PT de RO
Militantes, pré-candidatos, dirigente e simpatizantes participaram da Conferência Estadual do Partido dos Trabalhadores em Rondônia. O objetivo é fortalecer suas bases para contribuir nestas eleições municipais. Dirigentes dos 42 Diretórios Municipais estiveram presentes em Ji-Paraná. Pré-candidaturas discutem os problemas regionais e nacionais e defendem suas bandeiras para seus municípios! O PT, além de ser o maior partido do Brasil, é o mais organizado, o mais estruturado. Na foto, a deputada estadual Claudia de Jesus ladeada pelo vice-presidente Edson Silveira e do presidente Anselmo de Jesus.
Eleições 2024
A pouco mais de sete meses das eleições, estão definidos alguns pré-candidatos à prefeito de Porto Velho. Dr.Fernando Máximo (União Brasil), Mariana Carvalho (Repubicanos), Marcelo Cruz (Solidariedade), Vinícius Miguel (PSB) e coronel Chrisóstomo (PL).
Guajará

Atenção, bolsonaristas de Guajará-Mirim. O “Luladrão”, por ocasião da 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), teve uma reunião com o presidente da Bolívia, Luis Arce. Foram tratadas questões sobre a Ponte Internacional de Guajará-Mirim, sobre o Rio Mamoré. A obra tem investimentos de R$ 429,5 milhões pelo Novo PAC. Trataram também sobre o projeto da hidrovia Ichilo – Mamoré, uma rota pretendida pela Bolívia que passa pela Amazônia brasileira para enviar produtos para a Europa de forma mais eficaz.
Olha o passarinho cantando
Um dos setores que mais resistem ao governo Lula, o agronegócio registrou, em 2023, o seu maior crescimento anual desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1995. Diversos líderes do segmento mergulharam de cabeça na candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro, em 2022, com previsões catastróficas para a produção rural caso Lula vencesse. No ano passado, porém, o agronegócio cresceu 15,1% em relação a 2022 e foi o maior responsável pelo aumento de 2,9% do PIB, índice anunciado nessa sexta-feira (1). Serviços (2,4%) e indústria (1,6%), por exemplo, tiveram altas bem mais tímidas.
Olha o passarinho cantando 2
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o diálogo e as medidas anunciadas pelo governo desde o início do ano passado têm ajudado a “desmistificar” o discurso de que Lula não gosta do setor. Com informações do Congresso em Foco.
Lula tinha razão
Bastaram alguns dias para que se confirmasse o corajoso diagnóstico do presidente Lula. “O que está acontecendo em Israel é um genocídio. São milhares de crianças mortas, milhares desaparecidas. E não estão morrendo soldados, estão morrendo mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, disse ele, no Rio, no lançamento da Seleção ds Petrobras Cultural.
Lula tinha razão 2
A fala seguia na mesma linha de outra, numa visita à Etiópia, ainda mais enfática: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”.
Lula tinha razão 3
Para cúmulo, o mundo presenciou na semana passada amais um capítulo trágico do suplício imposto aos palestinos. Durante uma distribuição de mantimentos na cidade de Gaza, no norte da região, forças israelenses dispararam a esmo e atropelaram, matando pelo menos 110 pessoas. O resultado elevou o saldo de mortes palestinas desde outubro passado a 30.035 na Faixa de Gaza e 414 na Cisjordânia ocupada. Os feridos passam de 70 mil. Os desabrigados e tangidos para acampamentos são mais de um milhão e oitocentos de uma população de 2 milhões e 300 mil. A fome é generalizada.
Lula tinha razão 4
Nem mesmo essa última cena dantesca, porém, foi suficiente para impor contenção e reverência à liderança israelense. O ministro de Segurança Ben Gvir, sionista de extrema-direita, chamou a ação de “abençoada” e “heroica”, dizendo que os soldados atuaram de “forma excelente “. Pesquisa Genial/Quaest desta semana mostra que entre os brasileiros o apoio a Israel vem despencando. Não é, porém por apoio político que o presidente Lula insiste em se manifestar.
Lula tinha razão 5
A prisão de Lula em Curitiba, aprofundou seu compromisso com a verdade. Ele se recusa a minimizar ou virar a face diante do que está diante de todos: “Da mesma forma que eu disse quando estava preso que não aceitava acordo para sair da cadeia, porque eu não trocava minha dignidade pela minha liberdade, eu quero dizer para vocês agora, eu não troco minha dignidade pela falsidade”, expressou Lula recentemente ao repetir a constatação de que se trata de um genocídio o que ocorre na Faixa de Gaza. De fato, a motivação íntima de Lula parece ser antes de tudo humanitária. Na fotomontagem, imagens de covas coletivas do campo de concentração nazista e atual, em Gaza. Com informações do Brasil247.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.