23 C
Porto Velho
sábado, setembro 6, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Complexo EFMM

Como diz o  ditado popular, parece que enterraram uma cabeça de burro no Complexo da EFMM. O Grupo Amazon Fort através de sua subsidiária Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda foi a vencedora do processo de concessão do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), para gestão e administração pelo prazo de 10 anos. Só que não! Segundo fontes, não foram observadas as normas para a concessão que deve ser anulada. Uma pena.

Superlotação

Após denúncias, o Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas de Rondônia confirmou a superlotação e a precariedade no atendimento prestado a pacientes do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho. O MP de Contas convocou para audiência, Jefferson Ribeiro da Rocha, Secretário de Estado da Saúde, por deixar de estabelecer monitoramento continuo da ocupação de leitos e da capacidade instalada para prestação de serviços de urgência e emergência, bem como não estabelecer as medidas necessárias de articulação com o complexo de regulação visando mitigar os eventos de superlotação dos leitos no João Paulo II.  Também foi  intimado Roberto Vieira da Silva, Diretor Geral do João Paulo II, por deixar de estabelecer um plano de contingência eficaz para ser acionado em situações de elevação rápida da ocupação de leitos no hospital em articulação com o complexo de regulação.

Hospitais

Falando nisso, não se fala mais nas conclusões dos hospitais de Ariquemes e Guajará-Mirim, além da construção do novo hospital Heuro na capital.

TCE-RO

O conselheiro Wilber Coimbra foi eleito presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) para os próximos dois anos. Também foram eleitos os conselheiros Paulo Curi Neto como vice-presidente e Edilson Silva, corregedor-geral.  

70%

Evangélicos jactam-se por eleger 70% dos conselheiros tutelares no Brasil. Também pudera. Após o culto das 9h do último domingo (1º), obreiros de duas sedes da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo (SP) abordaram fiéis com colas eleitorais que indicavam o número dos candidatos aos conselhos tutelares ligados à igreja.

70% 2

Para o advogado Alberto Rollo, professor de Direito Eleitoral da Escola Paulista de Direito, a Universal pode ter cometido crime. “Existe uma resolução do Conanda [Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente] que regula a propaganda eleitoral nas eleições de conselheiros tutelares, que não tem o rigor da eleição comum, mas tem regras. Por exemplo, não pode ter patrocínio ou ajuda de pessoa jurídica. A igreja não poderia ajudar”, explica.

Constituição cidadã

Constituição Federal de 1988 completa 35 anos - 05.10.2023Pilar da democracia, Constituição Federal completa hoje 35 anos. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Cidadã deu voz à sociedade civil e consolidou o Estado Democrático de Direito. A Constituição Cidadã, como ficou conhecida, foi um virar de página na história da democracia brasileira e trouxe avanços significativos ao conceder direitos e garantias a milhões de brasileiras e brasileiros até então colocados à margem da sociedade. Símbolo de um novo país, a Carta Magna deu voz ao povo e consolidou o Estado Democrático de Direito nos anos que viriam a seguir.

 

                                                    Crime político?

ImagemTrês médicos de São Paulo foram mortos a tiros na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Um dos médicos, Diego Ralf Bomfim (o primeiro da foto), era irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (Psol-SP). Os criminosos estavam em um carro e efetuaram mais de 20 tiros. Ainda retornaram para certificar as mortes. O crime ocorreu no Quiosque do Naná, próximo ao Windsor Barra Hotel, onde as vítimas estavam hospedadas e participariam de um congresso de ortopedia. Pelo modus operandis, foi coisa de profissional e tinha motivações políticas. O alvo era o irmão da deputada e os assassinos por não conhecer quem seria, atiraram contra todos sentados à mesa.

 Crime político? 2

Só para ilustrar, o quiosque fica próximo ao condomínio Vivendas da Barra, conhecido por ser moradia do ex-presidente Bolsonaro, bem como Ronnie Lessa, o assassino de Marielle Franco.

Crime político? 3

A PF vai acompanhar investigação da execução de médicos de SP. O ministro da Justiça, Flávio Dino cita possível relação com atuação de parlamentares. ‘Hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais’, diz Dino. Sâmia Bomfim é esposa do também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), ambos conhecidos pelo embate com bolsonaristas. O Quiosque do Naná é conhecido pela confraternização entre milicianos, bicheiros, policiais e políticos.

Sâmia X Tarcísio

Ultimamente a deputada Sâmia Bomfim travava embate político com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Na última postagem, Sâmia criticou Tarcísio sobre a privatização da Sabesp: “GOVERNADOR MENTIROSO! Após a greve ter contado com amplo apoio social, Tarcísio enviou à ALESP o orçamento de 24 com a venda da Sabesp. Alguém avisa ele que os trabalhadores e a população não vão deixar. A privatização é uma tragédia no mundo, não permitiremos que aconteça em SP”. 

Cachaceiro

O senador Magno Malta (PL-ES) cambaleou e quase caiu durante a sessão da última terça (3) da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro. Ele chegou ao lado do presidente do colegiado, Arthur Maia (União-BA), e teve que se segurar no ombro do colega e na cadeira para não despencar. Maia chegou a tapar o nariz devido ao forte cheiro de cachaça.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna: [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

 

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas