Lewandowski
Lula acertou em nomear Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. Egresso do STF, Lewandowski é o nome certo para comandar a pasta que foi do novo ministro do STF, Flávio Dino. De largada, o ministro Alexandre de Moraes pretende trabalhar com Lewandowski na regulamentação do uso das redes sociais, dos serviços de mensageria e da inteligência artificial. Moraes também anunciou um grupo de trabalho, em parceria com o Ministério da Justiça, para o combate de grupos que atentem contra a democracia. Haverá a participação da Polícia Federal. A ideia é rastrear quem dissemina discursos de ódio. Toma!
Errou, errou, errou
O ex-presidente Bolsonaro errou durante os 30 anos como político. Errou durante os quatro anos de mandato de presidente. Errou ao fugir para os Estados Unidos. Errou na volta, continuando a afrontar a democracia. Errou ao fugir do cerco da PF. Errou ao convocar seus seguidores para a frente da PF em São Sebastião, quando será ouvido. O que ele tem na cabeça? Bolsonaro faz tudo para complicar mais ainda a já complicada vida na justiça.
Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia recebeu R$ 726 milhões em doações em 2023, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Ainda de acordo com o governo, a expectativa é que mais R$ 3,1 bilhões em negociação sejam recebidos pelo fundo. Durante os quatro anos do governo anterior, o caixa do fundo esteve zerado.
Articulando
Na arte de conversar não tem quem supere o senador Confúcio Moura (MDB), que está articulando nos bastidores o que é melhor para Porto Velho. Vem mantendo conversas com Vinícius Miguel (PSB) para pilotar uma frente progressista reunindo pelo menos 10 partidos. CM esteve na quinta-feira com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e até com a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), que é pré-candidata a prefeita. No final do dia, o encontro foi com o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). O detalhe deste mosaico é que na última foto o senador faz cara de poucos amigos.
Sine qua non
O titular desta coluna foi sondado a sair candidato a prefeito em Guajará-Mirim, sua cidade natal. Atualmente o município se encontra em crise, com uma prefeita afastada, tendo assumido uma bolsonarista. Acontece que a prefeita afastada, Raíssa Bento (MDB) poderá retornar ao cargo e disputar reeleição. É claro que o senador Confúcio Moura, do mesmo partido, vai apoiá-la. A candidatura deste que vos escreve seria pelo PSB ou PT. Mas, o apoio de Confúcio, é condição sine qua non. A menos que Raíssa esteja impedida de disputar a reeleição.
Gasolina
Bolsonaristas rondonienses sentando o dedo nos teclados para acusar Lula pelo aumento da gasolina e do gás em Rondônia. Acontece que o responsável pelo aumento é o governador Marcos Rocha (União Brasil), com apoio da Assembleia Legislativa que aprovou o aumento do ICMS de 17,5% para 19,5%. A César o que é de César.
Eleições 2024
A direita portovelhense (bolsonaristas) tem pelo menos cinco pré-candidatos à prefeito. São eles: Mariana Carvalho (Republicanos), Marcelo Cruz (PRD), Fernando Máximo (União Brasil), coronel Chrisóstomo (PL) e Cristiane Lopes (União Brasil). Números que podem cair para três. O que é muito. Vão dividir votos e proporcionar que a Frente Progressista chegue ao segundo turno e surpreender.
Super Hildon Chaves
A quem interessa o fortalecimento de Hildon Chaves com a eleição da pupila dele, Mariana Carvalho? Só a ele mesmo! Porque existem pelo menos quatro grupos políticos distintos que desejam disputar o governo do Estado e as duas vagas de senador da República. Dentre eles, o grupo de Expedito Júnior (PSD) que há muito tempo não toma tacacá com o prefeito. Segundo um áudio em posse da coluna, HC não é confiável e que EJ confirmaria isso. Este colunista presenciou um clima de mal estar quando o prefeito esteve na casa de Expedito em 2018, durante a campanha para o governo de Rondônia.
Super Hildon Chaves 2
O grupo do governador Marcos Rocha quer o vice, Sérgio Gonçalves (União Brasil), candidato ao governo e o próprio, ao Sendo Federal. Portanto, MR vai torcer pro candidato dele vencer a prefeitura de Porto Velho, evidente. Correndo por for ainda tem o grupo do senador Marcos Rogério (PL) que é aliado de HC, mas o futuro dele depende da eleição do prefeito de Porto Velho. É que o mandato de Marcos Rogério termina em 2026, junto com Confúcio Moura.
Pré-candidatos a vereador
Na capital, o número de pré-candidatos a vereador só cresce. Alguns com muitas chances como o empresário Júnior da Versátil que recentemente se filiou ao MDB de Porto Velho. Na lista tem: Sid Orleans (PT), Fátima Cleide (PT), Edson Silveira (PT), Everaldo Fogaça, reeleição (Republicanos), Hermínio Coelho (PT), Tiago Tezzari (PSD), Raí Ferreira, reeleição (PSD), Jesuino Boabaid (PSD), Francisca Kaxarari (MDB), Alisson do Sandubas (PSDB), dentre outros.
Abuso de poder religioso
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou nesta quinta-feira (1º), em sessão plenária, o diploma do deputado estadual Fábio Francisco da Silva, do União Brasil. Em decisão unânime, ele foi condenado por abuso de poder religioso com repercussão econômica nas eleições de 2022. Pela decisão, o político fica inelegível até 2030. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte entendeu que Fábio Silva promoveu a própria candidatura na condição de apresentador, diretor e sócio da Rádio Melodia (FM 97,5), uma emissora evangélica. No veículo, foram divulgados festivais de música em igrejas, com cantores famosos do meio. Segundo o relator do processo, desembargador Henrique Carlos Figueira, eram semelhantes a “showmícios”.
Ela voltou
A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, retorna nesta sexta-feira (2) ao Partido dos Trabalhadores. A cerimônia de filiação terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato acontecerá na Casa de Portugal, centro cultural emblemático localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento está programado para as 18 horas.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.