Eleições 2024
Daqui a oito meses e alguns dias acontece o primeiro turno das eleições para prefeituras e às Câmaras de Vereadores de todo o país. Em Rondônia o ritmo começa a acelerar nos partidos políticos. Políticos pré-candidatos que estavam de férias, estão retornando com gás.
Sem férias
O ex-senador Expedito Júnior (PSD) passou as férias de final de ano articulando por todo o estado, reunindo pré-candidatos a prefeitos e vereadores do partido. Talvez seja um dos únicos a correr trecho nesse período de festas e confraternizações. Nesta foto, por exemplo, ele está em Cujubim e postou no Instagram: “nominata de vereadores completa e o futuro prefeito Sobral, sejam bem vindos!”. Mas, e o Expedito? Vai sair a que? A prefeito de que município? Ou estaria apenas articulando? Resposta na próxima coluna.
Porto Velho
Na capital, o pleito promete ser acirradíssimo. Pelo menos três candidatos bolsonaristas deverão dividir votos em Porto Velho. Já a centro esquerda promete se unir em torno de um bom nome competitivo.
Porto Velho 2
Por enquanto, apenas um candidato já declarou disputar a sucessão de Hildon Chaves(União Brasil). A ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) que tem o apoio do prefeito. Falando nisso, e a Band TV, hein? Será verdade mesmo? Parece que sim!
Rondônia Urgente
A partir de hoje, segunda-feira, o renomado apresentador Marcelo Reis, estará levando muita informação no Rondônia Urgente, na nova Band TV. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h da manhã.
Encontro indígena
Terminou ontem, em Porto Velho, o III Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, sobre os direitos fundamentais das comunidades indígenas. O evento reuniu aproximadamente 100 jovens representantes de diversas etnias, abrangendo todo o estado e sul do Amazonas. Este encontro, já consolidado como uma plataforma essencial de diálogo e mobilização, teve como foco central a discussão de pautas cruciais para as comunidades indígenas, como saúde, educação e articulação política. O evento contou com a participação de líderes renomados, incluindo Marcy Tupari, Samela Sateré-Mawe e Tukumã Pataxó, que compartilharão insights sobre as ameaças enfrentadas pelas comunidades indígenas diante da proposta do Marco Temporal.
Tiziu Jidalias
Ainda foragido, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, da região de Ariquemes, é um dos responsáveis pela escalada de crimes ambientais nas terras indígenas Yanomami, mostradas ontem pelo Fantástico. Essa turma que faz arminha é tudo gente de bem.
Violência
Por falar em arminha, a capital de Rondônia foi tomada pelo crime organizado. Após quatro anos sendo abastecidos por armas “legalmente” adquiridas durante o governo Bolsonaro, bandidos atacam à luz do dia com potentes fuzis. Inclusive atirando contra a policia que é bolsonarista em Rondônia.
CPI das igrejas evangélicas
Uma postagem, que já conta com mais de 70 mil curtidas no Twitter, expõe a vida de luxo de André Valadão, empresário evangélico que mora nos EUA e ostenta roupas de grifes e hábitos caros. A postagem também chama atenção por comparar a vida abastada de Valadão com o cotidiano de Julio Lancellotti. Enquanto o empresário evangélico frequenta shopping de luxo, o padre distribui comida à população em situação de rua em São Paulo.
CPI das igrejas evangélicas 2
Uma outra postagem mostrou o pastor José Wellington Bezerra, da Assembleia de Deus, dirigindo uma Mercedes Benz avaliada em 1 milhão e 300 mil reais. Além dessas, outras publicações mostram o “apóstolo” Valdemiro Santiago em BMW blindada, Silas Malafaia turistando em Dubai. Nos comentários, internautas exigem a instalação de uma CPI na Câmara para apurar a prática de abuso na arrecadação de valores dos fiéis para enriquecimento pessoal.
Na Disney
Após as fortes chuvas no Rio de Janeiro deixarem 11 mortos e levarem o prefeito Eduardo Paes (PSD) a declarar estado de emergência, o governador Cláudio Castro (PL) decidiu interromper suas férias na Disney, nos EUA, para retornar ao Brasil e auxiliar na gestão da crise.
Na Disney 2
Enquanto o bolsonarista continua na Disney, o prefeito Eduardo Paes recebeu ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar dos estragos causados pela chuva na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Paes, Lula colocou recursos federais à disposição da prefeitura. “Acabei de receber ligação pessoal do presidente Lula colocando recursos federais à disposição da cidade do Rio. Já apresentei a ele os projetos que temos para a recuperação da bacia do rio Acari”, afirmou Paes em uma rede social.
Mudanças climáticas
O que está ocorrendo no Rio (enchentes), no Sul (seca) e em Rondônia (calor) é fruto do desmatamento da Amazônia. Quem assistiu “Efeito borboleta” sabe que uma ação num determinado lugar, causa consequências a quilômetros de distância. Preservar as florestas e os mananciais hídricos é necessário.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.