32 C
Porto Velho
domingo, agosto 31, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

Lula é o cara

Nunca antes nesse País os três poderes andaram tanto unidos. Lula recebeu ontem no Alvorada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e várias lideranças da Casa, além da presidenta do PT e o prefeito de Recife, João CamposCom diálogo e união, Lula vai reconstruindo e fazendo os avanços que o Brasil precisa. P.S. Vocês já sabem para onde vai o pedido de impeachment com mil assinaturas, né?

Lata do lixo

Sete deputados federais de Rondônia (a exceção é o Lebrão), assinaram o esdrúxulo pedido de impeachment contra Lula, por ter falado (isso mesmo) que o que está acontecendo em Gaza, se assemelha ao ocorrido durante o Holocausto por Hitler. Esses mesmos deputados já exaltaram o governo Lula pelas obras destinadas a Rondônia e se lambuzaram com emendas do governo federal. O referido pedido de impeachment já está na lata de lixo.

Vitória da democracia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, exaltou a posse do novo ministro da Corte, Flávio Dino, como um evento que simboliza a “vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade”, princípios seriamente abalados no último governo. “Flávio foi deputado federal, senador da República, governador de Estado por duas vezes, reeleito de maneira consagradora, ministro da Justiça, portanto também no Executivo. E embora uma faceta menos conhecida do seu currículo, Flávio é juiz federal concursado, foi o primeiro colocado do concurso dele, portanto, também trafegou pelo judiciário e foi secretário do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou.

Se ele falar um ‘ai’ do STF…

Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro no ato de 7 de Setembro em São PauloApós o avanço das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro (PL) se viu acuado e convocou uma manifestação – supostamente em “defesa da democracia” – para o domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo, em uma tentativa de demonstrar apoio popular para evitar uma prisão. No entanto, o ato poderá se converter em um tiro no pé. Segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, no Supremo Tribunal Federal (STF) “há um consenso de que se Bolsonaro criticar asperamente a corte ou alguns de seus ministros, poderá ser preso imediatamente”. “Se ele falar um ‘ai’ do Supremo, vai preso”, afirmou um ministro ao jornalista.

Se ele falar um ‘ai’ do STF…2

Será que caberá ao novo ministro Flávio Dino a dura missão? Passarão às mãos dele recursos e ações que discutem o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a pessoas com pena de prisão não superior a cinco anos. Dino será o relator de um dos pedidos preliminares de apuração enviados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir das conclusões do relatório final da CPI da Covid, do Senado. Nesse procedimento, um dos alvos é o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ministros e outros agentes públicos da gestão anterior.

Fujão

Espertalhão, o ex-presidente Bolsonaro se calou quando era para falar como gosta. Logo ele que adora falar em liberdade de expressão, que é inocente e diz estar sendo perseguido. Lembrando que, quem é inocente, não foge.

Golpe de estado

O que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 poderá se repetir se os terroristas, principalmente os dos andares de cima, não forem exemplarmente punidos. Bolsonaro que diz não ter incitado o golpe, o que está prestes a fazer no dia 25 de fevereiro é exatamente isso: reacender a chama do golpe. Prisões devem acontecer.

Eleições  2024

Tudo como dantes no quartel de Abrantes. O MDB continua a busca frenética por um nome com capilaridade para disputar a prefeitura de Porto Velho. O deputado estadual Alan Queiroz continua no Podemos e o presidente da ALE-RO, Marcelo Cruz, foi mesmo para o Solidariedade que é presidido pela irmã dele, Mirlene Cruz.

Solidariedade

Grande momento para o Solidariedade em Rondônia com a chegada do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz. E Marcelo não chega só. Leva com ele uma vasta experiência política, um poder de articulação que promete ampliar a base de filiados no estado e planeja estratégias para garantir a eleição de quatro vereadores no pleito de outubro. Na foto, Cruz com o presidente nacional do partido, Paulinho da Força, em Brasília.

Volta Roberto

Com o Slogam “Volta Roberto”, o PT perdeu as eleições para a prefeitura de Porto Velho em 2016, após uma amarga e trágica derrota de Roberto Sobrinho no momento em que o país atravessava uma crise política gerada pela operação Lava Jato que prendeu vários petistas e derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff. Após 8 anos, com Lula de volta à presidência e acreditando que o petismo está melhor que antes na capital rondoniense, há uma extensa movimentação (nos bastidores) para Roberto Sobrinho ser ungido candidato à prefeito.

Volta Roberto 2

A estrategista é a de repetir o ano de 2004, ou seja, 20 anos após o desconhecido sindicalista e professor que se tornou prefeito da capital de Rondônia arrastado pela popularidade alta de Lula em 2004. Na ocasiçao, Lula estava a um ano e 10 meses no poder, gozava de altíssima popularidade naquela época e não havia os escândalos de corrupção, prisões na Lava Jato e rejeição de mais da metade da população (atualmente). As informações são do blog d jornlista Victória Bacon.

Nota da coluna

A coluna que é diária, não saiu ontem devido a problemas de saúde do titular. Foi realizado um procedimento cirúrgico com sucesso e a ordem é apenas não fazer grandes esforços e não viajar por enquanto.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas