23 C
Porto Velho
sexta-feira, setembro 5, 2025

Coluna Zona Franca

Regulação das redes sociais

Ano de eleições! Na volta aos trabalhos, em fevereiro, o Congresso Nacional e o o STF terão que mergulhar fundo na questão da regulação das redes sociais e Inteligência Artificial. O PL das Fake News precisa ser aprovado com urgência. O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) vai ter que mudar a posição dele quanto ao que ele considera censura. Ele acaba de ser vítima de fake news, de discurso de ódio e de manipulação via Inteligência Artificial (IA), tudo junto e misturado. E o irônico é que Maurício é justamente contra a regulação das redes sociais.

Regulação das redes sociais 2

Ontem, circulou nas redes sociais um vídeo  utilizando IA, atacando a honra do referido parlamentar, além da irmã dele, a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (Republicanos) e o prefeito Hildon Chaves (União Brasil). Apesar de grave, o vídeo está mais para humor, proporcionando nada mais, nada menos do que boas risadas. O problema é que esse vídeo pode ser o início de uma escalada de propagação de fake news utilizando IA e outros meios ilegais. Daí a urgência da regulação das redes sociais, bem como da Inteligência Artificial que veio para ficar.

Candeias ou cadeia?

Pequenos só a área e a população de Candeias do Jamari, porque de problemas é gigante. Por Candeias, mas pode chamar de chave de cadeia, em 11 anos, passaram por lá 12 prefeitos. Algo que deve ser incluído no Livro dos Recordes, o Guinness Book. Sem prefeito, Candeias iria eleger o décimo terceiro via voto indireto no dia 30 deste mês, mas a justiça cancelou a sessão que havia aprovado a eleição que deve ser agora direta, com voto popular. Quando e como é que não se sabe…

O jantar

O ex-deputado estadual Jair Monte (Avante), informou à coluna que o presidente da ALE-RO, Marcelo Cruz (PRD) havia jantado na casa dele, semana passada, mas esqueceu de informar o cardápio. Quem revelou o menu foi o bem informado Alan Alex. Dentre filés, camarões e vinhos, o assunto foi, claro, sucessão municipal e estadual. Ficou “acertado” que Cruz sairia à prefeito de Porto Velho, Marcos Rocha (União Brasil) ao Senado e Sérgio Gonçalves ao governo, em 2026. Nesse jantar, o deputado federal Dr. Fernando Máximo foi a sobremesa.

HC X MR

Está claro que, antes unidos, nestas eleições o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ambos do União Brasil, vão trilhar campanhas diferentes. Tem ainda o grupo do senador Marcos Rogério (PL), além da centro esquerda que deverá unir dez partidos. Estas eleições prometem…..

Frente ampla

Nenhuma descrição de foto disponível.O PT de Porto Velho está construindo uma frente democrática para analisar o nome que reúne as melhores condições para ser o protagonista do projeto a ser apresentado para a população. A informação é do novo presidente do diretório municipal, Israel Trindade. Segundo ele, a ideia é unir MDB, PSB, PCdoB, PDT e a Federação PSOL e Rede em torno de um nome competitivo. O PSD também estava na mira da frente, mas, Dr Benedito Alves não estaria mais à frente da agremiação no município de PVH.

Frente ampla 2

Por seu turno, o PT deverá lançar uma constelação de candidatos a vereador, prioridade do partido. Dentre eles, Fátima Cleide, Sid Orleans, Ramon Cujuí, Hermínio Coelho, Edson Silveira, dentre outros.

 

MDB/PSB

MDB e PSB da capital vão conversar semana que vem. Segundo uma fonte, Confúcio Moura (MDB) e Vinícius Miguel (PSB) vão selar possível parceria.

MST 40 anos

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "PARABÉNS MST40ANOS DE LUTA PELA TERRA, PELA REFORMA AGRÁRIA POR TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Deputada Estadual Cláudia de Jesus Juntos Pela Rondônia que Queremos WWW.DEPUTADACLAUDIADEJESUS.COM.BR WWW.DEPUTADACLAUDIADEJESUS.COM.PP"Em 2024, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa 40 anos de existência. Fundado em Cascavel, no Paraná, o MST é o movimento popular camponês mais longevo da história do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ao longo dessas quatro décadas, o MST lutou por terra, reforma agrária e justiça social para os camponeses. O movimento foi responsável pela ocupação de mais de 2 milhões de hectares de terras improdutivas, onde foram assentadas cerca de 500 mil famílias.
O MST também foi pioneiro na construção de escolas, creches, hospitais e outros equipamentos públicos nas áreas assentadas. O movimento também promoveu a produção de alimentos agroecológicos, contribuindo para a segurança alimentar da população brasileira. Apesar dos avanços conquistados, o MST ainda enfrenta muitos desafios. O Brasil ainda é um país com forte concentração de terras, e milhões de camponeses vivem em situação de pobreza e miséria.
O MST reafirma seu compromisso com a luta por terra, reforma agrária e justiça social. O movimento segue firme na defesa dos direitos dos camponeses e na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

TIC TAC…

Pode ser uma imagem de texto que diz "Ocuppy EFMM"Um grupo promete ocupar o Complexo Turístico da EFMM caso a prefeitura não promova a reabertura da histórica instalação, onde nasceu a cidade de Porto Velho. O movimento Occupy EFMM foi criado e vai atuar firmemente para que o espaço seja dedicado ao povo, não à uma elite que pode pagar R$ 50 reais por uma cuia de tacacá. A praça é do povo  como o céu é do condor, já dizia o poeta. A prefeitura deu prazo de 60 dias para a empresa concessionária (Amazon Fort) reabra o lugar. O prazo encerra em março.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas