Por Roberto Kuppê (*)
Licitação da ponte
O senador Confúcio Moura (MDB-RO), recebeu um chamado importante do ministro dos Transportes, Renan Filho. Na próxima terça-feira, dia 14, será lançado o Edital de Licitação para a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia, em Guajará-Mirim. “Em poucos meses de articulação, conseguimos transformar em realidade um projeto que remonta a 1903. Essa ponte não apenas abre a Rota do Pacífico, mas também fortalece a integração entre nossos países, promovendo maior desenvolvimento econômico para Rondônia e região”, disse Moura. Parabéns. Esse é o cara.
Unidos contra o Brasil
A reforma tributária foi aprovada em primeiro turno e segundo turno no Senado. Foram 53 votos a favor e 24 contra nos dois turnos. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a aprovação exigia voto favorável de três quintos dos parlamentares, ou seja, pelo menos 49 votos. Como sempre, o senador Jaime Bagatolli (PL-RO) votou contra e Marcos Rogério (PL-RO) preferiu se ausentar. Ambos ainda são bolsonaristas e seguem orientação de Jair Bolsonaro, três vezes inelegível.
Unidos contra o Brasil 2
O curioso é que esses bolsonaristas votam contra o governo, mas querem verbas para seus municípios, como se dinheiro caísse do céu. A reforma tributária tem como objetivo arrecadar mais, justamente para o governo destinar emendas para esses parlamentares. Sem arrecadar , não tem recursos suficiente para investimentos. O detalhe é que um desses senadores é o que mais recebe emendas.
Nova tentativa de golpe a vista
O jornalista Leonardo Stoppa afirmou, no programa Leo ao Quadrado desta quarta-feira, que o governo israelense de Benjamin Netanyahu já está em ação para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As evidências, segundo ele, seriam o evento na Câmara dos Deputados, que reuniu o ex-presidente Jair Bolsonaro e o embaixador Daniel Zonshine, numa clara afronta ao governo Lula, e ação da Polícia Federal, em parceria com o serviço secreto israelense Mossad contra supostos terroristas. O próximo evento, segundo Stoppa, será a libertação dos brasileiros em Gaza a pedido de Bolsonaro. “Israel já está jogando pesado para derrubar Lula“. É interferência na soberania que fala?
Nova tentativa de golpe a vista 2
Durante a reunião foram exibidas imagens veiculadas por Israel sobre um ataque atribuído ao grupo Hamas, datado de 7 de outubro. De acordo com os parlamentares presentes, a exibição dos vídeos visa elucidar aspectos da guerra entre Israel e Palestina. As informações são do Brasil 247.
Cosa Nostra
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta quinta-feira (9) uma lei que anistia as multas relacionadas ao descumprimento do uso de máscaras durante a pandemia de Covid-19. A medida beneficia diretamente Jair Bolsonaro (PL), que acumulava dívidas que ultrapassavam R$ 1 milhão devido a oito multas aplicadas em São Paulo entre julho de 2021 e junho de 2022. Os mafiosos se entendem.
Eleições no PT-PVH

Acertaram os ponteiros. Israel Trindade se reuniu com o ex-vereador do PT da capital, Sid Orleans (Superintendente do Ministério da Saúde), para definir estratégias para as eleições do segundo turno para o Diretório Municipal, que ocorrerá no próximo domingo (12/11). “Israel é uma pessoa humilde, tranquila, incansável e apaixonado pelo PT, pelas suas lutas. Eu tenho certeza que é desse tipo de pessoa que a gente está precisando no Partido. Eu vou estar do lado do meu companheiro apoiando administrativamente e politicamente porque é este PT conciliador que a população espera para vencer o ódio e a violência”, pontuou Sid ao apoiar Israel.
Barraco no Sinjur
Vídeo mostra a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia – SINJUR, Gislaine Caldeira, agredindo a assistente social Orquídea Monteiro e Jerdson Raiel, ambos diretores do sindicato. O episódio teria ocorrido na última segunda-feira, 7, na sala de Raiel, que é diretor jurídico. A violência teria ocorrido por conta de discussões sobre as eleições da entidade, marcadas para acontecer no próximo dia 27. A atual presidente não pode concorrer, mas quer eleger o sucessor, que disputa pela Chapa 1. As informações são do blog Painel Político.
Barraco no Sinjur 2
Em episódio recente, Gislaine teria tentado destituir a comissão eleitoral, mas 90% dos filiados decidiram manter a comissão e seguir com a eleição. As vítimas registraram boletim de ocorrência contra a presidente. Ela ainda não. se manifestou sobre o episódio.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.
Informações para a coluna: [email protected]
(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.