27 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 11, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Flávio Dino no STF

Nenhuma descrição de foto disponível.São favas e votos contados. Flávio Dino deverá obter hoje mais de 50 votos para ministro do STF. Segundo o relator, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) Flávio Dino “possui invejável currículo” e é “uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político”. Contra a indicação dele apenas os mesmos que apoiaram o golpe de 8 de janeiro.

Flávio Dino no STF 2

Mas, não há perigo algum as falácias verborrágicas e prolixas de senadores ligados ao ex-presidente que temem a ascensão de Flávio Dino ao posto máximo da magistratura brasileira. Hoje eles vão gritar, espernear, rasgar a calcinha ou melar a celoura, mas, no final, alguns até vão votar a favor de Flávio Dino. Mas, não é por arrogância ou por ter sido indicação de Lula, não. Dino é uma figura espetacular, de caráter ilibado e de uma ética à toda prova. Pelo bombardeio que recebeu da direita e continua como se nada tivesse acontecido, Flávio Dino só se compara ao presidente Lula na questão de tranquilidade e consciência limpa.

Flávio Dino no STF 3

Flávio Dino já é ministro do STF na Austràlia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, figura-chave na indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a Corte, expressou seu apoio ao maranhense em uma rara fala à imprensa nesta quarta-feira (13), dia em que Dino será sabatinado pelo Senado Federal. “Flávio Dino é um jurista competente, um político experiente e um homem público corajoso. A reunião dessas características é essencial para exercer o elevado cargo de ministro da Suprema Corte do país”, disse Moraes à jornalista Daniela Lima, da Globo News. “Tenho certeza de que o presidente Lula soube reconhecer essas qualidades no indicado”,

Confúcio é Dino

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi inserido numa lista de senadores que estariam indecisos para votar hoje. Fake! Confúcio declarou com todas as letras que vai votar a favor de Flávio Dino para o STF. Além de Moura, outros senadores que estão como indecisos, na verdade, vão votar em Dino.

Do contra

Dois senadores de RO, Marcos Rogério (PL) e Jamiem Bagatolli (L), vão votar contra Flávio Dino. O articulista político Robson de Oliveira definiu o perfil da dupla bolsonarista: “Marcos Rogério e Jaime Bagatolli, ambos senadores pelo PL, vivem de alimentar suas hordas eleitorais com o mesmo discurso monocórdio que retirou do obscurantismo os extremistas, catapultando-os à radiação eletromagnética”. Ou seja, dois zeros à esquerda.

Sucessão estadual

Por falar em Confúcio Moura, a mera possibilidade do senador sair candidato ao governo de Rondônia em 2026, causou reboliço na política rondoniense. Se já estavam bombardeando o senador por conta do voto à Flávio Dino, agora os pretensos candidatos o governo estão aumentando a intensidade de ataques à Confúcio.

Sucessão estadual 2

Diante da força do bolsonarismo em Rondônia, o nome do senador Confúcio Moura se percebe ser o mais forte para enfrentar a máquina governamental que deverá apoiar um candidato à sucessão de Marcos Rocha (União Brasil). Dentre os prováveis apoiados pelo governador, com certeza, o do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil) é o mais forte.

2026 é hoje

Duas noticias veiculadas na imprensa de Rondônia no dia de ontem sacudiram o  nível mais elevado da hierarquia política do estado. A primeira foi fala do senador Jaime Bagattoli criticando a criação de reservas ambientais por Confúcio Moura quando governador. A segunda foi a repercussão dada à posição contrária do senador Marcos Rogério ao atual ministro da justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal – STF. A mesma matéria cria um contraponto com a posição do senador Confúcio Moura, que é favorável a Dino.

2026 é hoje 2

Proposital ou não, coincidência ou não, as duas informações têm o poder de antecipar os debates políticos e eleitorais de 2026, tanto para o senado como para o governo do estado. Como é sabido por todos, Confúcio Moura é aliado do governo federal e tem recebido do presidente Lula toda a atenção. Já os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, ao contrário, fazem oposição virulenta ao governo federal. O embate de ontem consolida as posições e deixa claro quem é quem no caminho para 2026.

“Melhor governador”

Uma tal Ordem dos  Jornalistas do Brasil (OJB) concederá hoje, no Rio de Janeiro, o título de Melhor Governador do Brasil, ao coronel Marcos Rocha, de Rondônia. Na mesma premiação, será concedido o título de Melhor Senador do Brasil ao patriota, Luis Eduardo Grangeiro Girão (Novo), empresário do ramo de hotelaria e transportes de valores no Ceará. Enfim, ambos bolsonaristas.

“Melhor governador” 2

Essa tal OJB tem um site que nada fala sobre o evento de hoje. E tem também páginas no Facebook e Instagram, igualmente desatualizadas. Nada sobre a “importante” e secreta premiação de hoje. O faro desta  coluna ZF acredita que Marcos Rocha caiu em algum golpe. O “melhor senador do Brasil”,  Girão, não vai ao evento. Ele está neste momento na CCJ do Senado, debatendo sobre a indicação de Flávio Dino ao STF.

“Melhor governador”  3

O “melhor governador de Rondônia” está com sorte no Judiciário. Não existe possibilidade alguma de ser afastado do cargo por ter cometido crimes eleitorais em 2022. Dessa feita, é um dos fortes candidatos ao Senado em 2026.

Eleições 2024

Os eleitores dos 52 municípios de Rondônia terão compromisso de escolher seus respectivos prefeitos. A disputa mais acirrada, claro, será para a prefeitura de Porto Velho. A direita bolsonarista da capital vem forte, com nomes competitivos. A oposição, a esquerda progressista, também vem forte, com nomes para lá de competitivos.

Eleições 2024- 2

Para esquerda e centro esquerda, a pergunta é: quem será o candidato de consenso? O PT já disse que não interessa candidatura própria à prefeitura de Porto Velho. O PSB apresenta o ativista e advogado Vinícius Miguel. O MDB, a incógnita. O partido do senador Confúcio Moura lançará candidato próprio ou indicaria um virtual candidato a vice?

 

Ji-Paraná

O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, sondado para voltar em 2024

Na capital da BR, a disputa não será acirrada. Com o prefeito ainda afastado, Isaú Fonseca (União Brasil), um dos nomes mais fortes é o do ex-prefeito, Jesualdo Pires (PSB). Eleito duas vezes, Pires foi considerado um dos melhores prefeitos do Brasil.

Cotas raciais

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), teve a aprovação de projeto de sua autoria, que estabelece o mínimo de 20% de vagas em concursos públicos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Rondônia reservadas para a população negra. O PL tramitou nas Comissões, e teve parecer favorável do deputado Pedro Fernandes “pela constitucionalidade legal e boa técnica legislativa”. Foi aprovado sem modificações e por unanimidade e segue para sanção do governador Coronel Marcos Rocha.

Valter Araújo

O ex-deputado estadual Valter Araújo, preso há 10 anos pela Operação Termópilas, flagrado pegando dinheiro de propina pela PF no estacionamento de supermercado, pede prescrição da pena. A Operação Termópilas, deflagrada em 2011 tinha como objetivo combater uma organização criminosa estabelecida dentro da administração pública estadual, dedicada ao desvio de recursos públicos, incluindo verbas do Sistema Único de Saúde.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas