Porto Velho
O sobrinho do senador Confúcio Moura (MDB), Caê Moura, Superintendente do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, acaba de se filiar ao MDB. Ele estava no PSB, do pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Vinícius Miguel (foto). A coluna enxerga nessa mudança de partido, um movimento do senador para formar uma possível chapa PSB/MDB. Em vídeo no Instagram, o senador disse que essa mudança “é uma aproximação entre os partidos para o futuro”. Pela foto, a saída de Caê do PSB foi motivo de alegria. Nos comentários, uma frase confirma a percepção desta coluna: “A chapa está formada”. O jogo está sendo jogado. Aliás, ainda está no aquecimento.
Porto Velho 2
O senador Confúcio Moura recebeu uma missão do presidente Lula para reduzir o domínio bolsonarista na capital de Rondônia. Missão quase impossível, haja vista que os pré-candidatos bolsonaristas são apoiados tanto pelo atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) quanto pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). Sem falar nos pré-candidatos que correm por fora, também bolsonaristas.
Porto Velho 3
Um grande frente está sendo formada, reunindo MDB, PT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede, PV, PDT, Solidariedade, e, na medida do possível, até o PSD de Expedito Júnior. A participação do PSD na frente de esquerda segue a lógica de outros estados, RJ, por exemplo. O PSD faz parte da base. Portanto, EJ não estará fazendo nenhuma novidade.
Porto Velho 4
A capital é estratégica para a sucessão estadual em 2026. É bem possível que o senador saia candidato ao governo de Rondônia, com possibilidades de se eleger pela terceira vez. Trabalho realizado pelo estado não falta. O homem é uma máquina na questão de destinação de emendas para todos os municípios.
Estrategista
No blog que mantém nas suas redes sociais, o senador Confúcio Moura fez uma espécie de “abre-alas que eu quero passar”, ao afirmar, com todas as letras que faz parte do governo Lula e que isso não é nenhuma heresia – uma vez que quem ganha com é a população do estado de Rondônia. Presidente da poderosa Comissão de Infraestrutura do Senado, condutor dos grandes projetos de desenvolvimento para o estado, prestigiado pelo governo e pelos seus pares e articulador de emendas no valor de 1 bilhão de reais, Confúcio Moura quer e vai oferecer muito mais à Rondônia. Deixem o homem trabalhar!
E o PT?
O Partido dos Trabalhadores da capital tem um nome para apresentar para a Frente Progressista: Fátima Cleide. Caso não emplaque, ela será candidata a vereadora com grandes chances de se eleger e arrastar pelo menos mais dois com ela.
Lula X Bolsonaristas
O presidente Lula (PT) direciona suas atenções para as eleições municipais deste ano, concentrando-se nas capitais onde a disputa com o bolsonarismo se mostra mais acirrada. Lula intensificou as articulações para formar alianças e indicou seu interesse em se envolver ativamente nas eleições onde a polarização entre sua base aliada e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é evidente. É o caso de Porto Velho.
Ji-Paraná
A Câmara de Vereadores do município de Ji-Paraná (RO) decidiu em sessão extraordinária, realizada na noite desta quarta-feira (31), que o vice prefeito Joaquim Teixeira (MDB) permaneça no cargo com 10 votos favoráveis e 7 votos contra. Nossa. Jipa está precisando mudar de prefeito já. Chega dessa gangorra, põe prefeito, tira prefeito.
Ji-Paraná 2

Jesualdo Pires (PSB) é o nome do pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná mais cotado. Eleito duas vezes chefe do executivo municipal da capital da BR-364, Pires deixou a prefeitura com alta aprovação.
Voa Brasil
O tão esperado programa “Voa Brasil”, que prevê passagens aéreas ao preço de até R$ 200, deve ser lançado no próximo dia 5 de fevereiro. No mesmo dia, a medida deve entrar em vigor. A promessa do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é atender, na primeira etapa do programa, 20 milhões de aposentados do INSS e 600 mil estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni). A proposta surge no momento em que a classe média voltou a viajar mais de carro e de ônibus diante dos altos valores dos bilhetes aéreos. Esperamos que a medida beneficie principalmente a capital de Rondônia, Porto Velho, para onde as passagens são mais caras do que para Nova York.
STF, o retorno
O Supremo Tribunal Federal (STF) abre nesta quinta-feira (1°) o Ano Judiciário 2024 com uma cerimônia no plenário da Corte. O evento marca a retomada dos trabalhos no plenário após o recesso e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de diversas autoridades. A cerimônia está prevista para começar às 14h.
Lewandowski
E logo mais toma posse no Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowiski. Já a posse do novo ministro Flávio Dino está marcada para o dia 22 de fevereiro.
Moro cassado
O Ministério Público (MP) destaca o abuso de poder econômico no processo que visa cassar o mandato do ex-juiz suspeito e senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) alterou a data do julgamento das duas ações para o dia 8, próxima quinta-feira. As acusações, movidas pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, apontam para possíveis irregularidades cometidas por Moro durante sua campanha para o Senado.
Moro cassado 2
O empresário Tony Garcia, que foi alvo de perseguições judiciais lideradas pelo ex-juiz suspeito Sergio Moro, proferiu duras críticas ao ex-magistrado em meio às recentes movimentações que envolvem o julgamento das ações que visam cassar o mandato de Moro como senador pelo estado do Paraná. Segundo Garcia, Moro enfrenta seu ocaso sem dignidade alguma, em um momento marcado por constrangimentos e manobras que revelam, segundo o empresário, a verdadeira face do ex-juiz. As declarações de Garcia vêm à tona no contexto do julgamento das ações no dia 8 de fevereiro.
Clã Bolsonaro
Um cena digna de um filme de gangster, a fuga do ex-presidente Bolsonaro e os três filhos, num jet sky e num bote inflável, às 5 horas da manhã. Na versão dos mafiosos, eles foram pescar numa madrugada de segunda-feira. Ficaram pescando das 5 às 11 da manhã e não pegaram uma sardinha!
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.