disse que não passam de boatos as informações de que o chefe do executivo corra risco de ter o mandato cassado. Segundo informou a coluna “Opinião de Primeira”, o advogado “apresentou à Justiça Eleitoral, todos os argumentos e provas que atestam que não houve qualquer irregularidade em toda a campanha vencedora do atual governador”.
Boataria 2
São três processos. Dois da coligação do então candidato, o senador Marcos Rogério (PL-RO) e outro liderado pelo ex-governador Daniel Pereira (sem partido). Canedo explica que obviamente qualquer procedimento legal encaminhado ao TRE sempre é analisado, mas lembra que no caso atual, “os processos ainda estão na fase inicial e que tem plena convicção que, ao final deles, ficará totalmente comprovada a lisura da coligação que levou Marcos Rocha a um segundo mandato”.
Boataria 3
Mas, de acordo com informações obtidas pela coluna, o mandato do governador de Rondônia estaria em perigo, sim. O ex-candidato ao governo em 2018, Vinicius Miguel (PSB), doutor em Ciências Políticas e advogado, consultado, lembrou que “o TRE em Rondônia já tomou decisões firmes contra abusos, como contra o então governador Ivo Narciso Cassol em um passado não tão distante. Caso ocorra a cassação, haverá nova eleição para governador do estado. Como está na moda, será guerra de narrativas?
Guajará em festa
Os ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), e de Portos e Infra Estrutura, Márcio França (PSB-SP), chegam hoje, às 21h, em Porto Velho, ciceroneados pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). É a primeira vez que dois ministros de peso, que já foram governadores de Alagoas e São Paulo, respectivamente, aportam em Rondônia, para importantes agendas.
Guajará em festa 2
Na agenda dos dois, que serão ciceroneados pelo senador Confúcio Moura, a inauguração do Porto Fluvial de Guajará-Mirim, vistoria da revitalização do trecho urbano da BR 364 em Itapuã do Oeste e eventuais anúncios de novas realizações. O roteiro, agora com a presença do ministro Márcio França, segue o mesmo já divulgado na imprensa.
Guajará em festa 3
Para o senador Confúcio Moura, a vinda dos dois ministros à Rondônia no mesmo dia demonstra a convicção de que o estado é prioridade do governo Lula, seja nas questões, seja pela sua enorme produção de grãos ou riqueza mineral – além da sua significativa população indígena. “Rondônia mudou de patamar político e econômico diante do Governo Federal. Isso nos orgulha, pois é fruto de trabalho sério, com a lógica do desenvolvimento sustentável como pano de fundo, sempre. No final da próxima terça-feira, Rondônia estará mais forte e preparada para um futuro promissor”, afirmou o senador.
Caroneiros
Cúpula da Amazônia
Acontece hoje, 7 e amanhã, 8, em Belém do Pará, a Cúpula da Amazônia, também apontada como a IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Trata-se do encontro bilateral de chefes de países que tem em seu território a Floresta Amazônica. São eles: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Cúpula da Amazônia 2
A coluna não tem informações sobre a participação de autoridades de Rondônia no evento, mas um grupo de 48 jovens de diversas etnias, como a Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e noroeste do Mato Grosso, e Associação das Guerreiras Indígenas (Agir) estão desde quinta-feira, em Belém e já participaram de importantes reuniões.
Cúpula da Amazônia 3
No encontro, serão discutidas diversas ações que devem surtir em uma cooperação entre as nações amazônicas e países parceiros. Essas ações precisam integrar a sustentabilidade da Amazônia assim como o desenvolvimento econômico dos países. Os resultados das conversações, serão levados para a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU) na COP-28, nos Emirados Árabes, nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro.
Cúpula da Amazônia 4
Em maio deste ano uma enorme comitiva liderada pelo governador Marcos Rocha esteve nos Estados Unidos para tratar de pautas ambientais com instituições doadoras governamentais e bilaterais dos Estados Unidos. “O foco é tratar de questões sobre o clima e o futuro da Amazônia. Estamos em busca de fortalecer, ainda mais, a região, junto aos órgãos governamentais estrangeiros. Precisamos muito desses mecanismos internacionais, e assim contribuir com a proteção do meio ambiente brasileiro”, destacou o governador. Tão perto, Belém, seria importante Rondônia estar presente também na Cúpula da Amazônia.
Tchutchuca
Por falar em meio ambiente, foi preso no Pará um dos maiores invasores de terras e degradadores do meio ambiente do Brasil. O deputado federal coronel Chrisóstomo (PL-RO), defensor da propriedade rural, não deu nenhum pio. Para ele, bandidos são o MST que não invade terras, ocupa, e produz alimentos sadios para a população, sem desmatar um centímetro de floresta. Tchutchuca com grileiros de terras e tigrão com o MST.
Mudança
Quem está melhorando a cada dia no mandato em Brasília é o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil- RO), que tem votado com responsabilidade e com interesse no desenvolvimento de Rondônia. Maurício atuou com ênfase na retomada da licitação da ponte binacional Brasil-Bolívia, que será construída em Guajará-Mirim.
Gastronomia indígena
Nos dias 19 e 20 de Agosto acontecerá no Centro Cultural Indígena Paiter Wagoh Pakob, em Cacoal (RO), a 1º Festival de Gastronomia e Cultural dos Povos Indígena de Rondônia, realizada pelas mulheres indígena da Associação das Guerreiras Indigenas Rondônia-AGIR em parceria com o Centro Cultural. Com início às 15h do 19 e encerramento no dia 20 com um almoço tradicional com comidas e bebidas típicas de vários povos, além músicas, danças e muitas histórias tradicionais.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha completa 17 anos hoje, 7 de agosto e Senado Federal fará na quinta-feira (10) sessão especial para celebrar o principal instrumento jurídico brasileiro de combate à violência doméstica. A sessão acontece a partir das 15h. A lei leva o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica após tentativa de feminicídio cometida pelo seu marido. Ele respondeu em liberdade e só foi preso 20 anos depois. O caso estimulou a apresentação de um projeto de lei sobre o tema, em 2004. O texto virou lei dois anos depois.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.