27 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 4, 2025

Coluna Zona Franca

                                             The Territory

O documentário  “O Território”, National Geograph, sobre a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau, filmado em Rondônia, com protagonistas rondonienses como a ativista Neidinha Suruí e o indígena Bitaté, ganhou um dos prêmios mais cobiçados do cinema mundial, depois do Oscar: o Emmy Awards. A premiação aconteceu domingo, em Los Angeles (EUA). Mas, sabe o que significa isso para as autoridades culturais e governantes de Rondônia? Nada. Apenas o senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez menções aos laureados. A razão do desprezo é que o filme trata de invasões às terras indígenas em RO, a maioria apoiadas e até incentivadas por políticos locais. Pronto, falei!

Marta Suplicy

O professor Vinício Carrilho Martinez, da UFSCAR (Universidade de São Carlos-SP), publicou neste Mais RO um artigo, onde um amigo dele jornalista, defende a volta de Marta Suplicy ao PT, como pré-candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Guilherme Boulos (PSOL). O áudio é privado (com autorização do autor). Ouçam (é longo, vou logo avisando):

8 de janeiro

Dentre os motivos pelos quais a maioria dos governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) não compareceu ao ato para lembrar o fatídico 8 de janeiro de 2023, claro, foram as eleições municipais que ocorrerão em outubro próximo. Com Jair Bolsonaro milagrosamente ainda solto e forte politicamente, o medo dos políticos da direita é dar palanque para os candidatos de Lula às prefeituras Brasil afora. Com certeza, Lula não dá ponto sem nó. Mesmo com a ausência deles, o evento foi coroado de êxito e cheio de simbolismos.

Ministro da Justiça

A indicação de Ricardo Lewandowski como o próximo ministro da Justiça, substituindo Flávio Dino, foi comunicada aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Palácio do Planalto. O anúncio oficial ainda não ocorreu devido ao pedido de Lewandowski por um período adicional para finalizar a escolha de sua equipe. A discussão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Lewandowski, realizada na segunda-feira no Palácio da Alvorada, refletiu a concordância entre ambos em manter a segurança pública sob a alçada da Justiça, rejeitando a divisão do ministério, segundo informa a jornalista Vera Rosa, no Estado de S. Paulo.

Sindler

Tomou posse hoje, no plenário da ALE-RO, a nova diretoria do SINDLER (Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa de Rondônia), para o biênio 2024-2026. O atual presidente Mirim Luiz de Brito foi reeleito para mais um mandato diante do SINDLER.

Eleições 2024

As águas no entorno do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil) e do governador Marcos Rocha (União Brasil), não andam calmas no tocante à sucessão municipal. De ambos os lados pipocam pré-candidatos a prefeito de Porto Velho. Dificilmente HC e Rocha marcharão juntos nestas eleições, a menos que façam algum acordo.

Eleições 2024-2

Do lado de Chaves, ele tem só a Mariana Carvalho, que é do Republicanos. O nome dela é certo no pleito com ou sem acordo. Mas, do lado de Marcos Rocha é que a coisa complica. Tem três nomes de possíveis e competitivos pré-candidatos a prefeito de PVH: Fernando Máximo (União Brasil), Cristiane Lopes, (União Brasil) e Leo Moraes (Podemos). E, correndo por fora, Marcelo Cruz (Patriotas).

MDB forte

Um partido que está fortíssimo nestas eleições é o MDB da capital. Dirigido por Williames Pimentel, o partido deverá participar das eleições com um candidato majoritário, ou seja, a prefeito ou a vice. Provável composição com a esquerda será imprescindível para disputar o pleito em igualdade de condições contra os candidatos de Hildon Chaves e Marcos Rocha. 

MDB forte 2

Uma mega frente progressista deverá surgir envolvendo MDB, PT, PSB, PCdoB, PV, PDT, Solidariedade, Rede, além do PSOL de Pimenta de Rondônia e PSD de Expedito Júnior. Dez partidos contra as máquinas administrativas municipal e estadual. O pleito será interessante.

Cannabis

Justiça de Rondônia concede salvo-conduto para cultivo de cannabis a paciente que sofre com ansiedade e depressão. A autorização foi estabelecida após pedido de Habeas Corpus pela Associação Cannabis Medicinal de Rondônia (ACAMERO) em favor da paciente. O salvo-conduto permitirá o cultivo de até 15 plantas de Cannabis em sua residência para fins exclusivamente medicinais. A autorização foi estabelecida após um pedido de Habeas Corpus pela associação, em favor da paciente, visando evitar constrangimento ilegal por parte das autoridades policiais.

Cannabis 2

Diagnosticada com várias condições, incluindo Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Pânico, Burnout e Depressão, a paciente apresentou relatórios médicos e evidências do uso medicinal da Cannabis, alegando melhorias significativas em seu estado de saúde desde que iniciou o tratamento com o óleo extraído da planta.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

 

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas