Boa notícia
A coluna deste “sextou” começa com uma boa notícia. O Brasil sob governo Lula supera EUA e Japão em crescimento econômico. Contrariando o alarmismo pessimista e mentiroso dos bolsonaristas que falam para as suas bolhas que Lula está destruindo a economia do Brasil, no quarto trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil fechou o ano com um crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões. Destaca-se o notável crescimento da atividade agropecuária, registrando um aumento de 15,1% em relação a 2022, exercendo uma influência significativa no desempenho geral do PIB.
Boa notícia 2
Além disso, observa-se um crescimento na indústria (1,6%) e nos serviços (2,4%). O PIB per capita atingiu R$ 50.194, refletindo um avanço real de 2,2% em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, nesta sexta-feira (1). Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, atribui o recorde na agropecuária a um crescimento na produção e ganhos de produtividade na agricultura, superando a queda observada em 2022. “Esse comportamento foi puxado muito pelo crescimento de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)”.
Boa notícia 3
O resultado foi saudado com otimismo pela equipe do Ministério da Fazenda, liderado pelo ministro Fernando Haddad (PT), que previa um Produto Interno Bruto (PIB) superior a 3% no ano passado. A Fazenda ainda não se manifestou oficialmente sobre os dados divulgados pelo IBGE, mas internamente, segundo o jornal O Globo, há expectativas de que o crescimento registrado em 2023 possa impulsionar um primeiro trimestre mais forte em 2024. Olha o passarinho cantando, que bonito.
PEC da Blindagem
Os bolsonaristas são, no mínimo bipolares, ou malucos mesmo. Diziam ser contra criminosos, mas aceitaram um assassino (de Chico Mendes) em suas fileiras. Diziam que eram favor da vida mas liberaram armas que permitem a matança de inocentes, inclusive crianças. Eram também contra vacinas, e agora cobram vacinas do atual governo. Mas, o que coluna ficou mais assustada é o fato de serem contra imunidade parlamentar, contra privilégios, e agora estão trabalhando para passar uma PEC que permitirá que deputados e senadores cometam crimes impunemente. É o que se desenha na PEC da Blindagem. Em suma, a PEC quer submeter as operações da PF à autorização prévia da mesa diretora da Câmara, decretar o fim do foro privilegiado para tirar investigações das mãos dos juízes mais firmes do Supremo, tornar inviolável o gabinete do parlamentar e dar acesso total às investigações ao próprio parlamentar suspeito.
Nem parece
Estamos a sete meses das eleições de 6 de outubro de 2024, e o clima está morno em Porto Velho, apesar de alguns movimentos. Os partidos estão mais preocupados com suas nominatas para vereador, deixando as discussões sobre a majoritária mais pra frente. O PT, por exemplo, realiza neste sábado e domingo, uma mega reunião para tratar das eleições municipais. O PT é o partido mais organizado e democrático do Brasil, que consulta sempre seus filiados sobre que rumo tomar.
Barrada no baile
Os representantes da federação Brasil da Esperança, composta pelo PT-PV-PC do B, barraram a vereadora Ellis Regina (Podemos) como candidata à reeleição pelo PC do B. A razão é que ela é boa de votos e seria reeleita, prejudicando os demais candidatos da federação. A grosso modo é isso.
Camilo Santana em Porto Velho
O ministro da Educação, Camilo Santana, virá à Porto Veho na próxima terça-feira, 5 de março, para o lançamento nacional do programa de incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia. O evento ocorrerá às 9h30, no Teatro Palácio das Artes, próximo ao CPA. O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. Veja abaixo como será:
Crueldade
Netanyahu é o malvado favorito dos bolsonaristas que insistem apoiar as atrocidades de Israel. Nem Putin (Rússia) é tão cruel. Só desumanos compactum com o que aconteceu, quando as forças de ocupação israelenses abriram fogo contra palestinos famintos que aguardavam ajuda humanitária ao sul da Cidade de Gaza, matando mais de 120 palestinos e ferindo outras 700. Diante dessa catástrofe, o holocausto de Hitler perderá o posto do pior fato da história mundial.
Crueldade 2
Nota oficial do Itamaraty – O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profunda consternação, dos disparos por arma de fogo, por forças israelenses, ocorrido no dia de ontem, no Norte da Faixa de Gaza, em local em que palestinos aguardavam o recebimento de ajuda humanitária. Na ocasião, mais de 100 pessoas foram mortas e mais de 750 feridas por tiros, pisoteio ou atropelamento. As aglomerações em torno dos caminhões que transportavam a ajuda humanitária demonstram a situação desesperadora a que está submetida a população civil da Faixa de Gaza e as dificuldades para obtenção de alimentos no território.
Crueldade 3
Trata-se de uma situação intolerável, que vai muito além da necessária apuração de responsabilidades pelos mortos e feridos de ontem. Autoridades da ONU e especialistas em ajuda humanitária e assistência de saúde de diferentes organismos e entidades vêm denunciando há meses a sistemática retenção de caminhões nas fronteiras com Gaza e a situação crescente de fome, sede e desespero da população civil. Ainda assim, a inação da comunidade internacional diante dessa tragédia humanitária continua a servir como velado incentivo para que o governo Netanyahu continue a atingir civis inocentes e a ignorar regras básicas do direito humanitário internacional. Declarações cínicas e ofensivas às vítimas do incidente, feitas horas depois por alta autoridade do governo Netanyahu, devem ser a gota d’água para qualquer um que realmente acredite no valor da vida humana.
Crueldade 4
O governo Netanyahu volta a mostrar, por ações e declarações, que a ação militar em Gaza não tem qualquer limite ético ou legal. E cabe à comunidade internacional dar um basta para, somente assim, evitar novas atrocidades. A cada dia de hesitação, mais inocentes morrerão. A humanidade está falhando com os civis de Gaza. E é hora de evitar novos massacres. Ao expressar sua solidariedade ao povo palestino, sobretudo aos familiares das vítimas, o Brasil reafirma seu firme repúdio a toda e qualquer ação militar contra alvos civis, sobretudo aqueles ligados à prestação de ajuda humanitária e de assistência médica. O massacre de hoje (ontem) vem se somar às mais de 30 mil mortes de civis palestinos, das quais mais de 12 mil são crianças, registradas desde o início do conflito, além dos mais de 1,7 milhão de palestinos vítimas de deslocamento forçado. O Brasil reitera a absoluta urgência de um cessar-fogo e do efetivo ingresso em Gaza de ajuda humanitária em quantidades adequadas, bem como a libertação de todos os reféns.
Israel não existia em 1947
Relembrando que o Estado de Israel foi criado no dia 14 de maio de 1948, por intermédio da Organização das Nações Unidas, como parte da divisão da Palestina que essa organização estabeleceu. O Estado de Israel surgiu a partir de décadas de lobby e de campanhas imigratórias promovidas pelos defensores do sionismo. Portanto, essa Israel não tem nada a ver com Israel da bíblia. É idiotice, para dizer o mínimo, se acreditar que Israel é Terra Santa. Nunca, jamais. Israel é a terra da morte. O Ministério da Saúde anunciou nque o número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou 30 mil desde o início do conflito com Israel, em 7 de outubro. No território sitiado desde 9 de outubro por Israel, 2,2 milhões de pessoas, a grande maioria da população, estão ameaçadas de fome, segundo a ONU, especialmente no norte – onde a destruição, os combates e os saques tornam quase impossível a entrega de ajuda humanitária. A ONU também denunciou os obstáculos impostos por Israel, que controla a entrada de ajuda pelo Egito. Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), as necessidades humanitárias são “ilimitadas”. “A fome está iminente. Os hospitais transformaram-se em campos de batalha. Um milhão de crianças enfrenta traumas diários”, disse a agência. Usar a bandeira de Israel hoje é sinônimo de ignorancia.
Queda na imagem
A imagem de Israel entre os brasileiros despencou desde o início do genocídio promovido pelo governo de Benjamin Netanyahu contra o povo palestino. Em menos de seis meses, o governo israelense já assassinou mais de 30 mil palestinos e ontem cometeu um dos maiores crimes da História contra a Humanidade, ao assassinar famintos que buscavam ajuda humanitária. De acordo com pesquisa Quaest noticiada pela jornalista Mônica Bergamo, no fim de outubro, pouco depois do ataque, 52% dos brasileiros diziam ter opinião favorável em relação a Israel. Quatro meses depois, o percentual caiu para 39%. Já a imagem da Palestina, favorável para 43% dos brasileiros em outubro, oscilou positivamente, para 45%.
ASPRONÚCLEO
A Associação dos Produtores Rurais do Núcleo da Linha II, cuja Comissão Eleitoral foi eleita em Assembleia no dia 27/02/2024, convoca todos os produtores rurais e
moradores do assentamento Joana D’arc I, interessados na reativação do ASPRONÚCLEO, para participarem da Assembleia Geral, que realizar-se-á dia 06/03/2024 às 17h30, no endereço, sito à Linha 11, lote 60 do assentamento Joana D’arc I. Os candidatos interessados a concorrer a eleição para a composição da Nova Diretoria da ASPRONÚCLEO, deverão apresentar sua chapa no endereço acima citado, até o dia 01/03/24 (hoje).
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.